Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2464
Tipo do documento: Monografia
Título: Letramento literário em pesquisas com propostas pedagógicas aplicadas nos anos finais do ensino fundamental: antes e após a BNCC (2010-2023)
Autor: Sousa, Andressa Carolyna da Costa de 
Primeiro orientador: Sousa, Soraya de Melo Barbosa
Primeiro membro da banca: Cantuário, Antônio Artur Silva
Segundo membro da banca: Lima, Francisco Renato
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar práticas de letramento literário desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental, no período de 2010 a 2023, com o intuito de compreender como essas propostas contribuíram para o desenvolvimento de competências leitoras nos alunos. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, baseia-se na análise de treze propostas extraídas de artigos acadêmicos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, divididas entre aquelas realizadas antes e depois da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo buscou identificar as estratégias metodológicas utilizadas, os recursos didáticos empregados, as competências e habilidades contempladas, bem como os resultados alcançados conforme descritos pelos autores. Os dados analisados revelam avanços importantes na valorização da leitura literária no ambiente escolar, além de evidenciar os desafios ainda enfrentados no cotidiano da sala de aula. A partir dessa análise, conclui-se que o letramento literário pode ser fortalecido por meio de propostas que priorizem a experiência estética, a mediação sensível e a formação crítica do leitor, em consonância com os princípios estabelecidos pela BNCC.
Abstract: This study aims to analyze literary literacy practices developed in the final years of elementary school between 2010 and 2023, in order to understand how these proposals contributed to the development of students' reading skills. The research is qualitative, bibliographic, and documentary in nature, and is based on the analysis of thirteen proposals extracted from academic articles, dissertations, and undergraduate theses, divided between those carried out before and after the approval of the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC). The study sought to identify the methodological strategies used, the didactic resources employed, the competencies and skills addressed, as well as the results achieved as reported by the authors. The data analyzed reveal significant progress in valuing literary reading in the school environment, as well as highlighting the challenges still faced in everyday school life. From this analysis, it is concluded that literary literacy can be strengthened through proposals that prioritize aesthetic experience, sensitive mediation, and the critical formation of readers, in line with the principles established by the BNCC.
Palavras-chave: Letramento Literário
Leitura na Escola
Ensino Fundamental
BNCC
Práticas de Leitura
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SOUSA, Andressa Carolyna da Costa de. Letramento literário em pesquisas com propostas pedagógicas aplicadas nos anos finais do ensino fundamental: antes e após a BNCC (2010-2023). 2025. 80 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2464
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf858,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.