Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2489
Tipo do documento: Artigo
Título: Saberes e práticas docentes na educação do aluno com transtorno do espectro autista (TEA): desafios, formação e possibilidades - uma revisão bibliográfica
Autor: Guimarães, Gabriela Marques de
Primeiro orientador: Oliveira, Mirian Folha de Araújo
Primeiro membro da banca: Brito, Ruamma
Segundo membro da banca: Ribeiro, Raimunda
Terceiro membro da banca: Oliveira, Mirian
Resumo: O estudo investiga as dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral deste artigo é investigar acerca de saberes e práticas docentes na educação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a perspectiva da literatura. Os objetivos específicos incluem: compreender em que consiste o Transtorno do Espectro Autista; analisar as concepções e bases legais sobre o Transtorno do Espectro Autista entre os professores, identificando diferentes perspectivas e entendimentos sobre o TEA; examinar as diretrizes e práticas recomendadas para a formação de professores, com foco em como capacitar esses profissionais para lidar de forma eficaz com alunos com TEA; analisar diretrizes e recomendações para a formação de professores; identificar os principais desafios de professores quanto a inclusão de alunos com TEA. A escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender e aperfeiçoar as práticas pedagógicas voltadas para alunos com TEA, considerando a crescente necessidade de inclusão desses alunos nas escolas regulares. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com a coleta de dados de produções acadêmicas disponíveis em plataformas digitais. Os resultados destacam a importância da formação específica dos professores para lidar com as particularidades do TEA e a necessidade de criar um ambiente acolhedor e inclusivo. Além disso, os resultados mostram que a falta de recursos e apoio pode ser uma barreira significativa para a inclusão de alunos com TEA. Em conclusão, o estudo sugere que a inclusão de alunos com TEA requer uma abordagem holística e integrada, que considere as necessidades individuais de cada estudante e crie oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades.
Abstract: This study investigates the difficulties faced by teachers when working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The general objective of this article is to investigate teaching knowledge and practices in the education of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), from the perspective of literature. The specific objectives include: understanding what Autism Spectrum Disorder consists of; analyzing the conceptions and legal bases on Autism Spectrum Disorder among teachers, identifying different perspectives and understandings about ASD; examining the guidelines and recommended practices for teacher training, focusing on how to train these professionals to deal effectively with students with ASD; analyzing guidelines and recommendations for teacher training; identifying the main challenges for teachers regarding the inclusion of students with ASD. The choice of this theme is justified by the need to understand and improve pedagogical practices aimed at students with ASD, considering the growing need for inclusion of these students in regular schools. The methodology used was a literature review, with data collected from academic productions available on digital platforms. The results highlight the importance of specific teacher training to deal with the particularities of ASD and the need to create a welcoming and inclusive environment. In addition, the results show that the lack of resources and support can be a significant barrier to the inclusion of students with ASD. In conclusion, the study suggests that the inclusion of students with ASD requires a holistic and integrated approach, which considers the individual needs of each student and creates opportunities for the development of their skills and potential.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Educação Inclusiva
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: GUIMARÃES, Gabriela Marques de. Saberes e práticas docentes na educação do aluno com transtorno do espectro autista (TEA): desafios, formação e possibilidades - uma revisão bibliográfica. 2025. 16 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2489
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf751,25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.