Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Andressa Carolyna da Costa de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=1B235119A1E95C7EDB5C13199742FFB3#por
dc.contributor.advisor1Sousa, Soraya de Melo Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7040484042070844por
dc.contributor.referee1Cantuário, Antônio Artur Silva-
dc.contributor.referee2Lima, Francisco Renato-
dc.date.accessioned2025-08-07T11:03:43Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Andressa Carolyna da Costa de. Letramento literário em pesquisas com propostas pedagógicas aplicadas nos anos finais do ensino fundamental: antes e após a BNCC (2010-2023). 2025. 80 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2464-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar práticas de letramento literário desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental, no período de 2010 a 2023, com o intuito de compreender como essas propostas contribuíram para o desenvolvimento de competências leitoras nos alunos. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, baseia-se na análise de treze propostas extraídas de artigos acadêmicos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, divididas entre aquelas realizadas antes e depois da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo buscou identificar as estratégias metodológicas utilizadas, os recursos didáticos empregados, as competências e habilidades contempladas, bem como os resultados alcançados conforme descritos pelos autores. Os dados analisados revelam avanços importantes na valorização da leitura literária no ambiente escolar, além de evidenciar os desafios ainda enfrentados no cotidiano da sala de aula. A partir dessa análise, conclui-se que o letramento literário pode ser fortalecido por meio de propostas que priorizem a experiência estética, a mediação sensível e a formação crítica do leitor, em consonância com os princípios estabelecidos pela BNCC.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze literary literacy practices developed in the final years of elementary school between 2010 and 2023, in order to understand how these proposals contributed to the development of students' reading skills. The research is qualitative, bibliographic, and documentary in nature, and is based on the analysis of thirteen proposals extracted from academic articles, dissertations, and undergraduate theses, divided between those carried out before and after the approval of the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC). The study sought to identify the methodological strategies used, the didactic resources employed, the competencies and skills addressed, as well as the results achieved as reported by the authors. The data analyzed reveal significant progress in valuing literary reading in the school environment, as well as highlighting the challenges still faced in everyday school life. From this analysis, it is concluded that literary literacy can be strengthened through proposals that prioritize aesthetic experience, sensitive mediation, and the critical formation of readers, in line with the principles established by the BNCC.por
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Sousa (andressasousa@aluno.uespi.br) on 2025-08-06T16:36:59Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 878698 bytes, checksum: 8c47f275c8545ff379f42d00879ce092 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 745019 bytes, checksum: 181b6f20f9174afecfc646689ea3d9fd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-07T11:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 878698 bytes, checksum: 8c47f275c8545ff379f42d00879ce092 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 745019 bytes, checksum: 181b6f20f9174afecfc646689ea3d9fd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-07T11:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 878698 bytes, checksum: 8c47f275c8545ff379f42d00879ce092 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 745019 bytes, checksum: 181b6f20f9174afecfc646689ea3d9fd (MD5) Previous issue date: 2025-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.relation.referencesABREU, Shirley Angelina de. Podcasting: o uso de uma ferramenta para contar histórias. Orientador: Cláudia Starling Bôsco. 2012. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica) – Faculdade de Educação da UFMG. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS 9NDGE8/1/alef.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023. ANUNCIAÇÃO, Elaine. História, literatura e a educação para as relações étnico-raciais em uma turma do 9º. ano do Ensino Fundamental. Orientador: Maria José Batista Pinto. 2010. 131 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência) – FAE – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/49560. Acesso em: 15 mar. 2023. ANTUNES, Maria Irandé. Aula de Português – encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; CASTANHEIRA, Salete Flôres. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. CORRÊA, Cintia Chung Marques et al. Roda de leitura virtual: desafios e possibilidades para o letramento literário em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, ano 2023, v. 7, n. 4, p. 1–19, 13 dez. 2023. Disponível em: https://www.e publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66859. Acesso em: 18 fev. 2024. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006. Disponível em: https://pdfcoffee.com/cosson-rildo-letramento-literariopdf-pdf free.html. Acesso em: 5 fev. 2023. COSSON, Rildo. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras, Uberlândia, ano 2015, v. 31, n. 3, p. 173–187, 29 jun. 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644. Acesso em: 2 fev. 2023. CUNHA, Gracielly Silva; PAGANINI, Vera Lúcia Alves Mendes. O trabalho com a leitura literária na educação básica: formando o leitor com visão crítica. Revista Carolina, Goiás, ano 2022, v. 4, n. 1, p. 1–19. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/coralina/article/view/13342. Acesso em: 18 fev. 2024. FÉLIX, Marília Araújo. Momento Literário: experiências de letramento literário na escola Francisca Leite Vitorino em Boa Vista – PB. Editora Realize, Boa Vista, ano 2018, p. 1–7, 20 jul. 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43542. Acesso em: 23 mar. 2023. FERREIRA, Ducinéia Cardoso. Literatura na escola: práticas de letramento literário na formação de leitores do ensino fundamental. Orientador: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos. 2015. 118 p. Dissertação (Mestrado em Letras, área de concentração: Língua Portuguesa) – Universidade Estadual de Montes Claros. Disponível em: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/498. Acesso em: 15 mar. 2023. GIL, Antonio Carlos et al. Letramento Literário: como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002. HAMILTON, Mary. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning. In: HARRISON, R. R. F.; HANSON, A.; CLARKE, J. (Orgs.). Supporting lifelong learning. v. 1: Perspectives on learning. London: Routledge; Open University Press, 2002. HERMENEGILDO, Suzane da Silva. O letramento literário nas séries finais do ensino fundamental: uma experiência no ensino remoto emergencial de 2020. Orientador: Nathan Bastos de Souza. 2021. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Jaguarão. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9158. Acesso em: 18 fev. 2024. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. KLEIMAN, Ângela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995. 294 p. p. 15-61. LEITE, Sérgio Antônio da Silva et al. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 2. ed. Campinas: Komedi, 2003. RAMOS, Ana Raquel Farias Lima et al. O letramento literário através da literatura de cordel. Editora Realize, Campina Grande, ano 2017, p. 1–12, 24 jul. 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30339. Acesso em: 23 mar. 2023. RODRIGUES, Paula Helena Goulart. O letramento literário nos anos finais do ensino fundamental com foco na ascensão da escola pública como mediadora da cultura letrada. Orientador: Marcelo Chiaretto. 2016. 136 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AHPLXG. Acesso em: 15 mar. 2023. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 128 p. SILVA, Clarice Dantas da et al. Uma proposta de letramento literário no ensino fundamental. Editora Realize, Campina, ano 2019, p. 1–6, 8 nov. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/64745. Acesso em: 23 mar. 2023. SILVA, Fábio Coutinho. Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista. Orientador: João Luís Cardoso Tápias Ceccantini. 2011. 264 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/11d868d4-9f1c-4017-a6c9 19f2d36ace3d. Acesso em: 15 mar. 2023. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Audiência Editora, 2009. 128 p. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. SciELO Brasil, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2023. SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143–160, dez. 2002. STREET, Brian Vicent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. SOUZA, Lorena Faria de. Mediação de leitura na biblioteca escolar: propostas de letramento literário para crianças e jovens. Anais do SILEL, Uberlândia, ano 2013, v. 3, n. 1, p. 1–8, 18 abr. 2013. Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp content/uploads/2014/04/silel2013_1691.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023. VASCONCELOS, Júlio Luís Assunção. Letramento literário: uma experiência de leitura literária no ensino fundamental. Orientador: Gilson Penalva. 2020. 87 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Disponível em: https://www.seduc.pa.gov.br/cefor/bancodeteses. Acesso em: 23 mar. 2023. ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 1, p. 49–60, jan./abr. 2008. ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi; YAMAKAWA, Ibrahim Alisson. Letramento dominante x vernacular e suas implicações para o ensino da literatura. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 185–198, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6126. Acesso em: 5 fev. 2023.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectLeitura na Escolapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectPráticas de Leiturapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleLetramento literário em pesquisas com propostas pedagógicas aplicadas nos anos finais do ensino fundamental: antes e após a BNCC (2010-2023)por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf858,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.