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Tipo do documento: Monografia
Título: A influência da fadiga mental sobre o uso de celular na aprendizagem motora sob a ótica do teste de retenção em adolescentes de 12 a 14 anos
Autor: Pinheiro, João Felipe Soares
Primeiro orientador: Leal, Marina Gonçalves
Primeiro coorientador: Silva, Jocelandio Batista
Primeiro membro da banca: Leal, Marina Gonçalves
Segundo membro da banca: Bezerra, Edênia Raquel Barros
Terceiro membro da banca: Santos, Ana Kariele da Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a relação entre a fadiga mental e a aprendizagem motora, abordando identificar e analisar o impacto da fadiga mental induzida pelo uso do celular em uma habilidade motora de adolescentes com faixa etária de 12 a 14 anos de idade. Partindo dessa premissa, a problemática que norteia a pesquisa é: A fadiga mental induzida pelo uso do celular interfere no desempenho do teste de retenção e aprendizagem motora em adolescentes de 12 a 14 anos? A importância deste tema reside ainda na escassez de estudos acerca dos efeitos da fadiga mental induzida pelo uso de celulares sobre a aprendizagem motora. Logo, ao investigar os efeitos da fadiga mental induzida pelo uso de celulares na aprendizagem motora, será possível fornecer um estímulo para a elaboração de intervenções que incentivem um uso mais saudável e responsável das tecnologias digitais por adolescentes, fomentando uma postura mais consciente e ativa diante do avanço tecnológico. A pesquisa tem como objetivo geral, analisar o efeito da fadiga mental sobre o uso do celular no teste de retenção associado a aprendizagem motora de uma habilidade de arremesso de dardos. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa experimental, de cunho descritivo, quantitativa e longitudinal. Este estudo envolveu 108 pessoas saudáveis, de ambos os sexos, com idades entre 12 a 14 anos. A coleta de dados ocorreu em 2 dias, onde houve a estratificação dos participantes em dois grupos: Grupo Fadiga (GF), que realizaram a tarefa do uso da rede social por 30 minutos aproximadamente e em seguida praticaram a tarefa de lançamento de dardo, e o Grupo Controle (GC), que assistiram a um conteúdo empolgante, mas emocionalmente neutro por 30 minutos (desenho do Kung Fu Panda), mimetizando o tempo gasto para acessar a rede social através do celular (smartphone), e também praticaram em seguida a tarefa de arremesso de dardos. Com isso, os participantes realizaram uma atividade de lançamento de dardos por baixo, realizando um movimento póstero-anterior do braço. Para avaliar a percepção subjetiva da fadiga mental, foi utilizada a EVA (Escala Visual Analógica), avaliando de maneira subjetiva o nível de fadiga mental atual dos participantes. Quanto aos resultados, em relação ao desfecho erro médio, ambos os grupos apresentaram desempenho similar no pré-teste. Somado a isto, observou-se uma diferença estatisticamente significativa para o fator tempo indicando melhora no desempenho motor ao longo da prática e consolidação da memória motora no teste de retenção de 24 horas, onde não se constatou significância estatística entre os grupos em relação à aprendizagem. Portanto, nas condições específicas desse estudo, a fadiga mental decorrente do uso do celular não interferiu na retenção de uma habilidade motora de lançamento de dardos em adolescentes de 12 a 14 anos, assim resultando em respostas homogêneas entre os grupos.
Abstract: This research investigates the relationship between mental fatigue and motor learning, specifically identifying and analyzing the impact of mental fatigue induced by cell phone use on a motor skill in adolescents aged 12 to 14. Based on this premise, the central research problem is: Does mental fatigue induced by cell phone use interfere with retention and motor learning performance in adolescents aged 12 to 14? The importance of this topic also lies in the scarcity of studies on the effects of mental fatigue induced by cell phone use on motor learning. Therefore, by investigating the effects of cell phone-induced mental fatigue on motor learning, it will be possible to stimulate the development of interventions that encourage healthier and more responsible use of digital technologies by adolescents, fostering a more conscious and active stance toward technological advancement. The general objective of this research is to analyze the effect of mental fatigue from cell phone use on the retention test associated with motor learning of a dart-throwing skill. Methodologically, this was an experimental, descriptive, and longitudinal study. It involved 108 healthy individuals of both sexes, aged between 12 and 14 years. Data collection occurred over two days, with participants stratified into two groups: the Fatigue Group (FG), who performed a social media task for approximately 30 minutes and then practiced the dart-throwing task; and the Control Group (CG), who watched engaging but emotionally neutral content (Kung Fu Panda cartoon) for 30 minutes, mimicking the time spent accessing social media via a smartphone, and also subsequently practiced the dart-throwing task. Participants performed an underhand dart-throwing activity, executing a postero-anterior arm movement. To evaluate the subjective perception of mental fatigue, the VAS (Visual Analog Scale) was used, subjectively assessing participants' current level of mental fatigue. Regarding the results, in terms of mean error outcome, both groups showed similar performance in the pre-test. In addition, a statistically significant difference was observed for the time factor, indicating improved motor performance throughout practice and consolidation of motor memory in the 24-hour retention test. However, no statistical significance was found between the groups regarding learning. Therefore, under the specific conditions of this study, mental fatigue resulting from cell phone use did not interfere with the retention of an underhand dart-throwing motor skill in adolescents aged 12 to 14, resulting in homogeneous responses between the groups.
Palavras-chave: Aprendizagem Motora
Fadiga Mental
Retenção
Uso do Celular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: PINHEIRO, João Felipe Soares. A influência da fadiga mental sobre o uso de celular na aprendizagem motora sob a ótica do teste de retenção em adolescentes de 12 a 14 anos. 2025. 69 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2511
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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