| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2458Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Edson Osterne da Silva | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4318087538278709 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5386103931112605 | por |
| dc.contributor.referee1 | Moura, Liége de Souza | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7237051390221644 | por |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Brenda Rafaele Viana da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3155942537072856 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-08-06T14:39:48Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Edson Osterne da Silva. Reálias como recurso didático para a compreensão do conceito de paisagem natural nas aulas de geografia. 2023. 88 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2458 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho aborda as “Reálias” como recurso didático para o ensino de Geografia, principalmente no entendimento sobre paisagem natural. A justificativa partiu da preocupação de uma abordagem capaz de ser prática e eficiente que possibilite a produção de novos significados, favorecendo, deste modo, o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi discutir como este recurso didático facilita a compreensão do conceito de paisagem natural no ensino fundamental na disciplina Geografia. Já os objetivos específicos se constituíram em discutir os conceitos de paisagem e suas diferenciações em Geografia; refletir em relação aos recursos didáticos para favorecer a compreensão sobre paisagem natural no ensino de Geografia; e verificar as “Reálias” como recurso didático no ensino sobre paisagem natural nas aulas de Geografia. A metodologia se constituiu enquanto aplicada, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, e quantitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo realizou-se observação direta, registro fotográfico e o experimento pedagógico, que foi desenvolvido em duas escolas, sendo uma na zona rural, Escola A, e outra na zona urbana, Escola B, tendo como público-alvo alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, com duas turmas para cada escola. Em uma sala da Escola A não foram aplicadas as “Reálias” (Grupo Controle), chamada A1, e na outra aplicou-se o recurso didático (Grupo Experimental), denominada A2. Da mesma forma aconteceu na Escola B, respectivamente nas salas B1 e B2. Em todas as turmas foi aplicado o exercício de verificação de aprendizagem, após a explanação do conteúdo em slides em relação à paisagem natural, com aplicação de questionário com amostra de 10% de cada sala. Por fim, a entrevista foi realizada com os professores de Geografia, cujo conteúdo abordou o ensino de Geografia, concepção de paisagem, “Reálias” e Recursos didáticos. A partir desse estudo se pode concluir que durante os experimentos realizados com os alunos foi possível observar o feedback oferecido com o uso das “Reálias” de forma imediata, sendo este recurso didático capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, pois apresenta expressivo potencial pedagógico. Neste caso, as “Reálias” foram implementadas como objetos de aprendizagem que por sua vez poderiam ser distribuídos nos ambientes escolares dentro de sala de aula. Destaca-se ainda que as “Reálias” podem e devem ser usadas tanto dentro de sala de aula ou mesmo fora delas, bem como cabe ressaltar que envolve um conjunto de saberes não se limitando apenas à Geografia. | por |
| dc.description.abstract | The present work addresses the "Realias" as a didactic resource for teaching Geography, mainly in the understanding of the natural landscape. The justification came from the concern for an approach capable of being practical and efficient that enables the production of new meanings, thus favoring the teaching-learning process. The general objective of this research was to discuss how this didactic resource facilitates the understanding of the concept of natural landscape in elementary education in the discipline of Geography. The specific objectives were constituted in discussing the concepts of landscape and its differentiations in Geography; reflect about didactic resources to favor the understanding of the natural landscape in the teaching of Geography; and verify the “Realias” as a didactic resource in teaching about natural landscape in Geography classes. The methodology was constituted as applied, descriptive and explanatory, with a qualitative and quantitative approach, using bibliographical research, documentary research, experimental research, and field research as methodological procedures. In the field research, direct observation, photographic records, and a pedagogical experiment were carried out in two schools, one in the rural area, School A, and the other in the urban area, School B, with the target audience being students from the 6th grade of Elementary School with two classes for each school. In one class at School A, the “Realias” (Control Group), called A1, were not applied, and in the other the didactic resource was applied (Experimental Group), called A2. The same happened at School B respectively in class B1 and B2. In all classes, the learning verification exercise was applied, after explaining the content on slides about natural landscape, with the application of a questionnaire with a sample of 10% of each class. Finally, the interview was carried out with the Geography teachers in which the content addressed the teaching of Geography, landscape design, “Realias”, and Didactic resources. From this study it can be concluded that during the experiments carried out with the students it was possible to observe the feedback offered with the use of “Realias” immediately, with this teaching resource capable of enhancing the teaching-learning process, as it has significant pedagogical potential. In this case, the “Realias” were implemented as learning objects that could in turn be distributed in school environments within the classroom. It is also noteworthy that “Realias” can and should be used both within the classroom and even outside of them, and it is worth highlighting that it involves a set of knowledge not limited to just Geography. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Edson Osterne da Silva Santos (edsonosantos@aluno.uespi.br) on 2025-08-06T00:03:14Z No. of bitstreams: 2 TCC Edson Osterne com ficha catalográfica.pdf: 4517150 bytes, checksum: 7267e349deeb406ebb8e6a07946a92f8 (MD5) Termo_de_autorizacao_UESPI (1).pdf: 81111 bytes, checksum: fc467072fcfb5a3e829b72d87122000b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: . PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-06T11:32:33Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: . PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-06T11:32:32Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Edson Osterne da Silva Santos (edsonosantos@aluno.uespi.br) on 2025-08-06T13:19:13Z No. of bitstreams: 2 TCC Edson Osterne com ficha catalográfica.pdf: 4517150 bytes, checksum: 7267e349deeb406ebb8e6a07946a92f8 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).pdf: 181017 bytes, checksum: b70e1823e6f88ea4bd77ac452c0477f4 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-06T14:39:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Edson Osterne com ficha catalográfica.pdf: 4517150 bytes, checksum: 7267e349deeb406ebb8e6a07946a92f8 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).pdf: 181017 bytes, checksum: b70e1823e6f88ea4bd77ac452c0477f4 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-06T14:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Edson Osterne com ficha catalográfica.pdf: 4517150 bytes, checksum: 7267e349deeb406ebb8e6a07946a92f8 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).pdf: 181017 bytes, checksum: b70e1823e6f88ea4bd77ac452c0477f4 (MD5) Previous issue date: 2023-07-03 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Geografia | por |
| dc.relation.references | AB'SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. ALBUQUERQUE, Francisco Nataniel Batista. Geodiversidade e Ensino de Geografia: Um Ensaio Metodológico. Revista Equador, Teresina, v. 8, n. 2, p. 170-185, 2019. ALMEIDA, Carliana Lima; FALCÃO, Cleire Lima da Costa. O lúdico como instrumento facilitador da aprendizagem: Uma abordagem ao estudo do solo no ensino de Geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo, Sobral, v. 6, n. 2, p. 1-17, 2012. ALMEIDA, Elson Pereira; RIBEIRO, Melry Carla Alves; VIDAL, Maria Rita. O uso do perfil geoecológico da aldeia indígena Kyikatêjê como proposta no ensino de Geografia Física. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, Campinas, v. 1, p. 3495-3503, 2017. ARAÚJO, Natália Almeida; MOURA, Osmar Oliveira; SILVA, Roberto Antero da; SOUSA, Marinalda Salles. Experiências formativas do PIBID em Geografia no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes. Diversitas Journal, Maceió, v. 5, n. 4, p. 3323-3335, out. / dez., 2020. BAPTISTA, Elisabeth Mary de Carvalho; LIMA, Iracilde Maria de Moura Fé; SILVA, Brenda Rafaele Viana. Práticas geoconservacionistas como ferramentas para o ensino de Geografia Física. Revista de Geociências do Nordeste, Caicó, v. 5, p. 86-104, 2019. BARBOSA, Túlio. Ensino de Geografia: novos e velhos desafios. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 1, n. 32, p. 23-40, 2010. BERWALD, Jean-Pierre. Teaching Foreign Languages with Realia and Other Authentic Materials. Washington, USA: ERIC Clearinghouse on Languages and Linguistics, 1987. BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. CALADO, Flaviana Moreira. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 12-20, jan. / jun. 2012. CAPONE, Vera Lucia Punzi Barcelos; CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. Estudo da paisagem rural e sua rede de conceitos: análise de domínio a partir das perspectivas da comunidade discursiva. In: SILVA, Carlos Guardado da; REVEZ, Jorge; CORUJO, Luís (coord.). Organização do Conhecimento no Horizonte 2030: Desenvolvimento Sustentável e Saúde: Atas do V Congresso ISKO Espanha-Portugal. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos; Faculdade de Letras; Universidade de Lisboa, 2021. p. 521-533. CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO –Perspectivas Atuais, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: MEC, 2010. p. 1-16. CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2001. COLAVITE, Ana Paula. As transformações históricas e a dinâmica atual da paisagem de Corumbataí do Sul – Paraná. 2013. 224 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. COSTA, Fábio Rodrigues; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: conceitos e paradigmas-apontamentos preliminares. Revista GEOMAE, Campo Mourão, PR, v. 1, n. 2, p. 25-56, 2 sem. 2010. DAVYDOV, Vasili Vasilievich. Tipos de generalización en la enseñanza. 3 ed. Trad. M. Shuare. Habana: Pueblo y Educación, 1982. DELLORE, Cesar Brumini (ed.). Araribá mais: geografia: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018. DUSÁN, Tellinger. O papel das etnoculturas na tradução literária. PUBLICATIONES, Miskolc, Hungria, v. 10, n. 3, p. 123-129, 2005. DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. A beleza está nos olhos de que a vê? A percepção de realidades abstratas. Principia, Revista Internacional de Epistemologia, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 251-289, 2017. FAÇANHA, Antonio Cardoso; VIANA, Bartira Araújo da Silva, PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. Aprendizagem significativa, tipologia dos conteúdos e o uso de materiais curriculares e recursos didáticos. In: SILVA, Josélia Saraiva; VIANA, Bartira Araújo da Silva (org.). Construindo ferramentas para o ensino de Geografia: recurso didático no ensino-aprendizagem na geografia escolar. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022. p. 25-32. FERNANDES, Ulisses da Silva; TORRES, Philippe Dias Leão. Notas preliminares sobre o conceito de paisagem: entre a landscape inglesa e a landschaft alemã. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 48, p. 158-177, jul. / dez. 2020. FERREIRA, Maria Fernanda Ribeiro; LUSTOSA, Guilherme Santana; CARVALHO, Ricardo da Silva; VERAS, Daniel Silas. Terrário como instrumento didático-pedagógico para o ensino sobre ecossistema. Scientia Amazonia, [S. l], v. 9, n. 1, p. 10-15, 2020. FERREIRA, Ruth Leila Menezes; RAFAEL, José Albertino. Criação de imaturos de mutuca (Tabanidae: Diptera) utilizando briófitas e areia como substrato. Neotropical Entomology, Manaus, v. 35, n. 1, p. 141-144, jan. / fev. 2006. FERREIRA, Vanderlei de Oliveira. A abordagem da paisagem no âmbito dos estudos ambientais integrados. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 187-208, dez. 2010. FONSECA, Ricardo Lopes; COSTA, Marco Antonio Honório da; MANSANO, Cleres do Nascimento. Geografia e recurso audiovisual: o som e a imagem no processo de ensino/aprendizagem. In: SIMPOSIO SOBRE PEQUENAS CIDADES E DESENVOLVIMENTO LOCAL, 1., 2008, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2008. p. 1-13. GABALDI, Cristiane Scola. Música e educação no ambiente escolar. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná, 2011. (Cadernos PDE, 1). GERHARDT, Tatiana Engel; RAMOS, Ieda Cristina Alves; RIQUINHO, David Lisboa; SANTOS, Daniel Labernade dos. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 67-90. GUEDES, Ivan Claudio. Reflexões sobre a metodologia do ensino de Geografia no século XXI. Dialogia, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 191-198, 2010. LEAL, João Paulo da Silva; BAPTISTA, Elisabeth Mary de Carvalho. Diagnóstico do estado de conservação das nascentes urbanas e rurais de Timon / MA. Teresina: NEZCPI; UESPI, 2011. (Relatório de Pesquisa). LIMA, Surama Ramos; GIRÃO, Osvaldo. O ensino de Geografia versus leitura de imagens: resgate e valorização da disciplina pela "alfabetização do olhar". Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 17, n. 2, p. 88-106, maio / ago. 2013. LOPES, Giovana Tavares; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Estratégias didáticas para a compreensão dos conteúdos nas aulas de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 2-11, set. / dez. 2017. LOUZADA, Camila de Oliveira; FROTA FILHO, Armando Brito da. Metodologias para o ensino de Geografia Física. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 75-84, jan. / abr., 2017. MACIEL, Ana Beatriz Câmara; MARINHO, Fábio Daniel Pereira. O estudo da paisagem e o ensino da Geografia: breves reflexões para docentes do Ensino Fundamental II. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 55-60, ago. / dez. 2011. MANFIO, Vanessa; SEVERO, Melina Dornelles. A Geografia e a escola repensando a cidade em sala de aula: uma proposta metodológica. Revista Perspectiva Geográfica, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 10, p. 1-14, 2014. MAVLONOVA, Ugiloy Khamdamovna; ACHILOVA, Risolat Agzamovna. The problem of translation of realia (americanisms). Dostijeniya nauki i obrazovaniya, Bukhara, Usbequistão, n. 5, p. 37-39, 2020. MAXIMIANO, Liz Abad. Considerações sobre o conceito de paisagem. Ra’ega, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004. MELLO, Márcia Cristina de Oliveira; BRANDÃO, Inêz de Deus Neiva. Recursos Didáticos no Ensino de Geografia: tematizações e possibilidades de uso nas práticas pedagógicas. Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 7, n. 2, p. 81-97, 2014. MILAN, Luis Fernando. Maquetes táteis: infográficos tridimensionais para a orientação espacial de deficientes visuais. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 1, n. 2, p. 99-124, jun. 2008. MOREIRA, Ruy. As categorias espaciais da construção geográfica das sociedades. GEOgraphia, Niterói, v. 3, n. 5, p. 15-32, 2001. MORRAYE, Monica de Andrade; SILVA, Daniella Almada; CASTANÍA, Janaína. Conhecendo as rochas e os fósseis. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: PROEX; UNESP, 2005. p. 151. MOURA, Osmar Oliveira; ARAÚJO, Natália Almeida; SOUSA, Marinalda Salles. As reálias como metodologia para o ensino da Geografia Física: experiências através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA – SBGFA, 18., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2019. p. 1-5. MUJZER-VARGA, Krisztina. A reáliafogalom változásai és változatai. Fordítástudomány, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 55-84, 2007. NEVES, José Divino; RESENDE, Marilene Ribeiro. Experimento didático como metodologia de pesquisa: um estudo na perspectiva do estado do conhecimento. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO/CENTRO-OESTE, 12., 2014, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: PUC Goiás, 2014. p. 1-16. PEIXOTO, Filipe da Silva; ARAÚJO, Josélia Carvalho de; DIAS, Gutemberg Henrique; BESERRA, Fabio Ricardo Silva; ALMEIDA, Vinícius Domingos Aires de; COSTA, Oseias Agner dos Santos. Fundamentos para uso da paisagem como recurso didático em Geografia Física. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA E APLICADA– SBGFA, 18., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2019. p. 1-12. PEREIRA, Clelfa Monteiro; CARACRISTI, Isorlanda. Atividades experimentais como prática de ensino-aprendizagem de temas de Geografia Física no Ensino Médio. Revista de Geociências do Nordeste, Caicó, v. 6, n. 1, p. 1-9, 2020. PEREIRA, Suellen Silva; ALVES, Telma Lúcia Bezerra; CABRAL, Laíse do Nascimento. Recursos midiáticos e Geografia Escolar: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino. Geo UERJ, Rio de Janeiro, ano 15, v. 2, n. 24, p. 1-20, jul. / dez. 2013. PERIÇATO, André Jesus; PAES, Caio Esteves Riboli; SANCHES, César Costa; MANSANO, Cleres do Nascimento. O uso de recursos didáticos no ensino da Geografia Física. Revista Científica ANAP Brasil, Tupã, v. 8, n. 10, p. 41-51, 2015. PICCOLI, Ariane Daniele; ROCHA, João Candido Rodrigues; GHILARDI, Renato Pirani. Desvendando as rochas e os minerais. Aprendendo Ciência, Assis, v. 11, n. 1, p. 22-26, 2022. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. QGIS. Versão 3.10.3. [S. l]: QGIS Development Team, 2019. Disponível em: https://www.qgis.org/pt_BR/site/forusers/download.html. Acesso em: 9 nov. 2022. ROSOLÉM, Nathália Prado; ARCHELA, Rosely Sampaio. Geossistema, território e paisagem como método de análise geográfica. In: SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 6., SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 2., 2010, Coimbra, Portugal. Anais [...]. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2010. p. 1-9. SABOTA, Heitor Silva; BUENO, Miriam Aparecida. Trilha de orientação: aplicação de uma prática de ensino de Cartografia para a compreensão dos conceitos da geografia física na fase escolar. Revista Territorium Terram, São João del-Rei, v. 2, n. 3, p. 84-97, out. / mar. 2014. SACHS, Ignacy. Estratégias de transição para o século XXI: Desenvolvimento e meio ambiente. Tradução: Magda Lopes. São Paulo: Studio Nobel: FUNDAP, 1993. SANTOS, Milton de Almeida. Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979. SANTOS, Milton de Almeida. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2002. SANTOS, Milton de Almeida. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. SARAIVA JUNIOR, João Correia. Tempo geológico, sociedade e ensino de Geografia Física. Holos, Natal, ano 29, v. 5, p. 219-233, 2013. SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, ano 1, n. 1, p. 1-15, jul. 2009. SILVA, Heberty Ruan da Conceição; SILVA, Maria do Socorro Ferreira. A construção de maquete como instrumento de ensino e aprendizagem da geografia física. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10., FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2017, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2017. p 1-15. SILVA, Ivamauro Ailton Sousa; GOVEIA, Rodrigues Goveia. Ensino do clima e dos componentes físico-naturais: propostas didáticas e construção do conhecimento. Revista Ensino de Geografia: Recife, v. 3, n. 3, p. 86-106, 2020. SILVA, João Victor Souza. Produção de tijolos ecológicos em Pedro II (PI): a sustentabilidade em questão. Informe Econômico, Teresina, ano 18, v. 34, n. 1, p. 70-74, jun. 2015. SILVA, Josélia Saraiva. Recursos didáticos não convencionais fino ensino de Geografia. In: SILVA, Josélia Saraiva; VIANA, Bartira Araújo da Silva (org.). Construindo ferramentas para o ensino de Geografia: recurso didático no ensino-aprendizagem na geografia escolar. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022. p. 16-24. SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 33-44. SMITH, Bryan. Virtual Realia. The Internet TESL Journal, [S. l], v. 3, n. 7, p. 1-4, jul., 1997. SOUZA, Salete Eduardo. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Revista Arquivos do Mudi, Maringá, v. 11, p. 110-114, 2007. Suplemento, 2. SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. A Paisagem na Geografia Física ou Paisagem e Natureza. In: STEINKE, Valdir Adilson; SILVA, Charlei Aparecido da; FIALHO, Edson Soares (org.). Geografia da paisagem: múltiplas abordagens. Brasília, DF: Universidade de Brasília: Instituto de Ciências Humanas, 2022. p. 18-35. TORRES, Eloiza Cristiane. Ensino de Geografia Física por meio de audio-visuais. Revista Geográfica de América Central, Heredia, Costa Rica, v. 2, n. 47 E, p. 1-12, 2011. Edição Especial EGAL. TURCHETTI, Natalia Lobo. Paisagismo e ornamentação no Distrito Federal: comércio e uso de plantas nativas e exóticas. 2016. 58 f. Monografia (Graduação em Agronomia) – Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2016. VLAKHOV, Sergeĭ Ivanov; FLORIN, Sider. Nyeperevogyimoje v perevogye. Moscou, Russia: Mezhdunar: Otnoshenii͡a, 1980. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Reálias | por |
| dc.subject | Paisagem Natural | por |
| dc.subject | Recursos Didáticos | por |
| dc.subject | Ensino de Geografia | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
| dc.subject.cnpq | GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA | por |
| dc.subject.cnpq | GEOGRAFIA FISICA::GEOECOLOGIA | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
| dc.title | Reálias como recurso didático para a compreensão do conceito de paisagem natural nas aulas de geografia | por |
| dc.title.alternative | Realia as a teaching resource for understanding the concept of natural landscape in Geography classes | eng |
| dc.title.alternative | Realías como recurso didáctico para la comprensión del concepto de paisaje natural en las clases de Geografía | spa |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
