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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, Ruan Santos-
dc.contributor.advisor1Riedel, Márlia Socorro Lima-
dc.date.accessioned2025-08-25T12:51:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBASTOS, Ruan Santos. A proposta de ensino bilíngue de língua inglesa em uma escola de ensino fundamental I de Teresina: fato ou fake? – uma reflexão a partir da análise do material didático utilizado em sala de aula. 2022. 40 folhas. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2541-
dc.description.resumoCom a criação das Diretrizes e Lei de Bases (LDB), em 1996, houve a necessidade de introduzir uma língua estrangeira já desde o ensino fundamental I nas escolas de Ensino Básico do Brasil. Assim, o inglês passou a fazer parte dos currículos do ensino fundamental em todas as escolas públicas e privadas, pois o domínio dessa língua é fundamental para a vida do cidadão. Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a língua inglesa passa ao status de língua franca e, para isso, preconiza um ensino baseado no desenvolvimento das quatro habilidades a fim de tornar o aluno brasileiro um falante da língua inglesa. O presente trabalho tem, por objetivo, analisar o material didático utilizado em uma escola particular de ensino fundamental, em Teresina, que se autodenomina bilíngue, a fim de constar se o livro didático adotado na escola efetivamente atende ao ensino de língua inglesa proposto à luz da abordagem sociointeracionista, baseando-se nos estudos de autores como Vygotsky (1999), Schütz (2018), Moura (2018), entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva-analítica e de abordagem qualitativa, tendo sido realizada por meio da análise de 13 extratos de livros didáticos de Língua Inglesa, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, adotados por uma escola particular bilíngue da cidade de Teresina. Verificou-se, a partir da análise do livro didático, que o ensino de língua inglesa para as crianças das séries analisadas precisa ser mais efetivo para que se aproveite ao máximo as vantagens do ensino bilíngue, tendo em vista que o material didático não utiliza, de fato, estratégias bilíngues para o ensino da língua, sendo ainda pautado em um modelo estruturalista de repetição em detrimento da interação linguística que proporcionem o uso do inglês em situações reais de comunicação a fim do aluno alcançar a aquisição e desenvolvimento da fluência em língua inglesapor
dc.description.abstractWith the creation of the guidelines and basic laws, in 1996, there was a need of introducing a foreign language in elementary school. Therefore, English started to be part of the private and public elementary schools’ curriculum, since the importance of this language in citizen’s life. With the Common National Curriculum Base (CNCB) the English Language begins the status of lingua franca, and for that, advocate the teaching based on the four abilities development in order to make the Brazilian’s students in English Language speakers. This work main goal is to analyze the didactic material in a particular elementary private school, in Teresina, that is self-styled as a Bilingual school. In order to check if the didactic material adopted by the school effectively supply the English language teaching proposed by socio interactionist approach, basing in the studies of authors as Vygotsky (1999), Schütz (2018), Moura (2018), and many others. This is bibliography research, descriptive–analytical type and qualitative approach, being held by means of analyses of 13 extracts of the English didactic books from 1st to 5th grade, adopted by a Bilingual school of the city of Teresina. It was verified that as of the analyses of the didactic material ,that the English language teaching to the children from the grades analyzed needs to be more effective to take full advantage of the advantages of the bilingual education, since the material doesn’t use the bilingual strategies to teach, being still based on structuralist model of repetition to the detriment of linguistic interaction and its use in real communication that provided the acquisition and development of fluency in the English language. Keywords: Didactic material. Bilingual teaching. Socio interactionist.eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-25T12:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RUAN TCC COMPLETO.pdf: 2058134 bytes, checksum: 96810b762ea0a107d12d18abac63f267 (MD5) RUAN_Termo_assinado_assinado COORDEN.pdf: 221530 bytes, checksum: 1a538f21a675a0bb9d97f7874d1f37e2 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino Bilínguepor
dc.subjectSociointeracionismopor
dc.subjectEnsino de Inglêseng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleA proposta de ensino bilíngue de língua inglesa em uma escola de ensino fundamental I de Teresina: fato ou fake? – uma reflexão a partir da análise do material didático utilizado em sala de aulapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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