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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2496| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O lúdico no ensino de inglês: estratégia essencial para o desenvolvimento da oralidade |
| Autor: | Folha, Nizete Núbia Macêdo |
| Primeiro orientador: | Silva, Michel Augusto Carvalho da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Michel Augusto Carvalho da |
| Segundo membro da banca: | Sousa, Rafael Francisco de |
| Terceiro membro da banca: | Santos, Luiz Antonio dos |
| Resumo: | O presente estudo teve como abordagem a ludicidade como recurso de aprendizagem da Língua Inglesa. O objetivo da pesquisa centrou-se apresentar a ludicidade como recurso fundamental no desenvolvimento da oralidade em Língua Inglesa. Trazendo considerações importantes sobre como a Língua Inglesa aparece na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, documento institucional sancionado em 2017, que apresenta as competências especificas da área de linguagens na qual se enquadra o componente curricular de Língua Inglesa, bem como as seis competências especificas da língua inglesa, ainda tece considerações dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, documento de 1998. Em outro momento aparecem Santos (2000), Antunes (1999), com considerações sobre a ludicidade como recurso de aprendizagem. Já em relação a Almeida Filho (2015), Conserva e Silva (2016) suas contribuições teóricas foram sobre a abordagem comunicativa. Santos (2001) e Besseti (2006) teorizam acerca do papel do educador de língua inglesa. Portela (2006), Goes (2023) e Valente (1993) teorizaram sobre a internet, jogos digitais e a oralidade. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa enveredou-se pelo caminho da pesquisa bibliográfica, do tipo qualitativa. As duas hipóteses foram confirmadas no decorrer da pesquisa, comprovando que os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da oralidade, e que o professor de língua inglesa obtém sucesso quando se utiliza de metodologias que incentivem a resolução de problemas. |
| Abstract: | This study addressed playfulness as a resource for learning English. The objective of the research was to present playfulness as a fundamental resource in the development of oral skills in English. It brings important considerations about how the English language appears in the National Common Curricular Base (BNCC), an institutional document sanctioned in 2017, which presents the specific competencies of the language area in which the English language curricular component is included, as well as the six specific competencies of the English language, and also makes considerations of the National Curricular Parameters PCN, a document from 1998. At another time, Santos (2000) and Antunes (1999) appear, with considerations about playfulness as a learning resource. In relation to Almeida Filho (2015), Conserva and Silva (2016), their theoretical contributions were on the communicative approach. Santos (2001) and Besseti (2006) theorize about the role of the English language educator. Portela (2006), Goes (2023) and Valente (1993) theorized about the internet, digital games and orality. Regarding the methodological approach, the research followed the path of bibliographic research, of the qualitative type. Both hypotheses were confirmed during the research, proving that games and play help in the development of orality, and that the English language teacher is successful when using methodologies that encourage problem-solving. |
| Palavras-chave: | Oralidade Ludicidade Jogos Professor Metodologia Ensino de Inglês |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | FOLHA, Nizete Núbia Macêdo. O lúdico no ensino de inglês: estratégia essencial para o desenvolvimento da oralidade. 2025. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2496 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
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