Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2517
Tipo do documento: Monografia
Título: Matemática e JavaScript: programação para ensino básico e técnico
Título(s) alternativo(s): Mathematics and JavaScript: programming for basic and technical education
Autor: Cruz, Gabriel Guimarães
Primeiro orientador: Oliveira, José Danuso Rocha de
Primeiro membro da banca: Almeida, Alessandro Wilk Silva
Segundo membro da banca: Farias, Rafael Rocha
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso explora a interseção entre a matemática e a programação com JavaScript, visando fornecer uma base sólida para o ensino básico e técnico. O objetivo é demonstrar como o uso do JavaScript pode facilitar a compreensão de conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais interativo e acessível. A pesquisa adota uma abordagem prática, com a elaboração de exemplos e exercícios que aplicam a teoria matemática em programas de JavaScript. As discussões destacam a importância da programação no ensino contemporâneo e como ela pode ser integrada ao currículo escolar para melhorar o desempenho dos alunos em matemática. Para alcançar esses objetivos, o estudo desenvolve uma série de aplicações práticas que ilustram conceitos fundamentais da matemática, como funções, álgebra, trigonometria e estatística, através da implementação em JavaScript. São apresentados também gráficos e visualizações interativas que ajudam a solidificar a compreensão teórica dos estudantes, permitindo uma visualização concreta dos problemas matemáticos. Além disso, a pesquisa analisa o impacto da utilização de ferramentas digitais no engajamento dos alunos e como estas podem contribuir para um aprendizado mais dinâmico e envolvente. A metodologia inclui a criação de um ambiente de programação acessível, com instruções detalhadas sobre a configuração e uso de ferramentas como Visual Studio Code e Node.js, facilitando a integração de JavaScript nas práticas pedagógicas. O estudo também considera as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir a relevância e aplicabilidade dos conteúdos abordados no contexto educacional brasileiro. O uso do JavaScript como ferramenta pedagógica enriquece o processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma maior interação dos estudantes com os conteúdos matemáticos e também prepara os alunos para o mercado de trabalho, onde habilidades em programação são cada vez mais valorizadas. Este trabalho destaca a importância de inovar nas estratégias de ensino, utilizando a tecnologia para tornar o aprendizado mais eficaz e atrativo.
Abstract: This Thesis explores the intersection between mathematics and programming with JavaScript, aiming to provide a solid foundation for basic and technical education. The objective is to demonstrate how the use of JavaScript can facilitate the understanding of mathematical concepts, making learning more interactive and accessible. The research adopts a practical approach, with the development of examples and exercises that apply mathematical theory in JavaScript programs. The discussions highlight the importance of programming in contemporary education and how it can be integrated into the school curriculum to improve students’ performance in mathematics. To achieve these objectives, the study develops a series of practical applications that illustrate fundamental mathematical concepts, such as functions, algebra, trigonometry, and statistics, through JavaScript implementation. Interactive graphs and visualizations are also presented to help solidify students’ theoretical understanding, allowing for a concrete visualization of mathematical problems. Additionally, the research analyzes the impact of using digital tools on student engagement and how these can contribute to more dynamic and engaging learning. The methodology includes the creation of an accessible programming environment, with detailed instructions on configuring and using tools like Visual Studio Code and Node.js, facilitating the integration of JavaScript into pedagogical practices. The study also considers the guidelines of the Brazilian National Common Core (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) to ensure the relevance and applicability of the content addressed in the Brazilian educational context. The use of JavaScript as a pedagogical tool enriches the teaching-learning process, promoting greater student interaction with mathematical content and also preparing students for the job market, where programming skills are increasingly valued. This work highlights the importance of innovating teaching strategies, using technology to make learning more effective and attractive.
Palavras-chave: Ensino Básica
JavaScript
Programação
Ensino Técnico
Ensino de Matemática
Área(s) do CNPq: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
ALGEBRA::LOGICA MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: CRUZ, Gabriel Guimarães. Matemática e JavaScript: programação para ensino básico e técnico. 2024. 70 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2517
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.