| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2482| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Entre a imagem e a realidade: uma análise histórica das representações da segunda guerra mundial no mangá Adolf |
| Autor: | Barros, Caio César Sousa |
| Primeiro orientador: | Sousa Neto, Marcelo de |
| Resumo: | A modernização dos objetos e métodos na pesquisa histórica, especialmente com a influência da Escola dos Annales, levou à inclusão de novas fontes no trabalho do historiador. Um exemplo relevante é a literatura. Nesse contexto, a série de mangás "Adolf", criada por Osamu Tezuka, oferece uma abordagem para análise do período entre 1936 e 1945, uma época marcada pela ascensão de Adolf Hitler, que abrange desde os Jogos Olímpicos de 1936 até a derrota das potências do Eixo em 1945. Este estudo pretende examinar as representações presentes na obra de Tezuka e sua conexão com a realidade das sociedades alemã e japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, além de seus contextos antecedentes. Serão explorados diversos elementos significativos desse período, como os temores relacionados à morte, repressão, tortura, o Holocausto e a censura que prevaleciam sob o regime do medo e da ditadura. Para fundamentar a pesquisa, será utilizado o arcabouço teórico que abrange as discussões de Will Eisner (2010), Sonia M. Bibe Luyten (2014) e Claudia Pedro Winterstein (2009) no que diz respeito à análise de quadrinhos e mangás; as reflexões de José D’ Assunção Barros (2020), Marc Bloch (2001) e Caio César Boschi (2007) sobre as fontes e a revolução proposta pelos Annales; além de uma leitura sobre a Segunda Guerra Mundial e a Alemanha, com contribuições de autores como Eric Hobsbawm (1995), Richard J. Evans (2011) e William Shirer (2008). Adicionalmente, as análises de Jean Chesneaux (1976) e Bruno Magno (2018) serão utilizadas para compreender o Japão durante esse conflito. Por fim, será feita uma abordagem das representações de Roger Chartier (1990) e reflexões sobre memória a partir dos escritos de Jacques Le Goff (1990), Maurice Halbwachs (1990) e Pierre Nora (1993). Em síntese, o autor tece duras criticas a guerra, principalmente ao lançar a luz sobre os líderes do conflito os trazendo como os principais responsáveis dos horrores do conflito, como o holocausto, o racionamento de comida e a violência, tudo isso a fim de defender um patriotismo exacerbado as custas civis. Dessa maneira, o mangá de Tezuka se destaca não somente como fonte de representação, mas também como uma ferramenta de pesquisa tanto para historiados como para alunos, a fim de trazer uma reflexão da Segunda Guerra Mundial. |
| Abstract: | The modernization of objects and methods in historical research, especially with the influence of the Annales School, led to the inclusion of new sources in the historian's work. A relevant example is literature. In this context, the manga series "Adolf", created by Osamu Tezuka, offers an approach to analyzing the period between 1936 and 1945, a time marked by the rise of Adolf Hitler, which spans from the 1936 Olympic Games to the defeat of the Axis powers in 1945. This study aims to examine the representations present in Tezuka's work and their connection with the reality of German and Japanese societies during World War II, in addition to their antecedent contexts. Several significant elements of this period will be explored, such as the fears related to death, repression, torture, the Holocaust and censorship that prevailed under the regime of fear and dictatorship. To support the research, the theoretical framework will be used that encompasses the discussions of Will Eisner (2010), Sonia M. Bibe Luyten (2014) and Claudia Pedro Winterstein (2009) with regard to the analysis of comics and manga; the reflections of José D'Assunção Barros (2020), Marc Bloch (2001) and Caio César Boschi (2007) on the sources and the revolution proposed by the Annales; in addition to a reading on World War II and Germany, with contributions from authors such as Eric Hobsbawm (1995), Richard J. Evans (2011) and William Shirer (2008). Additionally, the analyses of Jean Chesneaux (1976) and Bruno Magno (2018) will be used to understand Japan during this conflict. Finally, it will be an approach to the representations of Roger Chartier (1990) and reflections on memory from the writings of Jacques Le Goff (1990), Maurice Halbwachs (1990) and Pierre Nora (1993). In summary, the author harshly criticizes the war, mainly by shedding light on the leaders of the conflict, bringing them as the main responsible for the horrors of the conflict, such as the holocaust, food rationing and violence, all in order to defend an exacerbated patriotism at civilian expense. In this way, Tezuka's manga stands out not only as a source of representation, but also as a research tool for both historians and students, in order to bring a reflection on World War II. |
| Palavras-chave: | História Segunda guerra mundial Representações Memória Mangá Adolf Hitler |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | BARROS, Caio César Sousa. Entre a imagem e a realidade: uma análise histórica das representações da Segunda Guerra Mundial no mangá Adolf. 2025. 65 f. Monografia(Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2482 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Clóvis Moura – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | Documento Principal | 3,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
