Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rayane da Silva-
dc.contributor.advisor1Silva, Francisco Herbert da-
dc.contributor.referee1Cantuário, Antônio Artur Silva-
dc.contributor.referee2Ferreira, Maria do Socorro Andrade-
dc.date.accessioned2025-08-05T14:13:53Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Rayane da Silva. A função das metáforas conceptuais no Rap nacional: expressão social e cultural de grupos marginalizados. 2025. 27 f. Artigo (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2440-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a função das metáforas conceptuais nas letras do rap nacional como forma de expressão social e cultural de grupos marginalizados no Brasil. Desse modo, apresentamos como objetivo geral desta pesquisa examinar como essas metáforas são utilizadas para relatar as vivências e experiências de grupos sociais marginalizados. Esta investigação está fundamentada na Linguística Cognitiva, especialmente na teoria de Lakoff e Johnson (1980), pois o estudo analisa como essas metáforas estruturam o pensamento e a linguagem dos artistas, transformando-os experiências de opressão, violência e desigualdade em discursos de resistência e identidade. Trata-se de uma pesquisa tem caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, e analisa três músicas: "Rosas" e "Enterro do Neguinho", do grupo Atitude Feminina, e "Vida Loka Parte 2", dos Racionais MC’s. Na análise, buscamos identificar e classificar as metáforas explícitas e implícitas, com seus respectivos domínios fonte e alvo, evidenciando como essas estruturas metafóricas tornam visíveis as realidades sociais vividas nas periferias urbanas. Diante disso, apresentamos como exemplos de metáforas encontradas nas músicas as seguintes: “amor como morte”, “sangue como perda e violência”, “a vida como uma lição” e “pobreza gera tristeza”. Conclui-se que o rap, por meio do uso intencional das metáforas conceptuais, atua como meio de denúncia, resistência e construção de sentidos, reafirmando seu valor como prática discursiva crítica e politicamente engajada.por
dc.description.abstractThis study investigates the role of conceptual metaphors in the lyrics of Brazilian rap as a form of social and cultural expression for marginalized groups in Brazil. Thus, the general objective of this research is to examine how these metaphors are used to portray the experiences and realities of marginalized social groups. This investigation is grounded in Cognitive Linguistics, particularly in the theory proposed by Lakoff and Johnson (1980), as the study analyzes how these metaphors structure the artists’ thought and language, transforming experiences of oppression, violence, and inequality into discourses of resistance and identity. This is a qualitative, descriptive, and interpretative research that analyzes three songs: "Rosas" and "Enterro do Neguinho" by the group Atitude Feminina, and "Vida Loka Parte 2" by Racionais MC’s. In the analysis, we aim to identify and classify explicit and implicit metaphors, along with their respective source and target domains, highlighting how these metaphorical structures make visible the social realities experienced in urban peripheries. Examples of metaphors found in the songs include: "love as death," "blood as loss and violence," "life as a lesson," and "poverty generates sadness." We conclude that rap, through the intentional use of conceptual metaphors, serves as a medium for denunciation, resistance, and the construction of meaning, reaffirming its value as a critical and politically engaged discursive practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rayane Santos (rayanedass@aluno.uespi.br) on 2025-08-01T23:06:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_CONC_RAYANESS.pdf: 549437 bytes, checksum: a1ff657be87d03a736122b5d0b9e221a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-04T12:40:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rayane Santos (rayanedass@aluno.uespi.br) on 2025-08-04T16:16:46Z No. of bitstreams: 2 TCC_CONC_RAYANESS.pdf: 549437 bytes, checksum: a1ff657be87d03a736122b5d0b9e221a (MD5) Termo de AUTORIZAÇÃO ASSINADO.pdf: 248603 bytes, checksum: 86bf73b17844edde9d58663c4151bfff (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-05T14:13:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_CONC_RAYANESS.pdf: 549437 bytes, checksum: a1ff657be87d03a736122b5d0b9e221a (MD5) Termo de AUTORIZAÇÃO ASSINADO.pdf: 248603 bytes, checksum: 86bf73b17844edde9d58663c4151bfff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-05T14:13:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_CONC_RAYANESS.pdf: 549437 bytes, checksum: a1ff657be87d03a736122b5d0b9e221a (MD5) Termo de AUTORIZAÇÃO ASSINADO.pdf: 248603 bytes, checksum: 86bf73b17844edde9d58663c4151bfff (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística Cognitivapor
dc.subjectMetáfora Conceptualpor
dc.subjectMetáfora na Músicapor
dc.subjectRap Brasileiropor
dc.subjectGrupos Marginalizadospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleA função das metáforas conceptuais no rap nacional: expressão social e cultural de grupos marginalizadospor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf536,56 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.