| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2472| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Educação pós-pandemia: as experiências docentes sobre o ensino e aprendizagem da educação infantil nas escolas municipais Monsenhor Mário Meneses e Némesio Marques Lages, no contexto pandêmico (2020–2021), na cidade de Barras-PI |
| Autor: | Silva, Maria Elane Barros da ![]() |
| Primeiro orientador: | Santos, Domingos José dos |
| Primeiro membro da banca: | Moura, Adriana Borges Ferro |
| Segundo membro da banca: | Marinho, Alex de Mesquita |
| Terceiro membro da banca: | Menezes, Dalva de Araujo |
| Resumo: | O trabalho a seguir, aborda a educação infantil no contexto pós-pandêmico no município de Barras-PI. A pandemia da Covid-19 provocou mudanças significativas em todo o mundo, afetando diretamente o sistema educacional local. Com o fechamento das escolas e o distanciamento social, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as aulas presenciais foram suspensas, afastando as crianças do ambiente escolar. A educação infantil, etapa fundamental da formação, foi profundamente impactada. O desenvolvimento das crianças, a rotina familiar e a atuação dos professores foram alteradas, exigindo adaptação ao ensino remoto, que não atendeu plenamente às necessidades dessa faixa etária — principalmente no que diz respeito ao brincar e ao convívio social. Essas limitações trouxeram prejuízos à aprendizagem, cujas consequências podem comprometer etapas futuras da educação se não forem adequadamente enfrentadas. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar os desafios da educação infantil no período pós-pandemia. |
| Abstract: | This study addresses early childhood education in the post-pandemic context in the municipality of Barras, Piauí. The Covid-19 pandemic brought significant changes worldwide, directly affecting the local education system. With school closures and social distancing measures recommended by the World Health Organization (WHO), in-person classes were suspended, distancing children municipality from the school environment. Early childhood education — a crucial stage in child development—was deeply impacted. Children’s development, family routines, and teachers' roles were disrupted, requiring adaptation to remote learning, which did not fully meet the needs of this age group, especially regarding play and social interaction. These limitations caused learning setbacks, the consequences of which may affect future educational stages if not properly addressed. In this context, the study aims to analyze the challenges faced by early childhood education in the post-pandemic period. |
| Palavras-chave: | Educação Pandemia Ensino Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SILVA, Maria Elane Barros da. Educação pós-pandemia: as experiências docentes sobre o ensino e aprendizagem da educação infantil nas escolas municipais Monsenhor Mário Meneses e Némesio Marques Lages, no contexto pandêmico (2020–2021), na cidade de Barras-PI. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2472 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

