Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Elane Barros da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7072312475041089por
dc.contributor.advisor1Santos, Domingos José dos-
dc.contributor.referee1Moura, Adriana Borges Ferro-
dc.contributor.referee2Marinho, Alex de Mesquita-
dc.contributor.referee3Menezes, Dalva de Araujo-
dc.date.accessioned2025-08-08T19:35:16Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Elane Barros da. Educação pós-pandemia: as experiências docentes sobre o ensino e aprendizagem da educação infantil nas escolas municipais Monsenhor Mário Meneses e Némesio Marques Lages, no contexto pandêmico (2020–2021), na cidade de Barras-PI. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2472-
dc.description.resumoO trabalho a seguir, aborda a educação infantil no contexto pós-pandêmico no município de Barras-PI. A pandemia da Covid-19 provocou mudanças significativas em todo o mundo, afetando diretamente o sistema educacional local. Com o fechamento das escolas e o distanciamento social, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as aulas presenciais foram suspensas, afastando as crianças do ambiente escolar. A educação infantil, etapa fundamental da formação, foi profundamente impactada. O desenvolvimento das crianças, a rotina familiar e a atuação dos professores foram alteradas, exigindo adaptação ao ensino remoto, que não atendeu plenamente às necessidades dessa faixa etária — principalmente no que diz respeito ao brincar e ao convívio social. Essas limitações trouxeram prejuízos à aprendizagem, cujas consequências podem comprometer etapas futuras da educação se não forem adequadamente enfrentadas. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar os desafios da educação infantil no período pós-pandemia.por
dc.description.abstractThis study addresses early childhood education in the post-pandemic context in the municipality of Barras, Piauí. The Covid-19 pandemic brought significant changes worldwide, directly affecting the local education system. With school closures and social distancing measures recommended by the World Health Organization (WHO), in-person classes were suspended, distancing children municipality from the school environment. Early childhood education — a crucial stage in child development—was deeply impacted. Children’s development, family routines, and teachers' roles were disrupted, requiring adaptation to remote learning, which did not fully meet the needs of this age group, especially regarding play and social interaction. These limitations caused learning setbacks, the consequences of which may affect future educational stages if not properly addressed. In this context, the study aims to analyze the challenges faced by early childhood education in the post-pandemic period.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Elane Barros da Silva (mariaebsilva@aluno.uespi.br) on 2025-08-08T19:08:15Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_PEDAGOGIA_MARIA_ELANE_BARROS_DA_SILVA_2025_UESPI-PIRIPIRI - CONCLUÍDA (2).pdf: 1820419 bytes, checksum: e67a05d8d8206454be30373aec71eb48 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO.pdf: 543260 bytes, checksum: d278ed1de93814ee4f9f9535e66a5d05 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-08T19:35:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_PEDAGOGIA_MARIA_ELANE_BARROS_DA_SILVA_2025_UESPI-PIRIPIRI - CONCLUÍDA (2).pdf: 1820419 bytes, checksum: e67a05d8d8206454be30373aec71eb48 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO.pdf: 543260 bytes, checksum: d278ed1de93814ee4f9f9535e66a5d05 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-08T19:35:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_PEDAGOGIA_MARIA_ELANE_BARROS_DA_SILVA_2025_UESPI-PIRIPIRI - CONCLUÍDA (2).pdf: 1820419 bytes, checksum: e67a05d8d8206454be30373aec71eb48 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO.pdf: 543260 bytes, checksum: d278ed1de93814ee4f9f9535e66a5d05 (MD5) Previous issue date: 9-01-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEnsino Infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação pós-pandemia: as experiências docentes sobre o ensino e aprendizagem da educação infantil nas escolas municipais Monsenhor Mário Meneses e Némesio Marques Lages, no contexto pandêmico (2020–2021), na cidade de Barras-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.