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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2532Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Francisco Gersson da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Mendes, Larissa Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:47Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Gersson da. As consequências do ensino remoto no processo de ensino aprendizagem de geografia no período pós pandemia. 2023. 77 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2532 | - |
| dc.description.resumo | pandemia do covid-19 trouxe muitas consequências sem todos os âmbitos da sociedade, na educação esses impactos foram bastante significativos, e envolveram todos os sujeitos participantes do processo de construção do ensino: alunos, professores, gestores dentre outros. Decorrente principalmente de uma ação emergencial dos governos tanto a nível federal como estadual e municipal, a aplicação do ensino remoto nas escolas brasileiras ocorreu em sua maioria através de uma tentativa de amenizar os prejuízos provocados na aprendizagem dos alunos, visto a necessidade de um isolamento e distanciamento dos espaços físicos da escola, essas medidas assim ocorreram justamente com a implementação de um ensino realizado através de dispositivos tecnológicos em ambientes virtuais, o que em sua totalidade não atendeu as expectativas e ainda assim gerou danos a aprendizagem dos alunos, em função das muitas dificuldades evidenciadas. Assim o respectivo trabalho, consistiu nesse problema de estabelecer um entendimento de como ocorreu o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia no decorrer do ensino remoto e após o retorno as aulas presenciais, para isso teve como universo pesquisado uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Teresina-PI. Para complementação do estudo o objetivo geral proposto consistiu em: compreender as consequências do ensino remoto emergencial para o processo de ensino aprendizagem de Geografia no período pós-pandemia do Covid-19,e dois objetivos específicos: Verificar os impactos do ensino remoto emergencial para o professor e para os alunos do 9° ano do ensino fundamental no período pós-pandemia; Identificar a importância dos recursos didáticos para a efetivação do ensino-aprendizagem em Geografia no período de ensino remoto emergencial durante a pandemia e pós pandemia. Em relação aos processos metodológicos a pesquisa desenvolvida consistiu baseada através de, natureza aplicada, com caráter exploratório e explicativo, com a abordagem consistindo tanto na pesquisa qualitativa quanto na pesquisa quantitativa, ainda referindo-se como complemento para o processo de coleta de dados utilizou-se tanto da pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como: Azevedo (2020); Callai (2011);Cavalcanti (2014); Libâneo (2013); Silva (2011); Zabala (1998), entre outros, pesquisa documental e pesquisa de campo, esta realizada na escola a partir da aplicação com um quantitativo de 10% dos alunos do 9o ano da Escola, e com a professora do ensino fundamental II da disciplina de Geografia. Dos resultados encontrados pode-se destacar que o ensino remoto emergencial teve significativos efeitos no que se refere a aprendizagem dos conteúdos de Geografia, no qual os alunos assim como a professora tiveram muitas dificuldades, tanto em repassar e trabalhar estes conteúdos no ambiente virtual como na própria aprendizagem, Desse modo, é possível concluir que ao consideramos, diante das discussões apresentadas, as conseqüências do ensino remoto emergencial no decorrer da pandemia do covid-19, impactou diretamente no processo de ensino aprendizagem da Geografia escolar a partir do olhar do professor e dos alunos. | por |
| dc.description.abstract | The covid-19 pandemic brought many consequences in all spheres of society, in education these impacts were quite significant, and involved all subjects participating in the teaching construction process: students, teachers, managers, among others. Resulting mainly from an emergency action by governments at the federal, state and municipal levels, the application of remote teaching in Brazilian schools occurred mostly through an attempt to mitigate the damage caused to student learning, given the need for isolation and distancing from the physical spaces of the school, these measures thus occurred precisely with the implementation of teaching carried out through technological devices in environments which in its entirety did not meet expectations and still caused damage to student learning, due to the many difficulties evidenced.Thus, the respective work consisted of this problem of establishing an understanding of how the learning process of students in the discipline of Geography occurred during remote teaching and after the return to face-to-face classes, for this it had as a researched universe a school of the state education network located in the city of Teresina-PI,called CETI School Professor Milton Aguiar in the work called in the work School. To complement the study, the general objective proposed was: to understand the consequences of emergency remote teaching for the teaching-learning process of Geography in the post-Covid-19 pandemic period,and two specific objectives: Verify the impacts of emergency remote teaching for teachers and 9th grade students in the post-pandemic period; Identify the importance of teaching resources for the implementation of teaching-learning in Geography in the period of emergency remote teaching during the pandemic and post-pandemic In relation to the methodological processes, the research developed consisted based on an applied nature, with an exploratory and explanatory character, with the approach consisting of both qualitative and quantitative research, still referring as a complement to the data collection process, it was used both bibliographic based on authors such as: Azevedo (2020); Callai (2011);Cavalcanti (2014);Libâneo (2013); Silva (2011); Zabala (1998), among others,research, documentary research and field research, the latter carried out in the school from the application with a quantity of 10% of the students of the 9th year of the School Y, and with the teacher of Elementary School II of the discipline of Geography. From the results found, it can be highlighted that emergency remote teaching had significant effects when it comes to learning Geography content, in which the students as well as the teacher had many difficulties, both in reviewing and working on these contents in the virtual environment and in the own learning. Thus, it is possible to conclude that when we consider, in view of the discussions presented, the consequences of emergency remote teaching during the covid-19 pandemic, it directly impacted the teaching process of learning school Geography from the teacher's perspective and from the students. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-08-21T18:51:24Z No. of bitstreams: 2 Termo de autorização.pdf: 1715429 bytes, checksum: bdb414a80e14decc1ac9793ecf572389 (MD5) Monografia completa.pdf: 975815 bytes, checksum: 283b06f5e3dd448fc362684a877a7086 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-22T11:47:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de autorização.pdf: 1715429 bytes, checksum: bdb414a80e14decc1ac9793ecf572389 (MD5) Monografia completa.pdf: 975815 bytes, checksum: 283b06f5e3dd448fc362684a877a7086 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-22T11:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de autorização.pdf: 1715429 bytes, checksum: bdb414a80e14decc1ac9793ecf572389 (MD5) Monografia completa.pdf: 975815 bytes, checksum: 283b06f5e3dd448fc362684a877a7086 (MD5) Previous issue date: 2023-08-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Geografia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino Remoto | por |
| dc.subject | Pandemia | por |
| dc.subject | Ensino de Geografia | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
| dc.title | As consequências do ensino remoto no processo de ensino aprendizagem de geografia no período pós-pandemia | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
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|---|---|---|---|---|
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