Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2452
Tipo do documento: Monografia
Título: Impactos da fadiga mental induzida pelo uso prolongado de smartphones no desempenho de tarefas motoras em adolescentes de 12 a 14 anos
Autor: Sousa, Jairo Sá 
Primeiro orientador: Leal, Marina Gonçalves
Segundo orientador: Silva, Jocelandio Batista
Resumo: Tem sido demonstrado que o uso excessivo de smartphones pode causar fadiga mental, afetando funções cognitivas como atenção, memória e tomada de decisão. Contudo, há poucos estudos na literatura que investigam os efeitos dessa fadiga sobre o desempenho motor. Essa lacuna destaca a importância de pesquisas com adolescentes. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da fadiga mental, induzida pelo uso prolongado de smartphones, no desempenho e na aprendizagem de tarefas motoras em adolescentes de 12 a 14 anos. Participaram deste estudo 108 adolescentes, de ambos os gêneros, com idades entre 12 e 14 anos, devidamente matriculados e cursando o Ensino Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Fadiga (GF). Ambos realizaram uma tarefa de arremesso de dardo, cujo objetivo era avaliar o desempenho motor, por meio da precisão nos lançamentos. Antes da prática, todos os participantes receberam instruções verbais padronizadas sobre a execução da tarefa, seguidas de uma breve demonstração. Após o momento de familiarização, deu-se início ao protocolo experimental conforme o grupo designado. Os resultados indicaram que, embora o uso do celular tenha gerado maior percepção de fadiga mental no grupo experimental, não houve diferença estatística significativa no desempenho motor nem na aprendizagem entre os grupos. Conclui-se que, nas condições específicas do estudo, a fadiga mental induzida pelo uso do celular não comprometeu o desempenho motor.
Abstract: It has been shown that excessive smartphone use can cause mental fatigue, affecting cognitive functions such as attention, memory, and decision-making. However, there are few studies in the literature that investigate the effects of this fatigue on motor performance. This gap highlights the importance of research with adolescents. The present study aimed to analyze the effects of mental fatigue, induced by prolonged smartphone use, on the performance and learning of motor tasks in adolescents aged 12 to 14 years. A total of 108 adolescents of both genders, aged between 12 and 14 years, duly enrolled and attending Elementary School II, which includes grades 6 to 9, participated in this study. The participants were randomly assigned to two groups: Control Group (CG) and Fatigue Group (GF). Both performed a dart throwing task, the objective of which was to assess motor performance through throwing accuracy. Before practice, all participants received standardized verbal instructions on how to perform the task, followed by a brief demonstration. After the familiarization period, the experimental protocol began according to the assigned group. The results indicated that, although cell phone use generated a greater perception of mental fatigue in the experimental group, there was no statistically significant difference in motor performance or learning between the groups. It was concluded that, under the specific conditions of the study, mental fatigue induced by cell phone use did not compromise motor performance.
Palavras-chave: Adolescentes
Aprendizagem Motora
Desempenho
Fadiga Mental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: SOUSA, Jairo Sá. Impactos da fadiga mental induzida pelo uso prolongado de smartphones no desempenho de tarefas motoras em adolescentes de 12 a 14 anos. 2025. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2452
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf2,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.