Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Flôr de Maria Rosa dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6449149877497876por
dc.contributor.advisor1Santana, Márcia Castelo Branco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8721944025638478por
dc.contributor.referee1Santana, Márcia Castelo Branco-
dc.contributor.referee2Castelo Branco, Maria do Perpetuo Socorro-
dc.contributor.referee3Silva, Edilene Lima da-
dc.date.accessioned2025-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Flôr de Maria Rosa dos. As relações de gêneros na trajetória artístico-musical da cantora Marília Mendonça entre 2014-2021.2025. 54 f. Monografia ( Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2502-
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre trajetória artístico-musical de Marilia Mendonça, a “Rainha da Sofrência” entre os anos 2014 e 2021. A análise transcorre pelo viés das relações de gênero imerso do contexto da indústria musical evidenciado pelo surgimento do “feminejo”. Dito isto, as questões que permeiam a pesquisa se dão da seguinte forma: como é retratado o gênero feminino dentro das letras musicais? Nos projetos e letras musicais da cantora quais os discursos que remetam ao movimento feminista? Quais são recorrentes e como estão evidenciados? Os discursos presentes no cenário musical abordam como é a inserção feminina nesse ambiente majoritariamente masculino? Por que e como Marília Mendonça é considerada por muitos a porta voz das realidades femininas? Para tanto, as fontes utilizadas se manifestam na análise de entrevistas concedidas pela artista, notícias relacionadas a ela, análise de suas letras musicais, bem como, trabalhados relacionados a Marília. No que tange a construção teórica deste estudo realizou-se uma análise bibliográfica para a construção dos conceitos discutidos. Assim, o trabalho tem como foco do sujeito Marilia Mendonça enquanto representante do movimento fonográfico feminejo na cena brasileira, que traz para a discussão pautas referentes ao empoderamento feminino.por
dc.description.abstractThis paper discusses the artistic and musical career of Marilia Mendonça, the “Queen of Sofrência” between 2014 and 2021. The analysis is carried out through the lens of gender relations immersed in the context of the music industry, evidenced by the emergence of “feminejo”. That said, the questions that permeate the research are as follows: how is the female gender portrayed in the lyrics? In the singer's musical projects and lyrics, which discourses refer to the feminist movement? Which are recurrent and how are they evidenced? Do the discourses present in the music scene address how women fit into this mostly male environment? Why and how is Marília Mendonça considered by many to be the voice of women's realities? To this end, the sources used include an analysis of interviews given by the artist, news related to her, an analysis of her musical lyrics, as well as works related to Marília. With regard to the theoretical construction of this study, a bibliographical analysis was carried out to build up the concepts discussed. As such, the work focuses on Marilia Mendonça as a representative of the female music movement on the Brazilian scene, who brings to the discussion agendas relating to female empowerment.por
dc.description.provenanceSubmitted by Flõr Santos (florsantos@aluno.uespi.br) on 2025-08-15T17:40:22Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA - FLÔR DE MARIA.pdf: 1291592 bytes, checksum: 30304f039c35493e812d1d305dea5faa (MD5) Termo de Autorizacao para Publicação - FLOR_DE_MARIA.pdf: 115936 bytes, checksum: 18bcd5781c5876031013045f7e68937d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-08-18T12:02:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA - FLÔR DE MARIA.pdf: 1291592 bytes, checksum: 30304f039c35493e812d1d305dea5faa (MD5) Termo de Autorizacao para Publicação - FLOR_DE_MARIA.pdf: 115936 bytes, checksum: 18bcd5781c5876031013045f7e68937d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-18T12:02:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA - FLÔR DE MARIA.pdf: 1291592 bytes, checksum: 30304f039c35493e812d1d305dea5faa (MD5) Termo de Autorizacao para Publicação - FLOR_DE_MARIA.pdf: 115936 bytes, checksum: 18bcd5781c5876031013045f7e68937d (MD5) Previous issue date: 2025-01-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino Campus Clovis Mourapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectRepresentatividadepor
dc.subjectFeminejopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleAs relações de gêneros na trajetória artístico-musical da cantora Marília Mendonça entre 2014-2021por
dc.title.alternativeGender relations in the artistic-musical trajectory of singer Marília Mendonça between 2014-2021.por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.