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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2452| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Impactos da fadiga mental induzida pelo uso prolongado de smartphones no desempenho de tarefas motoras em adolescentes de 12 a 14 anos |
| Autor: | Sousa, Jairo Sá ![]() |
| Primeiro orientador: | Leal, Marina Gonçalves |
| Segundo orientador: | Silva, Jocelandio Batista |
| Resumo: | Tem sido demonstrado que o uso excessivo de smartphones pode causar fadiga mental, afetando funções cognitivas como atenção, memória e tomada de decisão. Contudo, há poucos estudos na literatura que investigam os efeitos dessa fadiga sobre o desempenho motor. Essa lacuna destaca a importância de pesquisas com adolescentes. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da fadiga mental, induzida pelo uso prolongado de smartphones, no desempenho e na aprendizagem de tarefas motoras em adolescentes de 12 a 14 anos. Participaram deste estudo 108 adolescentes, de ambos os gêneros, com idades entre 12 e 14 anos, devidamente matriculados e cursando o Ensino Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Fadiga (GF). Ambos realizaram uma tarefa de arremesso de dardo, cujo objetivo era avaliar o desempenho motor, por meio da precisão nos lançamentos. Antes da prática, todos os participantes receberam instruções verbais padronizadas sobre a execução da tarefa, seguidas de uma breve demonstração. Após o momento de familiarização, deu-se início ao protocolo experimental conforme o grupo designado. Os resultados indicaram que, embora o uso do celular tenha gerado maior percepção de fadiga mental no grupo experimental, não houve diferença estatística significativa no desempenho motor nem na aprendizagem entre os grupos. Conclui-se que, nas condições específicas do estudo, a fadiga mental induzida pelo uso do celular não comprometeu o desempenho motor. |
| Abstract: | It has been shown that excessive smartphone use can cause mental fatigue, affecting cognitive functions such as attention, memory, and decision-making. However, there are few studies in the literature that investigate the effects of this fatigue on motor performance. This gap highlights the importance of research with adolescents. The present study aimed to analyze the effects of mental fatigue, induced by prolonged smartphone use, on the performance and learning of motor tasks in adolescents aged 12 to 14 years. A total of 108 adolescents of both genders, aged between 12 and 14 years, duly enrolled and attending Elementary School II, which includes grades 6 to 9, participated in this study. The participants were randomly assigned to two groups: Control Group (CG) and Fatigue Group (GF). Both performed a dart throwing task, the objective of which was to assess motor performance through throwing accuracy. Before practice, all participants received standardized verbal instructions on how to perform the task, followed by a brief demonstration. After the familiarization period, the experimental protocol began according to the assigned group. The results indicated that, although cell phone use generated a greater perception of mental fatigue in the experimental group, there was no statistically significant difference in motor performance or learning between the groups. It was concluded that, under the specific conditions of the study, mental fatigue induced by cell phone use did not compromise motor performance. |
| Palavras-chave: | Adolescentes Aprendizagem Motora Desempenho Fadiga Mental |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Educação Física |
| Citação: | SOUSA, Jairo Sá. Impactos da fadiga mental induzida pelo uso prolongado de smartphones no desempenho de tarefas motoras em adolescentes de 12 a 14 anos. 2025. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2452 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS) |
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