| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2446Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Meneses, Fideles Leal | - |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Carla Patrícia Silva do | - |
| dc.contributor.referee1 | Nascimento, Carla Patrícia Silva do | - |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Thaís Amélia Araújo | - |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Marcos Helan Alves da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T15:46:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MENESES, Fideles Leal. Entre palcos e arraiás: a essência literária de Ariano Suassuna no teatro junino do Grupo Cultural Junina Lumiar da Lua. 2025. 24 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2446 | - |
| dc.description.resumo | Este artigo analisa o processo de adaptação da obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, para o contexto do teatro junino, tomando como objeto de estudo o espetáculo “Num sei, só sei que foi assim” (2018), encenado pelo Grupo Cultural Junina Lumiar da Lua, de Santa Luz – PI. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a linguagem teatral popular e a estética das quadrilhas juninas dialogam com a literatura dramática suassuniana, promovendo a ressignificação da obra original por meio de elementos cênicos, musicais e rituais, próprios do teatro junino. O aporte teórico fundamenta-se em autores como Linda Hutcheon (2011), sobre adaptação literária; Rangel (2009), acerca das especificidades do teatro popular; e nas contribuições de estudiosos da cultura nordestina e do Movimento Armorial, como Suassuna (1989) e Cascudo (2001), estabelecendo relação com os conceitos clássicos da Poética de Aristóteles sobre a origem do teatro. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com base em pesquisa bibliográfica e análise comparativa entre trechos do texto original e sua encenação junina. Os resultados apontam que a adaptação preserva a essência da obra ao incorporar elementos como o casamento caipira, a linguagem matuta, os arquétipos populares e a música tradicional nordestina, ao mesmo tempo em que atualiza o enredo com referências à cultura local e ao contexto contemporâneo. Conclui-se que o teatro junino se constitui como um espaço de resistência cultural e criação coletiva, onde a tradição e a inovação se entrelaçam, permitindo à obra de Suassuna alcançar novas formas de expressão e permanência na memória cultural nordestina. | por |
| dc.description.abstract | This article analyzes the adaptation process of “Auto da Compadecida”, by Ariano Suassuna, within the context of junina theater, focusing on the performance “Num sei, só sei que foi assim” (2018), staged by the Grupo Cultural “Junina Lumiar da Lua” from Santa Luz – PI. The main objective is to understand how popular theatrical language and the aesthetics of junina quadrilhas interact with Suassuna’s dramatic literature, promoting a re-signification of the original work through scenic, musical, and ritual elements typical of junina theater. The theoretical framework is based on authors such as Linda Hutcheon (2011) on literary adaptation; Rangel (2009) on the specifics of popular theater; and scholars of Northeastern culture and the Armorial Movement, including Suassuna (1989) and Cascudo (2001). The qualitative methodology relies on bibliographic research and comparative analysis between excerpts of the original text and its junina staging. Results indicate that the adaptation preserves the essence of the work by incorporating elements such as rural weddings, regional dialects, popular archetypes, and traditional Northeastern music, while updating the plot with references to local culture and contemporary contexts. The study concludes that junina theater functions as a space of cultural resistance and collective creation, where tradition and innovation intertwine, allowing Suassuna’s work to achieve new forms of expression and permanence in the cultural memory of Northeastern Brazil. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Fideles Meneses (fideleslealmeneses@aluno.uespi.br) on 2025-08-05T00:39:01Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO FIDELES FINAL.pdf: 256364 bytes, checksum: 2de79461b7e2fd6f328b95a92abaf874 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ARTIGO FIDELES.pdf: 70209 bytes, checksum: 8d79eab49b694b870e0978fe8fbc4c4d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-05T15:46:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO FIDELES FINAL.pdf: 256364 bytes, checksum: 2de79461b7e2fd6f328b95a92abaf874 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ARTIGO FIDELES.pdf: 70209 bytes, checksum: 8d79eab49b694b870e0978fe8fbc4c4d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-05T15:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO FIDELES FINAL.pdf: 256364 bytes, checksum: 2de79461b7e2fd6f328b95a92abaf874 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ARTIGO FIDELES.pdf: 70209 bytes, checksum: 8d79eab49b694b870e0978fe8fbc4c4d (MD5) Previous issue date: 2025-06-27 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.relation.references | ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente; prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011. OLIVEIRA, U. D.; ARAGÃO, M. S. S. O vocabulário regional do escritor Ariano Suassuna na obra Farsa da Boa Preguiça. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana (BA), v. 19, n. 2, p. 91-101, 2018. RABETTI, B. Teatro e comicidades: estudos sobre Ariano Suassuna e outros ensaios. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005. RANGEL, L. H. Festas juninas, festas de São João: origens, tradições e história. São Paulo: Publishing Solutions, 2008. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/16423137/livro-festas-juninaspdf-festajunina. Acesso em: 3 jul. 2025. RODRIGUES, D. C. L. A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. ROMILLY, J. A tragédia grega. Tradução de Ivo Martinazzo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. 35. ed. São Paulo: Agir, 2005. SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. 36. ed. São Paulo: GOL Editora, 2013. ISBN 978 85-7575-285-2. SUASSUNA, A. Iniciação à estética. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. ISBN 978 8503012218. TAVARES, B. ABC de Ariano Suassuna. Recife: Fundarpe, 2007. TRINDADE, M. O. A dança de quadrilha junina em Aparecida de Goiânia: memória e pertencimento em três bairros da cidade. 2019. 72 f. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação) – Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Aparecida de Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/1032. Acesso em: 3 jul. 2025. VARELLA, C. S. M. Quadrilha(s) junina(s) do DF e Entorno: cenas, histórias e processos do Distrito Quadrilheiro. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Disponível em: https://www.repositorio.unb.br/handle/10482/47849. Acesso em: 3 jul. 2025. VERNANT, J. P. Mito e sociedade na Grécia Antiga. Tradução de Myriam Campello. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Teatro Junino | por |
| dc.subject | Ariano Suassuna | por |
| dc.subject | Adaptação Literária | por |
| dc.subject | Cultura Popular | por |
| dc.subject | Auto da Compadecida | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Entre palcos e arraiás: a essência literária de Ariano Suassuna no teatro junino do Grupo Cultural Junina Lumiar da Lua | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 250,36 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
