| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2485Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nogueira, Wilbâner Feitosa | - |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Antoniele Silvana de Melo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-13T11:45:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Wilbâner Feitosa. Educação em direitos humanos: vivências LGBTQIAPN+. 2025. 20 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2485 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho disserta sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) na promoção da igualdade e o respeito à diversidade, com foco na comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil. Com o ensejo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Constituição de 1988, a dignidade e a igualdade de todos são princípios garantidos, mas ainda sistematicamente violados, tornando a EDH essencial para fomentar a consciência individual. Para isso, propõese compreender o processo histórico da EDH e do movimento LGBTQIAPN+ no País. A metodologia qualitativa com análise bibliográfica foi escolhida para aprofundar a compreensão das experiências dos participantes. O texto traça um histórico dos Direitos Humanos, desde o pós-Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU até a adesão brasileira a tratados internacionais após a redemocratização (1985). Discute as "gerações de direitos" e a evolução da EDH no contexto nacional, que ganhou reconhecimento institucional nos anos 1990 e culminou nas Diretrizes Nacionais de EDH. Por fim, o artigo retrata a complexa luta da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil, marcada por preconceito e violência, mas também pela criação de movimentos como o MHB e a emergência de "ondas" de ativismo, culminando na busca por inserção na formulação de políticas públicas. A pesquisa conclui que, apesar dos avanços, a efetividade dos Direitos Humanos para a comunidade LGBTQIAPN+ ainda exige a construção contínua de uma sociedade mais justa e inclusiva | por |
| dc.description.abstract | This paper discusses Human Rights Education (HRE) in promoting equality and respect for diversity, with a focus on the LGBTQIAPN+ community in Brazil. With the Universal Declaration of Human Rights (1948) and the 1988 Constitution, the dignity and equality of all are guaranteed principles, but still systematically violated, making HRE essential to foster individual awareness. To this end, we propose to understand the historical process of HRE and the LGBTQIAPN+ movement in Brazil. The qualitative methodology and bibliographic analysis were chosen to deepen the understanding of the participants' experiences. The text traces a history of Human Rights, from the post-World War II period and the creation of the UN, until Brazil's accession to international treaties after redemocratization (1985). It discusses the "generations of rights" and the evolution of HRE in Brazil, which gained institutional recognition in the 1990s and culminated in the National HRE Guidelines. Finally, the article portrays the complex struggle of the LGBTQIAPN+ community in Brazil, marked by prejudice and violence, but also by the creation of movements such as the MHB and the emergence of "waves" of activism, culminating in the search for inclusion in the formulation of public policies. The research concludes that, despite the advances, the effectiveness of Human Rights for the LGBTQIAPN+ community still requires the continuous construction of a more just and inclusive society. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Wilbâner Nogueira (wilbanerfeitosan@aluno.uespi.br) on 2025-08-12T20:02:01Z No. of bitstreams: 3 TCC_Nogueira_2025.pdf: 427515 bytes, checksum: 3d2d7766820eb482e7c9f98f04528cf1 (MD5) Folha-Rosto_-_WILBA_NER_assinado_%281%29_%281%29_assinado.pdf: 231973 bytes, checksum: 3752af2505e2c7ac55a1bf240f6460cf (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado.pdf: 194909 bytes, checksum: 4e2e2615e1df1c1d691cef9d3ca95e20 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-13T11:45:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC_Nogueira_2025.pdf: 427515 bytes, checksum: 3d2d7766820eb482e7c9f98f04528cf1 (MD5) Folha-Rosto_-_WILBA_NER_assinado_%281%29_%281%29_assinado.pdf: 231973 bytes, checksum: 3752af2505e2c7ac55a1bf240f6460cf (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado.pdf: 194909 bytes, checksum: 4e2e2615e1df1c1d691cef9d3ca95e20 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-13T11:45:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC_Nogueira_2025.pdf: 427515 bytes, checksum: 3d2d7766820eb482e7c9f98f04528cf1 (MD5) Folha-Rosto_-_WILBA_NER_assinado_%281%29_%281%29_assinado.pdf: 231973 bytes, checksum: 3752af2505e2c7ac55a1bf240f6460cf (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado.pdf: 194909 bytes, checksum: 4e2e2615e1df1c1d691cef9d3ca95e20 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação em Direitos Humanos (EDH) | por |
| dc.subject | Igualdade | por |
| dc.subject | LGBTQIAPN+ | por |
| dc.subject | Sociedade Inclusiva | por |
| dc.subject | Diversidade | - |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Educação em direitos humanos: vivências LGBTQIAPN+ | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 417,5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
