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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2481
Tipo do documento: Artigo
Título: Protagonistas de quê? protagonismo juvenil à luz da BNCC do Ensino Médio (2018)
Autor: Sousa, Maria Soraya Alves de
Primeiro orientador: Reisdorfer, Thiago
Primeiro membro da banca: Silva, Anderson
Segundo membro da banca: Schmidt, Diná
Resumo: O objetivo central deste artigo é analisar como o protagonismo juvenil e as juventudes são representados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018 pelo Ministério da Educação, com foco na introdução do documento e na etapa do ensino médio. A BNCC, enquanto documento institucional orientador da educação brasileira, foi apresentada pelo governo como um marco para garantir a equidade e a qualidade na formação de crianças e jovens. Elaborada a partir de debates realizados entre 2015 e 2016 — período marcado por uma intensa crise política que culminou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff —, a construção da BNCC envolveu a participação de diferentes atores. Destacam-se, nesse processo, representantes do setor privado, cuja atuação foi amplamente favorecida e legitimada pela mídia, evidenciando uma orientação de caráter neoliberal. Também participaram representantes da educação básica e do meio acadêmico, embora com menor destaque. A partir de uma perspectiva crítica, este artigo busca problematizar como o adultocentrismo se manifesta na BNCC e de que forma essa lógica afeta o reconhecimento (ou invisibilização) das juventudes nas políticas educacionais brasileiras. Para tanto, adota-se como referencial teórico a compreensão dos jovens como sujeitos sociais e agentes históricos, capazes de promover transformações, cujas experiências e percepções são atravessadas por dimensões como contexto, ambiente, raça, gênero e classe social. Ao longo da análise, observa-se que a BNCC apresenta limites importantes no que diz respeito à concepção de uma educação transformadora. A proposta do documento pouco avança no sentido de reconhecer os jovens como sujeitos da sociedade, além de silenciar ou negligenciar a pluralidade que compõe o cotidiano das escolas brasileiras.
Abstract: The main objective of this article is to analyze how youth protagonism and youth are represented in the National Common Curriculum Base (BNCC), published in 2018 by the Ministry of Education, focusing on the introduction of the document and the high school stage. The BNCC, as an institutional document guiding Brazilian education, was presented by the government as a framework to ensure equity and quality in the education of children and young people. Elaborated from debates held between 2015 and 2016 — a period marked by an intense political crisis that culminated in the impeachment of President Dilma Rousseff — the construction of the BNCC involved the participation of different actors. In this process, representatives of the private sector stand out, whose performance was widely favored and legitimized by the media, evidencing a neoliberal orientation. Representatives of basic education and academia also participated, although with less prominence. From a critical perspective, this article seeks to problematize how adultcentrism manifests itself in the BNCC and how this logic affects the recognition (or invisibility) of young people in Brazilian educational policies. To this end, the understanding of young people as social subjects and historical agents, capable of promoting transformations, whose experiences and perceptions are crossed by dimensions such as context, environment, race, gender and social class, is adopted as a theoretical framework. Throughout the analysis, it is observed that the BNCC has important limits with regard to the conception of a transformative education. The document's proposal makes little progress in the sense of recognizing young people as subjects of society, in addition to silencing or neglecting the plurality that makes up the daily life of Brazilian schools.
Palavras-chave: Protagonismo Juvenil
Base Nacional Comum Curricular
História das Infâncias e Juventudes
Currículo
Adultocentrismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: SOUSA, Maria Soraya Alves de. Protagonistas de quê? protagonismo Juvenil à luz da BNCC do ensino médio (2018). 2025. 35 f. Artigo ( Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2481
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

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