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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2461| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A inclusão de crianças com síndrome de Down em um Centro Municipal de Educação Infantil de Teresina-PI |
| Autor: | Pinto, Gislene Alves de Mesquita |
| Primeiro orientador: | Nascimento, Marilene Caetano de Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Nascimento, Marilene Caetano de Oliveira |
| Segundo membro da banca: | Abreu, Jânio Jorge Vieira de |
| Terceiro membro da banca: | Fernandes, Elisângela da Silva |
| Resumo: | Este trabalho visou estudar a inclusão de crianças com Síndrome de Down em um Centro Municipal de Educação Infantil de Teresina – PI. Surge o seguinte problema de pesquisa: como ocorre o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em um CMEI de Teresina? O objetivo geral deste trabalho foi investigar o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em um CMEI de Teresina. Foram definidos como objetivos específicos analisar as concepções sobre inclusão no atendimento à criança com Síndrome de Down; identificar os desafios e possibilidades para a inclusão de crianças com Síndrome de Down e verificar as necessidades formativas de professores para a inclusão de crianças com SD. Para compor a base teórica da pesquisa foram necessário utilizar estudos de alguns autores como Vygotsky (1997); Dragão (2011); Mantoan (2007); Mittler (2003); Voivodic (2004), Gundersen (2007); Duarte(2022); DSAWM (2020) e Libâneo (1998). Optou-se pela pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados necessários foram utilizadas observações e entrevistas estruturadas com uma criança com Síndrome de Down, 2 (duas) professoras e a equipe gestora. Segundo a pesquisa, o CMEI não estava preparado para receber crianças com Síndrome de Down, não possuem recursos suficientes e os professores não possuem formação que contribua para promover a inclusão. Para que essas crianças tenham o melhor desempenho possível e usufruam de seus direitos dentro do ambiente escolar, as instituições precisam estar preparadas, desenvolver propostas pedagógicas para o atendimento das crianças com Síndrome de Down e promover a formação de profissionais que atuam diretamente no processo de aprendizagem da criança no ambiente escolar. Palavras-chaves: Inclusão. Síndrome de Down. Educação Infantil. |
| Abstract: | This work aimed to study the inclusion of children with Down Syndrome in a Municipal Early Childhood Education Center in Teresina - PI. The following research problem arises: how does the process of inclusion of children with Down Syndrome occur in a CMEI in Teresina? The general objective of this work was to investigate the process of inclusion of children with Down Syndrome in a CMEI in Teresina. The specific objectives were defined to analyze the conceptions about inclusion in the care of children with Down Syndrome; identify the challenges and possibilities for the inclusion of children with Down Syndrome and verify the training needs of teachers for the inclusion of children with DS. To compose the theoretical basis of the research, it was necessary to use studies by some authors such as Vygotsky (1997); Dragão (2011); Mantoan (2007); Mittler (2003); Voivodic (2004), Gundersen (2007); Duarte (2022); DSAWM (2020) and Libâneo (1998). Descriptive research with a qualitative approach was chosen. To obtain the necessary data, observations and structured interviews with a child with Down Syndrome, 2 (two) teachers and the management team were used. According to the research, the CMEI was not prepared to receive children with Down Syndrome, does not have sufficient resources and the teachers do not have training that contributes to promoting inclusion. In order for these children to have the best possible performance and enjoy their rights within the school environment, institutions need to be prepared, develop pedagogical proposals to serve children with Down Syndrome and promote the training of professionals who work directly in the child's learning process in the school environment. Keywords: Inclusion. Down syndrome. Early Childhood Education. |
| Palavras-chave: | Inclusão Síndrome de Down Educação Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | PINTO, Gislene Alves de Mesquita. A inclusão de crianças com síndrome de Down em um Centro Municipal de Educação Infantil de Teresina-PI. 2025. 70 f. TCC (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2461 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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