| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2489| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Saberes e práticas docentes na educação do aluno com transtorno do espectro autista (TEA): desafios, formação e possibilidades - uma revisão bibliográfica |
| Autor: | Guimarães, Gabriela Marques de |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Mirian Folha de Araújo |
| Primeiro membro da banca: | Brito, Ruamma |
| Segundo membro da banca: | Ribeiro, Raimunda |
| Terceiro membro da banca: | Oliveira, Mirian |
| Resumo: | O estudo investiga as dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral deste artigo é investigar acerca de saberes e práticas docentes na educação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a perspectiva da literatura. Os objetivos específicos incluem: compreender em que consiste o Transtorno do Espectro Autista; analisar as concepções e bases legais sobre o Transtorno do Espectro Autista entre os professores, identificando diferentes perspectivas e entendimentos sobre o TEA; examinar as diretrizes e práticas recomendadas para a formação de professores, com foco em como capacitar esses profissionais para lidar de forma eficaz com alunos com TEA; analisar diretrizes e recomendações para a formação de professores; identificar os principais desafios de professores quanto a inclusão de alunos com TEA. A escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender e aperfeiçoar as práticas pedagógicas voltadas para alunos com TEA, considerando a crescente necessidade de inclusão desses alunos nas escolas regulares. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com a coleta de dados de produções acadêmicas disponíveis em plataformas digitais. Os resultados destacam a importância da formação específica dos professores para lidar com as particularidades do TEA e a necessidade de criar um ambiente acolhedor e inclusivo. Além disso, os resultados mostram que a falta de recursos e apoio pode ser uma barreira significativa para a inclusão de alunos com TEA. Em conclusão, o estudo sugere que a inclusão de alunos com TEA requer uma abordagem holística e integrada, que considere as necessidades individuais de cada estudante e crie oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades. |
| Abstract: | This study investigates the difficulties faced by teachers when working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The general objective of this article is to investigate teaching knowledge and practices in the education of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), from the perspective of literature. The specific objectives include: understanding what Autism Spectrum Disorder consists of; analyzing the conceptions and legal bases on Autism Spectrum Disorder among teachers, identifying different perspectives and understandings about ASD; examining the guidelines and recommended practices for teacher training, focusing on how to train these professionals to deal effectively with students with ASD; analyzing guidelines and recommendations for teacher training; identifying the main challenges for teachers regarding the inclusion of students with ASD. The choice of this theme is justified by the need to understand and improve pedagogical practices aimed at students with ASD, considering the growing need for inclusion of these students in regular schools. The methodology used was a literature review, with data collected from academic productions available on digital platforms. The results highlight the importance of specific teacher training to deal with the particularities of ASD and the need to create a welcoming and inclusive environment. In addition, the results show that the lack of resources and support can be a significant barrier to the inclusion of students with ASD. In conclusion, the study suggests that the inclusion of students with ASD requires a holistic and integrated approach, which considers the individual needs of each student and creates opportunities for the development of their skills and potential. |
| Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) Educação Inclusiva Formação de Professores Práticas Pedagógicas |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | GUIMARÃES, Gabriela Marques de. Saberes e práticas docentes na educação do aluno com transtorno do espectro autista (TEA): desafios, formação e possibilidades - uma revisão bibliográfica. 2025. 16 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2489 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 751,25 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
