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Tipo do documento: Monografia
Título: Ensino de Geografia para as juventudes: considerações sobre o uso de metodologias ativas
Autor: Silva, Francisco Janderson de Sousa
Primeiro orientador: Moura, Liége de Souza
Segundo orientador: Martins Filho, Jorge
Resumo: A sociedade contemporânea encontra-se em constante transformação, impulsionada, sobretudo, pelo avanço das tecnologias digitais. Esse processo impacta diretamente as instituições educativas, exigindo delas novas formas de mediação do conhecimento que dialoguem com uma geração de estudantes nascidos em meio à cultura digital e que precisam ser preparados para os desafios do mundo do trabalho e da convivência cidadã. Nesse contexto, a Geografia, enquanto ciência que analisa as relações entre sociedade e natureza no espaço geográfico, desempenha papel fundamental na formação crítica e cidadã dos estudantes. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que maneira as metodologias ativas contribuem para o ensino de Geografia voltado às juventudes, considerando suas especificidades socioculturais e a promoção do protagonismo estudantil na construção de um conhecimento geográfico significativo. Os objetivos específicos são: discutir o ensino de Geografia para as juventudes; investigar sobre as metodologias ativas no ensino de Geografia; relatar as percepções de professores e estudantes sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Geografia no Ensino Médio; e analisar a experiência do projeto “Minha Multinacional” como proposta de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) no ensino de Geografia para juventudes. A pesquisa fundamenta-se em autores como Cavalcanti (2019), Castellar (2020), Castellar, Pereira e De Paula (2022), Moran (2015), Bernini (2017), Demo e Silva (2020), bem como em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo do Estado do Piauí (2021). A metodologia adotada foi a pesquisa participativa, com a realização do projeto “Minha Multinacional”, desenvolvido de forma colaborativa com professores e estudantes do ensino médio. A investigação envolveu ainda a aplicação de questionários com docentes de Geografia e discentes, a fim de compreender suas percepções sobre o ensino da disciplina, as juventudes, o protagonismo juvenil e as metodologias ativas. Os resultados demonstram que essas metodologias favorecem o protagonismo discente, estimulam a criatividade, promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais e ampliam a compreensão crítica dos conteúdos geográficos. Conclui-se, portanto, que as metodologias ativas se configuram como estratégias promissoras para um ensino de Geografia que valoriza as juventudes, fortalece sua autonomia e contribui para uma formação integral, contextualizada e transformadora.
Abstract: Contemporary society is undergoing constant transformation, driven primarily by the advancement of digital technologies. This process directly impacts educational institutions, demanding new forms of knowledge mediation that engage with a generation of students born into digital culture—students who must be prepared to face the challenges of the labor market and active citizenship. In this context, Geography, as a science that analyzes the relationships between society and nature within geographic space, plays a fundamental role in fostering students' critical and civic education. Accordingly, this research aims to analyze how active learning methodologies contribute to Geography teaching aimed at youth, considering their sociocultural specificities and promoting student agency in the construction of meaningful geographic knowledge. The specific objectives are: to discuss the teaching of Geography for youth; to investigate active learning methodologies in Geography education; to report the perceptions of teachers and students regarding the use of active methodologies in high school Geography classes; and to evaluate the experience of the project “Minha Multinacional” (“My Multinational”) as a Project- Based Learning (PBL) approach in teaching Geography to youth. This study is grounded in the works of authors such as Cavalcanti (2019), Castellar (2020), Castellar, Pereira, and De Paula (2022), Moran (2015), Bernini (2017), Demo and Silva (2020), as well as in normative documents such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curriculum of the State of Piauí (2021). The methodology adopted was participatory research, conducted through the project “Minha Multinacional”, developed collaboratively with high school teachers and students. The investigation also included the use of questionnaires with Geography teachers and students, aiming to understand their perceptions regarding the teaching of the subject, youth perspectives, student protagonism, and active learning methodologies. The results show that these methodologies foster student agency, stimulate creativity, promote the development of socio-emotional skills, and enhance critical understanding of geographic content. It is therefore concluded that active learning methodologies represent promising strategies for teaching Geography in a way that values youth, strengthens their autonomy, and contributes to an integral, contextualized, and transformative education.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Protagonismo Juvenil
Metodologias Ativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: SILVA, Francisco Janderson de Sousa. Ensino de Geografia para as juventudes: considerações sobre o uso de metodologias ativas. 2025. 82 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2451
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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