| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2475Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lisboa, Rejane Gomes da Silva | - |
| dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Raimunda Maria de Cunha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-11T11:43:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | LISBOA, Rejane Gomes da Silva. Accountability na educação e sua presença na avaliação educacional: em foco o SAEB e o SAEPI . 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2475 | - |
| dc.description.resumo | A accountability na educação refere-se à responsabilização e prestação de contas das escolas, docentes e comunidade escolar, mediante os resultados obtidos nas avaliações externas. O estudo tem como objetivo identificar a presença de accountability na educação, tendo como referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). A metodologia foi a abordagem qualitativa, com levantamento e análise teórica e documental em sites oficiais. Os indicadores das avaliações externas revelaram a presença de accountability, evidenciando, também, que as notas do SAEB e SAEPI são ferramentas cruciais para decisões que visam melhorar a qualidade da educação pública, incluindo a responsabilização e a prestação de contas. Assim, o alinhamento entre gestão escolar, professores, alunos e comunidade é essencial para realizar diagnósticos precisos e implementar ações. | por |
| dc.description.abstract | Accountability in education refers to the responsibility and accountability of schools, teachers and the school community, based on the results obtained in external evaluations. The study aims to identify the presence of accountability in education, using the Basic Education Assessment System (SAEB) and the Piauí Educational Assessment System (SAEPI) as references. The methodology used was a qualitative approach, with a survey and theoretical and documentary analysis on official websites. The indicators of the external evaluations revealed the presence of accountability, evidencing that the SAEB and SAEPI scores are crucial tools for decisions aimed at improving the quality of public education, including accountability and accountability. Thus, alignment between school management, teachers, students and the community is essential to make accurate diagnoses and implement actions. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Rejane LISBOA (rgomesdaslisboa@aluno.uespi.br) on 2025-08-11T00:02:33Z No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO..pdf: 827293 bytes, checksum: 8b722a1ca0687d276ac079db58c76e05 (MD5) Folha-Rosto..pdf: 256032 bytes, checksum: 8946f9071f7749327449de75887f0915 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI..pdf: 208841 bytes, checksum: 009ea21dab6d7493605b83f53a363865 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-11T11:43:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO..pdf: 827293 bytes, checksum: 8b722a1ca0687d276ac079db58c76e05 (MD5) Folha-Rosto..pdf: 256032 bytes, checksum: 8946f9071f7749327449de75887f0915 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI..pdf: 208841 bytes, checksum: 009ea21dab6d7493605b83f53a363865 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-11T11:43:49Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO..pdf: 827293 bytes, checksum: 8b722a1ca0687d276ac079db58c76e05 (MD5) Folha-Rosto..pdf: 256032 bytes, checksum: 8946f9071f7749327449de75887f0915 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI..pdf: 208841 bytes, checksum: 009ea21dab6d7493605b83f53a363865 (MD5) Previous issue date: 2025-06-22 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Accountability | por |
| dc.subject | Educação Básica | por |
| dc.subject | Avaliação Educacional | por |
| dc.subject.cnpq | PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | por |
| dc.title | Accountability na educação e sua presença na avaliação educacional: em foco o SAEB e o SAEPI | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 807,9 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
