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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFolha, Nizete Núbia Macêdo-
dc.contributor.advisor1Silva, Michel Augusto Carvalho da-
dc.contributor.referee1Silva, Michel Augusto Carvalho da-
dc.contributor.referee2Sousa, Rafael Francisco de-
dc.contributor.referee3Santos, Luiz Antonio dos-
dc.date.accessioned2025-08-15T13:21:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFOLHA, Nizete Núbia Macêdo. O lúdico no ensino de inglês: estratégia essencial para o desenvolvimento da oralidade. 2025. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2496-
dc.description.resumoO presente estudo teve como abordagem a ludicidade como recurso de aprendizagem da Língua Inglesa. O objetivo da pesquisa centrou-se apresentar a ludicidade como recurso fundamental no desenvolvimento da oralidade em Língua Inglesa. Trazendo considerações importantes sobre como a Língua Inglesa aparece na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, documento institucional sancionado em 2017, que apresenta as competências especificas da área de linguagens na qual se enquadra o componente curricular de Língua Inglesa, bem como as seis competências especificas da língua inglesa, ainda tece considerações dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, documento de 1998. Em outro momento aparecem Santos (2000), Antunes (1999), com considerações sobre a ludicidade como recurso de aprendizagem. Já em relação a Almeida Filho (2015), Conserva e Silva (2016) suas contribuições teóricas foram sobre a abordagem comunicativa. Santos (2001) e Besseti (2006) teorizam acerca do papel do educador de língua inglesa. Portela (2006), Goes (2023) e Valente (1993) teorizaram sobre a internet, jogos digitais e a oralidade. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa enveredou-se pelo caminho da pesquisa bibliográfica, do tipo qualitativa. As duas hipóteses foram confirmadas no decorrer da pesquisa, comprovando que os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da oralidade, e que o professor de língua inglesa obtém sucesso quando se utiliza de metodologias que incentivem a resolução de problemas.por
dc.description.abstractThis study addressed playfulness as a resource for learning English. The objective of the research was to present playfulness as a fundamental resource in the development of oral skills in English. It brings important considerations about how the English language appears in the National Common Curricular Base (BNCC), an institutional document sanctioned in 2017, which presents the specific competencies of the language area in which the English language curricular component is included, as well as the six specific competencies of the English language, and also makes considerations of the National Curricular Parameters PCN, a document from 1998. At another time, Santos (2000) and Antunes (1999) appear, with considerations about playfulness as a learning resource. In relation to Almeida Filho (2015), Conserva and Silva (2016), their theoretical contributions were on the communicative approach. Santos (2001) and Besseti (2006) theorize about the role of the English language educator. Portela (2006), Goes (2023) and Valente (1993) theorized about the internet, digital games and orality. Regarding the methodological approach, the research followed the path of bibliographic research, of the qualitative type. Both hypotheses were confirmed during the research, proving that games and play help in the development of orality, and that the English language teacher is successful when using methodologies that encourage problem-solving.por
dc.description.provenanceSubmitted by Nizete Folha (nubiafolha62@gmail.com) on 2025-08-12T21:15:38Z No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA - NIZETE NUBIA.pdf: 699252 bytes, checksum: 119bb00edb37705cb8bac960254e588f (MD5) Termo de quitação do TCC.pdf: 305367 bytes, checksum: a821f7563a36b16dd93f0a6b5bd4b11a (MD5) Repositório Institucional.pdf: 588704 bytes, checksum: 943c2a33fef1199cb2dc2343d04266c1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-13T13:09:34Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Nizete Folha (nubiafolha62@gmail.com) on 2025-08-14T20:59:03Z No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA - NIZETE NUBIA.pdf: 699252 bytes, checksum: 119bb00edb37705cb8bac960254e588f (MD5) Termo de quitação do TCC.pdf: 305367 bytes, checksum: a821f7563a36b16dd93f0a6b5bd4b11a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_-_Nizete_assinado_assinado.pdf: 92150 bytes, checksum: e2bfe8608e22c9cd5692d0ce6e833a1b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-15T13:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA - NIZETE NUBIA.pdf: 699252 bytes, checksum: 119bb00edb37705cb8bac960254e588f (MD5) Termo de quitação do TCC.pdf: 305367 bytes, checksum: a821f7563a36b16dd93f0a6b5bd4b11a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_-_Nizete_assinado_assinado.pdf: 92150 bytes, checksum: e2bfe8608e22c9cd5692d0ce6e833a1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-15T13:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA - NIZETE NUBIA.pdf: 699252 bytes, checksum: 119bb00edb37705cb8bac960254e588f (MD5) Termo de quitação do TCC.pdf: 305367 bytes, checksum: a821f7563a36b16dd93f0a6b5bd4b11a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_-_Nizete_assinado_assinado.pdf: 92150 bytes, checksum: e2bfe8608e22c9cd5692d0ce6e833a1b (MD5) Previous issue date: 13-08-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectJogospor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectEnsino de Inglês-
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO lúdico no ensino de inglês: estratégia essencial para o desenvolvimento da oralidadepor
dc.typeMonografiapor
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