| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2499| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Impactos da qualidade de vida e do estresse em professores de educação física: uma revisão narrativa |
| Título(s) alternativo(s): | Impacts of quality of life and stress on physical education teachers: a narrative review |
| Autor: | Rodrigues, Daiane da Silva Santos |
| Primeiro orientador: | Santos, Ana Kariele da Silva |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Ana Kariele da Silva |
| Segundo membro da banca: | Barros, Edênia |
| Terceiro membro da banca: | Costa, Francisco |
| Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender os impactos da qualidade de vida e do estresse entre professores de Educação Física da rede pública, abordando aspectos como as condições de trabalho e os fatores estressantes que influenciam tanto o bem-estar quanto o desempenho profissional. A partir dessa análise, buscou-se avaliar de que maneira o estresse afeta a motivação e a saúde mental dos docentes, destacando a relevância de um ambiente de trabalho saudável para a melhoria do ensino e o maior engajamento dos alunos. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, que examinou evidências científicas sobre o tema. Os estudos analisados enfatizam significativamente como o estresse interfere na motivação e no equilíbrio emocional dos professores, reforçando a importância de condições adequadas de trabalho. A revisão contempla publicações entre os anos de 2005 a 2024, assegurando uma abordagem atualizada e abrangente.Com base nos resultados encontrados, foram propostas estratégias para promover a saúde física e mental dos professores de Educação Física, com ênfase na criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, no reconhecimento profissional e na oferta de suporte psicológico. Também se evidenciou a necessidade de fomentar a qualidade de vida dos docentes por meio de políticas e programas que incentivem o bem-estar, incluindo a prática regular de atividades físicas e o cuidado com a saúde pessoal. |
| Abstract: | This study aimed to understand the impacts of quality of life and stress among Physical Education teachers in public schools, addressing aspects such as working conditions and stress factors that influence both well-being and professional performance. Through this analysis, the study sought to assess how stress affects teachers’ motivation and mental health, highlighting the importance of a healthy work environment for improving teaching quality and increasing student engagement. This is a narrative literature review that examined scientific evidence on the topic. The studies analyzed significantly emphasize how stress interferes with teachers’ motivation and emotional balance, reinforcing the importance of adequate working conditions. The review covers publications from 2005 to 2024, ensuring an updated and comprehensive approach. Based on the findings, strategies were proposed to promote the physical and mental health of Physical Education teachers, with an emphasis on creating healthier work environments, professional recognition, and providing psychological support. The study also highlighted the need to foster teachers' quality of life through policies and programs that encourage well-being, including regular physical activity and personal health care |
| Palavras-chave: | Educação Básica Estresse Profissional Professores Qualidade de Vida |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Educação Física |
| Citação: | RODRIGUES, Daiane da Silva Santos. Impactos da qualidade de vida e do estresse em professores de educação física: uma revisão narrativa. 2025. 36 f. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2499 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 263,68 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
