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Tipo do documento: Dissertação
Título: Partilhas carolineana e morrisiana: história e memória transnacional das relações de mulheres negras de 1960 a 1980
Título(s) alternativo(s): Carolinean and morrisian sharing: history and memory black women's transnational relations from 1960 to 1980
Autor: Campos, Aline da Silva 
Primeiro orientador: Sousa, Ana Cristina Meneses de
Segundo orientador: Durão, Gustavo de Andrade
Primeiro membro da banca: Lomas, Laura
Segundo membro da banca: Fernandez, Rafaella
Terceiro membro da banca: Barbosa, Maria da vitória
Resumo: A presente dissertação é uma pesquisa histórica, documental e iconográfica que visa analisar as conexões estabelecidas na literatura de mulheres negras do século XX, no tocante à reflexão sobre as questões étnico-raciais, que dizem respeito aos denominados períodos históricos do “colonialismo” e “pós colonialismo”, partindo da análise feita por Aníbal Quijano (2019) sobre a colonialidade do poder. Para este fim, utilizamos duas obras literárias como objeto de estudo: Quarto de Despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus e Amada (1987), de Toni Morrison. A análise foi realizada com base no método da História Cruzada, sob o viés da literatura comparada, de modo a conectar semelhanças e diferenças entre os livros e as recepções das autoras que, apesar de escreverem de lugares geográficos e sociais diferentes – Brasil e Estados Unidos, respectivamente –, revelam, por meio da escrita, relações étnico-raciais. Também utilizamos o método da micro-história-italiana de Carlo Ginzburg, a fim de realizar uma pesquisa interdisciplinar, relacionando História e Literatura em interface com as dimensões da memória existentes na poética das autoras. Nosso objetivo geral foi, no princípio, construir um panorama das relações étnico-raciais para evidenciar o protagonismo das mulheres negras ao longo da História, principalmente entre o recorte temporal de 1960 e 1980, por se tratar de um período marcadamente protagonizado por mulheres negras na literatura, conforme o registro das obras analisadas. Correlacionamos o estudo com o conceito de partilha do sensível, de Jacques Rancière (2000), buscando compreender como este conceito está contido nos textos literários de Carolina Maria de Jesus e Toni Morrison. Concluímos que as obras partilham memórias que contêm testemunhos históricos sobre o protagonismo das mulheres negras, possibilitando o fortalecimento da temática. Utilizamos referenciais teóricos de intelectuais como Raymond Williams (2001), Jeanne Gagnebin (2009) e Lélia Gonzalez (2002). Para esta pesquisa, reunimos um acervo de fontes sobre as autoras, disponíveis na Biblioteca Digital Nacional, no Instituto Moreira Salles, e no site eletrônico Getty Images, sendo este último o que contém o maior acervo de fotografias históricas sobre Toni Morrison, que juntamente com as demais fontes, nos auxiliou a contextualizar a vida e trajetória das autoras. Também realizamos um levantamento bibliográfico com base nas pesquisas disponíveis no banco de dissertações e teses da Capes. Assim, este estudo contribui para a ampliação do conhecimento sobre o protagonismo das mulheres negras na Literatura e na História, tomando como base a escrita sensível que ambas deixaram como fonte de memória histórica para o estudo desse período.
Abstract: This dissertation is a historical, documentary, and iconographic study that aims to analyze the connections established in 20th-century Black women's literature regarding reflections on ethnic-racial issues related to the so-called historical periods of "colonialism" and "post-colonialism," drawing on Aníbal Quijano's (2019) analysis of the coloniality of power. To this end, we used two literary works as objects of study: "Quarto de Despejo" (1960), by Carolina Maria de Jesus, and "Amada" (1987), by Toni Morrison. The analysis was conducted using the method of Crusader History, under the perspective of comparative literature, in order to connect similarities and differences between the books and the receptions of the authors who, despite writing from different geographical and social places —Brazil and the United States, respectively—reveal, through their writing, ethnic-racial relations. We also used Carlo Ginzburg's Italian microhistory method to conduct interdisciplinary research, linking History and Literature with the dimensions of memory present in the authors' poetics. Our overall objective was, initially, to construct a panorama of ethnic-racial relations to highlight the protagonism of Black women throughout history, particularly between the 1960s and 1980s, as this was a period markedly dominated by Black women in literature, as evidenced by the works analyzed. We correlated the study with Jacques Rancière's (2000) concept of the sharing of the sensible, seeking to understand how this concept is reflected in the literary texts of Carolina Maria de Jesus and Toni Morrison. We concluded that the works share memories that contain historical testimonies about the protagonism of Black women, enabling the strengthening of the theme. We used theoretical frameworks from intellectuals such as Raymond Williams (2001), Jeanne Gagnebin (2009), and Lélia Gonzalez (2002). For this research, we gathered a collection of sources about the authors, available at the National Digital Library, the Moreira Salles Institute, and the Getty Images website. The latter contains the largest collection of historical photographs of Toni Morrison, which, along with other sources, helped us contextualize the authors' lives and trajectories. We also conducted a bibliographical survey based on research available in the Capes dissertation and theses database. Thus, this study contributes to expanding knowledge about the protagonism of Black women in Literature and History, drawing on the sensitive writings that both left as a source of historical memory for the study of this period.
Palavras-chave: História Cruzada
Interdisciplinaridade
Literatura Comparada
Mulheres Negras
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura
Citação: CAMPOS, Aline da Silva. Partilhas carolineana e morrisiana: história e memória transnacional das relações de mulheres negras de 1960 a 1980. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2526
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura

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