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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2433Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Kauane Cristina Mendes de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Cantuário, Antonio Artur Silva | - |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Francisco Herbert da | - |
| dc.contributor.referee2 | Ferreira, Maria do Socorro de Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-04T13:07:26Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Kauane Cristina Mendes de. O papel das metáforas conceituais na construção da moralidade em discursos religiosos. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2433 | - |
| dc.description.resumo | Este artigo visa compreender como as metáforas constroem e reforçam concepções de moralidade, moldando percepções sobre pecado, bem e mal, certo e errado. A pesquisa ancora-se nos pressupostos da Linguística Cognitiva, especialmente nas contribuições de Lakoff e Johnson (1980), para demonstrar que as metáforas não são meros ornamentos linguísticos, mas mecanismos fundamentais na construção do pensamento moral. O estudo explora três domínios metafóricos centrais: o caminho, a luz/trevas e o fruto, interpretando como essas imagens constroem um modelo moral centrado na disciplina, no discernimento entre o bem e o mal, certo e o errado, e o pecado a partir de versículos bíblicos nos livros de Mateus e João. A análise revela que essas metáforas funcionam como estruturas cognitivas que orientam comportamentos, delimitam condutas e sustentam a forma específica de ver o mundo baseada em princípios espirituais e morais particulares, consolidando uma moralidade baseada na escolha consciente e na responsabilidade individual. Conclui-se que as metáforas conceptuais analisadas operam como guias morais que transcendem o discurso religioso, influenciando a percepção ética. | por |
| dc.description.abstract | This article aims to understand how metaphors construct and reinforce conceptions of morality, shaping perceptions of sin, good and evil, and right and wrong. The research is grounded in the principles of Cognitive Linguistics, particularly in the work of Lakoff and Johnson (1980), to demonstrate that metaphors are not mere linguistic ornaments but fundamental mechanisms in the construction of moral thought. The study explores three central metaphorical domains—the path, light/darkness, and fruit—to interpret how these images construct a moral framework centered on discipline, discernment between good and evil, right and wrong, and the notion of sin, based on biblical verses. The analysis reveals that these metaphors function as cognitive structures that guide behavior, define conduct, and sustain a particular worldview rooted in specific spiritual and moral principles. It concludes that the conceptual metaphors analyzed operate as moral guides that transcend religious discourse, influencing ethical perception more broadly. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Kauane Sousa (kcristinamdes@aluno.uespi.br) on 2025-08-01T21:56:58Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 684050 bytes, checksum: 4c3287b9536c3bf97d383da2cbe7ce8c (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_assinado_assinado.pdf: 213323 bytes, checksum: e2a93790240c74f7652f8393afd533c5 (MD5) | eng |
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| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-04T13:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 684050 bytes, checksum: 4c3287b9536c3bf97d383da2cbe7ce8c (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_assinado_assinado.pdf: 213323 bytes, checksum: e2a93790240c74f7652f8393afd533c5 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.relation.references | ALMEIDA VELOSO, N. BERNARDO, S.; FERNANDES NUNES, V. Linguagem Cognição e Sociedade: interlocução em Linguística Cognitiva. Campinas-sp: Pontes editores, 2023. FERRARI, L. V. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011. Fiorin, J. L. Introdução à linguística I São Paulo: Contexto, 2002. KOCH, I. V.; CUNHA LIMA, M. L. Do Cognitivismo ao Sóciocognitivismo. In: BENTES, A. C.; MUSSALIN, Fernanda. (Org.). Introdução a Linguística - Domínios e Fronteiras. 1ed.São Paulo: Cortez, 2004, v. 3, p. 251-300. LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Tradução pelo Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora. São Paulo: EDUC-Mercado das Letras, 2002. LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1980. LAKOFF, G.Philosophy in the flesh. New York: Basic Books, 1999. PELOSI, A. C.; FELTES, H. P. de M. (Org.); Farias, Emília Maria Peixoto (Org.). Cognição e lingüística: explorando territórios, mapeamentos e percursos. 01. ed. Porto Alegre e Caxias do Sul: EDPUCRS e EDUCS, 2008. p. 88 -111. SILVA, A. S. A Linguística cognitiva: uma breve introdução a um novo paradigma em linguística. Revista Portuguesa de Humanidades, v. 1, n. 1-2, p. 59-101, 1997. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Metáfora Conceptual | por |
| dc.subject | Moralidade | por |
| dc.subject | Linguística Cognitiva | por |
| dc.subject | Discursos Religiosos | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | por |
| dc.title | O papel das metáforas conceituais na construção da moralidade em discursos religiosos | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf | 668,02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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