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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sejamos todas/os professoras/es antirracistas: ensino de história e interlocuções dos pensamentos feministas negros para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Conceição, Hellen Pabline Leal 
Primeiro orientador: Marinho, Joseanne Zingleara Soares
Resumo: Nesta dissertação, apresentam-se possibilidades de diálogo com os pensamentos feministas negros, na perspectiva da educação antirracista, como instrumento teórico-metodológico para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo do arcabouço teórico de intelectuais negras e das vivências proporcionadas pelo projeto “Personalidades Negras que Marcaram a História”, em uma escola pública da cidade de Teresina, no estado do Piauí, refletiu-se sobre a importância de incluir a contribuição de pensadoras negras para o campo acadêmico, o ensino de história e a representatividade negra. A partir do relato de experiência, foi possível pensar alternativas para um ensino de história antirracista através do lúdico, ao interseccionar raça e gênero, por entender que a sociedade contemporânea apresenta, cotidianamente, práticas racistas normalizadas, que desencadeiam condutas sociais e institucionais que reproduzem a lógica racista na forma de discriminações, violências, sexismos, silenciamentos e histórias únicas. Partimos do arcabouço teórico de intelectuais como Chimamanda Adichie (2019), Eliane Cavalleiro (2021), Nilma Gomes (2005), Lélia Gonzalez (2020), Guacira Louro (2013), Tadeu Silva (1999), Kabengele Munanga (2024), Jacilene Silva (2019) e Miguel Zabalza (2004). A disposição do trabalho inicia-se discutindo a presença das/dos sujeitas/sujeitos negras/negros na História, a fim de pensar de que forma os currículos para o ensino de história incluem suas partições. Segue estabelecendo diálogos com a importância de conhecer perspectivas que contemplem as relações étnico-raciais e de gênero, a partir da aplicação de um projeto voltado para a temática, que trouxe o uso de livros biográficos infantojuvenis e a confecção e uso de bonecas Abayomi, como recursos didáticos auxiliares que possibilitaram construir relações entre o ensino de história, o lúdico e a representação positiva negra. Como conclusão desse percurso, é apresentado um Caderno de Atividades direcionado às/aos professoras/professores da educação básica pública e privada, com sugestões de atividades lúdicas em uma perspectiva antirracista. Desta maneira, a dimensão propositiva apresenta referências analíticas afro-diaspóricas de contribuições dos pensamentos feministas negros para traçar sugestões de livros, filmes, palestras, brincadeiras e perguntas discursivas, que proporcionem refletir sobre as/os sujeitas/sujeitos históricas/históricos que estamos movimentando em nossas aulas, ao pensar os processos de identificação e a valorização das possibilidades de existir.
Abstract: In this thesis, are presented possibilities of dialogues with black feminist thought, in the perspective of antiracist education as a theoretical-methodological instrument for the teaching of History in the early years of middle school. Starting from the theoretical framework of black intellectuals and of the experiences provided by the project “Personalidades Negras que Marcaram a História” in a public school in the city of Teresina, in the state of Piauí, reflected on the importance of including the contribution of black thinkers to the academic field, the teaching of history and black representation. From experience reports it was possible to imagine alternatives for the teaching of antiracist history in a playful way by intersecting race and gender by understanding that contemporary society presents, daily, normalized daily racists practices which trigger social and institutional conducts that reproduces racist logic in the form of discrimination, violence, sexism, silencing and unique stories. We can start our study with the theorical outline of intelectuals like Chimamanda Adichie (2019), Eliane Cavalleiro (2021), Nilma Gomes (2005), Lélia Gonzalez (2020), Guacira Louro (2013), Tadeu Silva (1999), Kabengele Munanga (2024), Jacilene Silva (2019) and Miguel Zabalza (2004). The laying of this work initiates with the discussion of the presence of black subjects in History in order to think about how curriculum for teaching history include its partitions. It continues to establish dialogues with the importance of knowing perspectives that consider ethnic-racial and gender relations, based on the application of a project focused on the theme, which brought the use of children's biographical books and the making and use of Abayomi dolls, as auxiliary teaching resources that made it possible to build relationships between history teaching, play and positive black representation. As a conclusion to this journey, an Activity Booklet is presented aimed at public and private basic education teachers, with suggestions for recreational activities from an antiracist perspective. Thus, the prepositional dimension presents Afro Diasporic analytical references of contributions from black feminist thought to outline suggestions from books, films, lectures, games and discursive questions, which provide reflection on the historical subjects that we are showing in our classes, when thinking about the processes of identification and valuing the possibilities of existing.
Palavras-chave: Pensamentos Feministas Negros
Ensino de História
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Raça
Gênero
Antirracismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: CONCEIÇÃO, Hellen Pabline Leal. Sejamos todas/os professoras/es antirracistas: ensino de história e interlocuções dos pensamentos feministas negros para os anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 212 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2486
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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