| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2405| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Alfabetização na idade certa: desafios da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental |
| Autor: | Sousa, Willian Fernandes Silva |
| Primeiro orientador: | Marinho, Alex de Mesquita |
| Resumo: | Este trabalho aborda os desafios e possibilidades da alfabetização na idade certa nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo foi investigar os principais entraves e estratégias pedagógicas que contribuem para a consolidação do processo de leitura e escrita, considerando aspectos históricos, estruturais, culturais e tecnológicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, baseada em autores como Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire, além de documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicaram que a alfabetização enfrenta desafios relacionados à precariedade da infraestrutura, desigualdades regionais e formação docente insuficiente. Contudo, destacaram-se possibilidades emergentes, como o uso de tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inclusivas e a valorização da diversidade cultural dos alunos. Conclui-se que a superação dos desafios exige formação continuada dos professores, políticas públicas eficazes e estratégias educacionais que respeitem as especificidades regionais e culturais, promovendo uma alfabetização crítica, inclusiva e transformadora. |
| Abstract: | This study addresses the challenges and possibilities of literacy at the right age in the early years of elementary school. The objective was to investigate the main obstacles and pedagogical strategies that contribute to the consolidation of the reading and writing process, considering historical, structural, cultural, and technological aspects. The research adopted a qualitative bibliographic approach, based on authors such as Emília Ferreiro, Ana Teberosky, and Paulo Freire, as well as normative documents such as the National Common Curricular Base (BNCC). The results indicated that literacy faces challenges related to precarious infrastructure, regional inequalities, and insufficient teacher training. However, emerging possibilities were highlighted, such as the use of educational technologies, inclusive pedagogical practices, and the appreciation of students' cultural diversity. It is concluded that overcoming these challenges requires continuous teacher training, effective public policies, and educational strategies that respect regional and cultural specificities, promoting critical, inclusive, and transformative literacy. Keywords: literacy, primary education, pedagogical practices, public policies. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Ensino Fundamental Práticas Pedagógicas Políticas Públicas |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SOUSA, Willian Fernandes Silva. Alfabetização na idade certa: desafios da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2405 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 415,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
