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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2491| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Adormecida, do conto de fadas à história em quadrinhos: arquétipos tradicionais e subversivos das personagens. |
| Autor: | Costa, Lorenna Maria Reduzino |
| Primeiro orientador: | Rocha, Dheiky do Rêgo Monteiro |
| Primeiro membro da banca: | Magalhães, Maria do Socorro Rios |
| Segundo membro da banca: | Machado, Samara Liz Silva |
| Resumo: | A adaptação do conto de fadas para linguagens contemporâneas, como as histórias em quadrinhos, vai além de simplesmente transferir um gênero para outro, sendo um processo de reinvenção cultural crítica e reflexiva. Ao serem adaptadas para novos formatos, essas narrativas ganham novos significados, interagindo com as mudanças sociais, estéticas e ideológicas atuais. Este trabalho propõe examinar como os arquétipos clássicos das figuras: princesa, herói, e vilã, presentes em “A Bela Adormecida do bosque”, dos irmãos Grimm, são reinterpretados na versão em quadrinhos Adormecida: cem anos para sempre, de Paula Mastroberti. A comparação pretende entender de que maneira essas representações simbólicas refletem e subvertem valores sociais firmemente estabelecidos, com foco nas ideias de amor, moralidade e autonomia das personagens. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter bibliográfico, fundamentada em teóricos que discutem a narrativa mítica, a adaptação intersemiótica e a linguagem dos quadrinhos. O referencial teórico inclui autores como Vogler (2006), que contribui com a análise da jornada do herói e dos arquétipos; Hutcheon (2013), cuja teoria da adaptação ilumina os mecanismos de transformação narrativa; Eisner (1989), referência na compreensão da gramática visual dos quadrinhos; e Bettelheim (2002), com sua leitura psicanalítica dos contos de fadas. A linguagem visual da obra de Mastroberti é estudada como instrumento essencial de crítica sociocultural. Conclui-se que a adaptação literária proposta por Mastroberti não apenas reconstrói uma narrativa clássica, mas opera uma subversão ética e estética, ao subverter os arquétipos convencionais em ferramentas críticas de questionamento das normatividades sociais vigentes. A história em quadrinhos, nesse sentido, reafirma-se como um espaço potente ao tensionar os limites entre tradição e contemporaneidade, pois a obra evidencia o poder da literatura ilustrada como campo fértil para o debate sobre identidade, subjetividade e transformação social. |
| Abstract: | The adaptation of fairy tales into contemporary formats, such as comic books, goes beyond merely transferring one genre into another; it constitutes a process of critical and reflective cultural reinvention. When adapted into new formats, these narratives acquire new meanings by engaging with current social, aesthetic, and ideological transformations. This study aims to examine how the classical archetypes of the princess, hero, and villain, present in “A Bela Adormecida do bosque” by the brothers Grimm, are reinterpreted in the comic book Adormecida: cem anos para sempre by Paula Mastroberti. The comparative analysis seeks to understand how these symbolic representations reflect and subvert deeply rooted social values, focusing on the concepts of love, morality, and character autonomy. Methodologically, this is a qualitative, bibliographic research project grounded in theoretical frameworks that explore mythical narrative structures, intersemiotic adaptation, and the language of comics. The theoretical foundation includes authors such as Vogler (2006), who contributes with the analysis of the hero's journey and archetypes; Hutcheon (2013), whose theory of adaptation sheds light on narrative transformation mechanisms; Eisner (1989), a key reference in understanding the visual grammar of comics; and Bettelheim (2002), known for his psychoanalytic reading of fairy tales. Mastroberti’s visual language is analyzed as an essential tool for sociocultural critique. The study concludes that Mastroberti’s literary adaptation not only reconstructs a classical narrative but also enacts an ethical and aesthetic subversion, transforming conventional archetypes into critical tools for questioning prevailing social norms. In this sense, the comic book reasserts itself as a powerful space for negotiating the boundaries between tradition and contemporaneity, highlighting the potential of illustrated literature as fertile ground for discussions on identity, subjectivity, and social transformation. |
| Palavras-chave: | Conto de Fadas História em Quadrinhos Adaptação Literária Arquétipos das Personagens |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | COSTA, Lorenna Maria Reduzino. Adormecida, do conto de fadas à história em quadrinhos: arquétipos tradicionais e subversivos das personagens. 2025. 61 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2491 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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