| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2408| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A influência do residente no ambiente escolar: perspectiva de transformação e aprendizagem |
| Autor: | Silva, Giovanessa Rackel de Sousa ![]() |
| Primeiro orientador: | Sousa, Luciano de Melo |
| Primeiro membro da banca: | Machado, Maria do Socorro da Costa |
| Segundo membro da banca: | Souza, Bruno de Mello |
| Resumo: | Este trabalho analisa os métodos de ensino empregados durante a Residência Pedagógica em Sociologia no Ensino Médio, com o objetivo de aproximar os conteúdos da realidade dos estudantes e superar práticas tradicionais pouco atrativas. A pesquisa, configura-se como um relato de experiência, fundamentado na revisão dos relatórios da Residência Pedagógica, em rodas de conversa e na aplicação de um formulário online com os discentes. A investigação parte da seguinte questão: os métodos utilizados contribuíram para a compreensão dos conteúdos e a articulação entre teoria e prática? Fundamentado em autores como Freire (1996), Dewey (1959), Bodart e Feijó (2020), Bacich e Moran (2018), o estudo demonstra que a utilização de metodologias ativas como o uso de músicas, filmes e debates favoreceu a aproximação dos conteúdos à vivência dos estudantes, estimulando o pensamento crítico e reflexivo. Apesar das limitações de recursos, observou-se avanços significativos na aprendizagem. Conclui-se que a atuação do residente, ao adotar práticas pedagógicas ativas, torna o ensino mais significativo, participativo e emancipador. |
| Abstract: | This work analyzes the teaching methods employed during the Pedagogical Residence in Sociology in High School, with the objective of bringing the contents closer to the reality of the students and overcoming traditional practices that are not attractive. The research is configured as a report of experience, based on the review of the reports of the Pedagogical Residency, in conversation rounds and the application of an online form with the students. The research starts from the following question: did the methods used contribute to the understanding of the contents and the articulation between theory and practice? Based on authors such as Freire (1996), Dewey (1959), Bodart and Feijó (2020), Bacich and Moran (2018), the study demonstrates that the use of active methodologies such as music, films and debates stimulating critical and reflective thinking. Despite resource limitations, significant advances in learning were observed. It is concluded that the performance of the resident, by adopting active pedagogical practices, makes teaching more meaningful, participatory and emancipatory |
| Palavras-chave: | Ensino de Sociologia Metodologias Ativas Sociologia Escolar Formação Docente Residência Pedagógica |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Ciências Sociais |
| Citação: | SILVA, Giovanessa Rackel de Sousa. A influência do residente no ambiente escolar: perspectiva de transformação e aprendizagem. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2408 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Ciências Sociais (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 662,41 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

