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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Daiane da Silva Santos-
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Kariele da Silva-
dc.contributor.referee1Santos, Ana Kariele da Silva-
dc.contributor.referee2Barros, Edênia-
dc.contributor.referee3Costa, Francisco-
dc.date.accessioned2025-08-18T11:04:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Daiane da Silva Santos. Impactos da qualidade de vida e do estresse em professores de educação física: uma revisão narrativa. 2025. 36 f. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2499-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender os impactos da qualidade de vida e do estresse entre professores de Educação Física da rede pública, abordando aspectos como as condições de trabalho e os fatores estressantes que influenciam tanto o bem-estar quanto o desempenho profissional. A partir dessa análise, buscou-se avaliar de que maneira o estresse afeta a motivação e a saúde mental dos docentes, destacando a relevância de um ambiente de trabalho saudável para a melhoria do ensino e o maior engajamento dos alunos. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, que examinou evidências científicas sobre o tema. Os estudos analisados enfatizam significativamente como o estresse interfere na motivação e no equilíbrio emocional dos professores, reforçando a importância de condições adequadas de trabalho. A revisão contempla publicações entre os anos de 2005 a 2024, assegurando uma abordagem atualizada e abrangente.Com base nos resultados encontrados, foram propostas estratégias para promover a saúde física e mental dos professores de Educação Física, com ênfase na criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, no reconhecimento profissional e na oferta de suporte psicológico. Também se evidenciou a necessidade de fomentar a qualidade de vida dos docentes por meio de políticas e programas que incentivem o bem-estar, incluindo a prática regular de atividades físicas e o cuidado com a saúde pessoal.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the impacts of quality of life and stress among Physical Education teachers in public schools, addressing aspects such as working conditions and stress factors that influence both well-being and professional performance. Through this analysis, the study sought to assess how stress affects teachers’ motivation and mental health, highlighting the importance of a healthy work environment for improving teaching quality and increasing student engagement. This is a narrative literature review that examined scientific evidence on the topic. The studies analyzed significantly emphasize how stress interferes with teachers’ motivation and emotional balance, reinforcing the importance of adequate working conditions. The review covers publications from 2005 to 2024, ensuring an updated and comprehensive approach. Based on the findings, strategies were proposed to promote the physical and mental health of Physical Education teachers, with an emphasis on creating healthier work environments, professional recognition, and providing psychological support. The study also highlighted the need to foster teachers' quality of life through policies and programs that encourage well-being, including regular physical activity and personal health careeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daiane Rodrigues (daianes2maiky@gmail.com) on 2025-08-15T19:16:56Z No. of bitstreams: 2 TCC DAIANE REPOSITÓRIO.pdf: 270011 bytes, checksum: 6f377f0a2a81445cf1112c685eda46ae (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 62727 bytes, checksum: 8409178ce8ad471132f124c28407af9c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-18T11:04:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC DAIANE REPOSITÓRIO.pdf: 270011 bytes, checksum: 6f377f0a2a81445cf1112c685eda46ae (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 62727 bytes, checksum: 8409178ce8ad471132f124c28407af9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-18T11:04:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC DAIANE REPOSITÓRIO.pdf: 270011 bytes, checksum: 6f377f0a2a81445cf1112c685eda46ae (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 62727 bytes, checksum: 8409178ce8ad471132f124c28407af9c (MD5) Previous issue date: 2025-06-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectEstresse Profissionalpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectQualidade de Vidapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleImpactos da qualidade de vida e do estresse em professores de educação física: uma revisão narrativapor
dc.title.alternativeImpacts of quality of life and stress on physical education teachers: a narrative revieweng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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