| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2423| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Fatores e desafios da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor: | Santos, João Lucas de Sousa dos |
| Primeiro orientador: | Braga, Dalva De Oliveira Lima |
| Primeiro membro da banca: | Sousa, Maria Goreti da Silva |
| Segundo membro da banca: | Pires, Osmarina Oliveira da Silva |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores e desafios que permeiam o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco nas perspectivas pedagógicas e nas implicações para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, combinando revisão de literatura e aplicação de questionário. Fundamentou-se em teóricos como Soares (2001, 2004, 2020), Ferreiro (1988), Ferreiro e Teberosky (1989, 1999), Morais (1997, 2012), Freire (1989) e Cagliari (1999,2009). A análise dos dados identificou fatores que impactam o processo de alfabetização, destacando-se as desigualdades sociais e a falta de formação continuada dos docentes. Entre os desafios, constatou-se que a heterogeneidade das turmas, a escassez de recursos didáticos, o desengajamento familiar, a indisciplina e a falta de motivação das crianças são entraves ao processo de ensino e aprendizagem. Evidenciou-se, ainda, a importância da colaboração entre escola, família e comunidade. A pesquisa indicou que a superação desses desafios requer a integração de esforços entre docentes, gestores e famílias, além da implementação de políticas públicas voltadas à capacitação docente e à adoção de estratégias pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Os resultados apontam para a relevância de uma alfabetização contextualizada, que valorize os ritmos e interesses dos estudantes, proporcionando um aprendizado significativo. |
| Abstract: | The aim of this study was to analyze the factors and challenges involved in the literacy process in the early years of elementary education, focusing on pedagogical perspectives and their implications for the development of reading and writing skills. The research was conducted using a qualitative approach, combining a literature review and the application of a questionnaire. It was based on theorists such as Soares (2001, 2004, 2020), Ferreiro (1988), Ferreiro and Teberosky (1989, 1999), Morais (1997, 2012), Freire (1989), and Cagliari (1999,2009). Data analysis identified several factors impacting the literacy process, particularly social inequalities and the lack of ongoing teacher training. Among the challenges identified were class heterogeneity, the scarcity of teaching resources, lack of family engagement, indiscipline, and lack of student motivation, which hinder the teaching-learning process. Furthermore, the study highlighted the importance of collaboration between school, family, and community. The research indicated that overcoming these challenges requires the integration of efforts among teachers, administrators, and families, as well as the implementation of public policies focused on teacher training and the adoption of more inclusive and diversified pedagogical strategies. The results emphasize the relevance of a contextualized literacy process that values students' rhythms and interests, providing meaningful learning experiences. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Desafios Educacionais Anos Iniciais Formação Docente |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SANTOS, João Lucas de Sousa dos. Fatores e desafios da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2423 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 512,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
