Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2459
Tipo do documento: Artigo
Título: Impacto da variedade na satisfação e fidelização de clientes: um estudo de caso na panificadora Marocas
Autor: Lima, José Victor de Castro
Primeiro orientador: Pinheiro, Thyciane Santos Oliveira
Resumo: Hodiernamente, é possível observar uma grande competitividade e rápidas mudanças no mercado varejista do ramo alimentício, onde as panificadoras enfrentam constantemente o desafio de atender às crescentes exigências e desejos dos consumidores. Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a variedade de produtos influencia a satisfação e a fidelização dos clientes da Panificadora Marocas, localizada na zona sul da cidade de Teresina – PI. Considerando o cenário competitivo do setor de panificação e a constante mudança nos hábitos de consumo, surgiu a seguinte questão: de que maneira a diversificação de produtos impacta a satisfação e a fidelização dos clientes em uma panificadora? Foi realizado também um estudo de caso com abordagem qualitativa e com objetivos descritivos, utilizando entrevistas com os clientes e proprietário do estabelecimento. A pesquisa identificou que as categorias de produtos mais valorizadas pelos consumidores são os salgados, pães e lanches, e que a percepção de variedade está diretamente ligada à satisfação do cliente. A maioria dos participantes demonstrou níveis elevados de satisfação, o que se refletiu também em comportamentos de fidelização, como a frequência de retorno e a indicação para outras pessoas. Além disso, foi observado que a gestão do mix de produtos precisa considerar tanto a atratividade quanto a rentabilidade, para que a diversificação gere resultados sustentáveis. Os dados analisados mostram que a escuta ativa do consumidor, aliada a uma gestão estratégica do portfólio é essencial para manter a competitividade e o crescimento no setor de panificação. O estudo também oferece contribuições acadêmicas ao explorar a relação entre comportamento do consumidor e gestão de produtos em micro e pequenas empresas do ramo alimentício.
Abstract: Today, the food retail market is highly competitive and rapidly changing, with bakeries constantly facing the challenge of meeting growing consumer demands and desires. This study aims to analyze how product variety influences customer satisfaction and loyalty at Panificadora Marocas, located in the southern part of Teresina, Piauí. Considering the competitive landscape of the bakery sector and the constant change in consumer habits, the following question arose: how does product diversification impact customer satisfaction and loyalty in a bakery? A qualitative case study with descriptive objectives was also conducted, using interviews with customers and the owner of the establishment. The research identified that the product categories most valued by consumers are savory snacks, breads, and snacks, and that the perception of variety is directly linked to customer satisfaction. Most participants demonstrated high levels of satisfaction, which was also reflected in loyalty behaviors, such as frequency of return and referrals. Furthermore, it was observed that product mix management must consider both attractiveness and profitability for diversification to generate sustainable results. The analyzed data show that active consumer listening, combined with strategic portfolio management, is essential to maintain competitiveness and growth in the bakery sector. The study also offers academic contributions by exploring the relationship between consumer behavior and product management in micro and small food businesses.
Palavras-chave: Variedade de Produtos
Satisfação do Cliente
Fidelização
Panificadora
Comportamento do Consumidor
Gestão de Mix
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Administração
Citação: LIMA, Jose Victor de Castro. Impacto da variedade na satisfação e fidelização de clientes: um estudo de caso na panificadora Marocas. 2025. 25 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2459
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf305,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.