| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2528| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Ensino do clima na educação básica: uma análise da abordagem do professor e a contribuição do livro didático de geografia em escolas públicas de Teresina-PI |
| Autor: | Lima, Joel Rodrigo da Silva |
| Primeiro orientador: | Feitosa, Maria Suzete Sousa |
| Resumo: | As formas de abordagens e tratamento ao tema do ensino de Clima por professores nas escolas públicas de Teresina-PI, é de suma importância haja visto que, a capital sofre variações climáticas, como na temperatura e umidade relativa do ar. É também alentado a pesquisa, a grande contribuição dos livros didáticos nesta discussão, como principal apoio metodológico do professor e aluno dentro do ensino escolar. A problemática da pesquisa consiste na perspectiva do autor em compreender de que forma a abordagem do professor e do livro didático no ensino de Geografia contribui para a aprendizagem geográfica dos alunos, e sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o ensino do clima na educação básica a partir da abordagem do professor e de livros didáticos de Geografia em escolas públicas de Teresina-PI. As amostras da pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários foram coletados, e identificado que a análise dos livros didáticos tiveram um “empobrecimento” de conteúdos em geral, principalmente de clima, ao se comparar o livro adotado no Ensino Fundamental com o do Ensino Médio. O desenvolvimento do presente trabalho possibilitou conhecer a importância da temática em um contexto dessas abordagens tratadas na revisão bibliográfica, feita no intuito de enriquecer a discussão dos resultados. Assim, feita a análise dessas abordagens, o ensino do clima na educação escolar se mostrou de forma desafiadora fora da sala de aula, pois, falta apoio metodológicos, e salas com instrumentos específicas, como um laboratório, que orientem melhor o ensino-aprendizagem, motivando assim, os alunos a terem mais vontade de aprender e contribuir como futuro profissionais dentro do convívio integrador de uma sociedade. |
| Abstract: | The forms of approaches and treatment of the topic of teaching Climate by teachers in public schools in Teresina-PI, is of paramount importance given that the capital undergoes climate variations, such as temperature and relative humidity. Research is also encouraged, the great contribution of textbooks in this discussion, as the main methodological support of the teacher and student within school education. The problem of the research consists of the author's perspective of understanding how the approach of the teacher and the textbook in teaching Geography contributes to the geographical learning of students, and therefore, the objective of this work was to analyze the teaching of climate in education from the teacher's approach and Geography textbooks in public schools in Teresina-PI. Samples from bibliographical research, interviews and questionnaires were collected, and it was identified that the analysis of textbooks had an “impoverishment” of contents in general, mainly of climate, when comparing the book adopted in Elementary School with that of High School. The development of this work made it possible to know the importance of the theme in a context of these approaches treated in the bibliographic review, carried out in order to enrich the discussion of the results. Thus, after analyzing these approaches, teaching the climate in school education proved to be challenging outside the classroom, since there is a lack of methodological support, and rooms with specific instruments, such as a laboratory, that better guide teaching-learning, thus motivating students to be more willing to learn and contribute as future professionals within the integrative coexistence of a society. |
| Palavras-chave: | Ensino de Geografia Ensino de Clima Livro Didático |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Geografia |
| Citação: | LIMA, Joel Rodrigo da Silva. Ensino do clima na educação básica: uma análise da abordagem do professor e a contribuição do livro didático de geografia em escolas públicas de Teresina-PI. 2022. 75 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2528 |
| Data de defesa: | 2022 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
