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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2500| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A ludicidade como ferramenta pedagógica e suas contribuições para a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização |
| Título(s) alternativo(s): | Playfulness as a pedagogical tool and its contributions to the learning of children in the literacy process |
| Autor: | Santos, Maria Beatriz de Abreu |
| Primeiro orientador: | Sousa, Maria Goreti da Silva |
| Primeiro membro da banca: | Sousa, Maria Goreti da Silva |
| Segundo membro da banca: | Batista, Suênya Marley Mourão |
| Terceiro membro da banca: | Sousa, Valdirene Gomes |
| Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender de que forma a ludicidade, enquanto ferramenta pedagógica, contribui na aprendizagem de crianças em processo de alfabetização. A discussão teórica foi fundamentada em autores que defendem o uso da ludicidade na educação, dentre os quais, destacam-se: Kishimoto (2002), Macedo; Petty e Passos (2005), Vygotsky (1991). Além disso, destaca-se a fundamentação em documentos legais como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Quanto aos aspectos metodológicos, usou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Para tanto, foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na zona sul de Teresina-Pi, com a colaboração de duas professoras alfabetizadoras. Como instrumento para a produção de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. As análises foram realizadas orientadas por três categorias, sendo elas: Concepções sobre o uso da ludicidade como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização; a utilização da ludicidade na aprendizagem de crianças no processo de alfabetização; e as contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no processo de alfabetização. Como resultados, o estudo apontou que, para as professoras, a ludicidade se apresenta como ferramenta pedagógica que contribui para a aprendizagem de crianças na alfabetização. Nos relatos docentes, destacam-se ainda que o uso de práticas lúdicas favorece no avanço do processo de ensino-aprendizagem, o que possibilita tornar a alfabetização mais acessível e eficiente para as crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Demonstra ainda como a ludicidade, usada pelos professores como uma ferramenta auxiliar, tem a função de inserir a criança neste cenário e contribuir para a aprendizagem da leitura e escrita. Por conseguinte, ressalta-se que, em decorrência de tais aquisições, o domínio da ludicidade, contribui também nos campos cognitivo, comportamental e afetivo. |
| Abstract: | The objective of this study was to understand how playfulness, as a pedagogical tool, contributes to the learning of children in the literacy process. The theoretical discussion was based on authors who defend the use of playfulness in education, among which the following stand out: Kishimoto (2002), Macedo; Petty and Passos (2005), Vygotsky (1991). In addition, the basis for this study is based on legal documents such as the Federal Constitution (1988), the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB, 1996) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). Regarding the methodological aspects, field research with a qualitative approach was used. For this purpose, it was carried out in a Municipal Center for Early Childhood Education, located in the southern area of Teresina-PI, with the collaboration of two literacy teachers. As an instrument for data production, a semi-structured interview was used. The analyses were carried out guided by three categories, namely: Conceptions about the use of playfulness as a pedagogical tool in the literacy process; the use of playfulness in children's learning in the literacy process; and the contributions of playfulness in children's learning in the literacy process. As a result, the study indicated that, for the teachers, playfulness presents itself as a pedagogical tool that contributes to children's learning in literacy. Teachers’ reports also highlight that the use of playful practices favors the advancement of the teaching-learning process, which makes it possible to make literacy more accessible and efficient for children in the early years of elementary school. It also demonstrates how playfulness, used by teachers as an auxiliary tool, has the function of inserting the child into this scenario and contributing to the learning of reading and writing. Therefore, it is emphasized that, as a result of such acquisitions, mastery of playfulness also contributes to the cognitive, behavioral and affective fields. |
| Palavras-chave: | Ludicidade Alfabetização Criança Ensino-Aprendizagem Desenvolvimento Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SANTOS, Maria Beatriz de Abreu. A ludicidade como ferramenta pedagógica e suas contribuições para a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização. 2025. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2500 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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