Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2531
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os conceitos-chave da geografia na educação básica: uma análise elaborada através de experiências em turmas do 6° ano do ensino fundamental em escolas de Teresina
Autor: Silva, Francisca Vitória da Cunha
Primeiro orientador: Martins Filho, Jorge
Resumo: Os conceitos-chave da ciência geográfica, ao serem trabalhados no ensino de Geografia no decorrer do processo de ensino-aprendizagem na educação básica, são fundamentais para o desenvolvimento de um pensamento crítico, ativo e autônomo dos alunos já nesta fase, visto que permitem ao aluno conhecer o espaço por ele habitado mediante a sua realidade e a realidade global. Considerando o contexto da educação básica no Brasil, existe nas diretrizes escolares um direcionamento para se trabalhar esses conceitos a partir da prática docente, que deve estimular nos alunos a formação desse conhecimento científico relacionado com os conhecimentos do cotidiano dos alunos. Considerando a importância dessa temática, o presente trabalho aponta como questão-problema o entendimento de como ocorre a aplicação dos conceitos-chave da ciência geográfica no ensino de Geografia na educação básica. Assim, mediante a importância de se trabalhar essa temática no contexto da atualidade, o respectivo objetivo geral proposto consistiu em analisar a compreensão de alunos do 6º ano do ensino fundamental de escolas privadas de Teresina-PI sobre os conceitos-chave da Geografia. Como parte dos processos metodológicos adotados no decorrer da pesquisa, esta inicialmente partiu de uma natureza aplicada, com caráter metodológico baseado na pesquisa exploratória e explicativa, com abordagem consistindo tanto na pesquisa qualitativa quanto na pesquisa quantitativa. Como instrumentos para a coleta de dados, tornou-se necessária a utilização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, esta última realizada a partir de um recorte espacial consistindo em duas escolas da rede privada de ensino da cidade de Teresina-PI, onde tiveram como participantes, através da aplicação de um questionário, alunos do 6º ano do ensino fundamental II e os professores da disciplina de Geografia. Com relação aos resultados obtidos, após a realização da tabulação e análise das respostas contidas no questionário, foi possível compreender que a maioria dos alunos participantes (70%) já estudaram ou compreendem os conceitos-chave da Geografia, o que denota uma preocupação tanto da escola como dos professores em utilizar-se do conhecimento científico no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Embora evidenciem-se desafios no qual (30%) dos alunos ainda possuem dificuldades em compreender tais conceitos, já existe em ambas as escolas e professores participantes ações que visam mitigar ou reverter tais dificuldades na aprendizagem dos alunos. Portanto, a partir das informações levantadas neste trabalho, compreende-se que os conceitos-chave da Geografia precisam de fato estar presentes em todo o processo de ensino-aprendizagem, pois tornam-se elementos fundamentais para a formação crítica e geográfica dos alunos.
Abstract: The key concepts of the science of geography, when worked on in the teaching of geography during the teaching-learning process in basic education, are fundamental for the development of a critical, active and autonomous thinking of the students already at this stage, since they allow the student to know the space inhabited by him through his reality and the global reality. Considering the context of basic education in Brazil, there is a direction in the school guidelines to work on these concepts, based on teaching practice, which should stimulate in students the formation of this scientific knowledge related to the knowledge of students' daily lives. Considering the importance of this theme, the present work points out as a problem the understanding of how the application of the key concepts of geographic science occurs in the teaching of Geography in basic education. Thus, due to the importance of working on this theme in the context of the present day, the respective general objective proposed was to analyze the understanding of students of the 6th year of elementary school of private schools in Teresina-PI, about the key concepts of Geography. As part of the methodological processes adopted in the course of the research, it initially started from an applied nature, with a methodological character based on exploratory and explanatory research, with an approach consisting of both qualitative research and quantitative research, and as instruments for data collection it became necessary to use bibliographic research, documentary research and field research. This was finally carried out from a spatial clipping consisting of two schools of the private education network in the city of Teresina-PI, where students of the 6th year of elementary school and teachers of the discipline of Geography had as participants through the application of a questionnaire. Regarding the results obtained, after tabulating and analyzing the answers contained in the questionnaire, it was possible to understand that most of the participating students (70%) have already studied or understand the key concepts of Geography, which denotes a concern of both the school and the teachers to use scientific knowledge during the teaching-learning process. Although there are challenges in which (30%) of the students still have difficulties in understanding such concepts, there are already actions in both schools and participating teachers that aim to mitigate or reverse such difficulties in student learning. Therefore, from the information collected in this work, it is understood that the key concepts of Geography need to be present in the entire teaching-learning process, as they become fundamental elements for the critical and geographical formation of students.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Conceitos-Chave
Ciência Geográfica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: SILVA, Francisca Vitória da Cunha. Os conceitos-chave da geografia na educação básica: uma análise elaborada através de experiências em turmas do 6° ano do ensino fundamental em escolas de Teresina. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2531
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf496,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.