Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2547
Tipo do documento: Artigo
Título: Aprendizagem de química do 3º ano por meio de mapas conceituais
Título(s) alternativo(s): Aprendizaje de química del 3º er año mediante mapas conceptuales
Autor: Sousa Júnior, Waldimir Rodrigues de 
Primeiro orientador: França, Aline Aparecida Carvalho
Segundo orientador: Damacena, Dihêgo Henrique Lima
Resumo: Os mapas conceituais são uma ferramenta de auxílio ao professor e aluno, onde ajuda na fixação de pontos importantes dos assuntos ministrados em sala de aula. Visando o perfil dos novos alunos acadêmicos, que não são apenas HDs que armazenam conteúdos, mas que buscam o real debate de conteúdos entre professor e aluno buscando levar até as salas de aulas os aprendizados, perguntas e questionamentos obtidos durante leituras e vivencia no seu cotidiano, este trabalho visa a obtenção da perspectiva inovadora dos mapas conceituas na sua aplicação, sendo realizado numa turma de 3ª ano do ensino médio, na disciplina de Química. O trabalho se concentrou na análise do desenvolvimento dos alunos e a obtenção da perspectiva dos mesmos sobre a utilização dos mapas conceituais no aprendizado, levando em consideração os assuntos já ministrados a eles, fazendo assim um levantamento de dados objetivos e específicos. Após a primeira abordagem, 39,3% dos alunos atenderam aos critérios estabelecidos. Com a construção de um segundo mapa conceitual, 67,8% seguiram 4 a 5 dos critérios, mostrando melhora significativa. Apesar disso, dificuldades como falta de hierarquização e frases de ligação foram observadas, mas a metodologia mostrou-se eficaz.
Abstract: Los mapas conceptuales son una herramienta de apoyo para el profesor y el alumno, ya que ayudan en la fijación de puntos importantes de los temas impartidos en el aula. Teniendo en cuenta el perfil de los nuevos estudiantes académicos, que no son solo discos duros que almacenan contenidos, sino que buscan el debate real de contenidos entre profesor y alumno, llevando al aula los aprendizajes, preguntas y cuestionamientos obtenidos durante sus lecturas y vivencias cotidianas, este trabajo tiene como objetivo obtener una perspectiva innovadora sobre la aplicación de los mapas conceptuales. Se realizó con un grupo de tercer año de la escuela secundaria, en la asignatura de química. El trabajo se centró en el análisis del desarrollo de los estudiantes y la obtención de su perspectiva sobre el uso de los mapas conceptuales en el aprendizaje, teniendo en cuenta los temas ya impartidos, lo que permitió una recopilación de datos objetivos y específicos. Tras la primera fase, el 39,3% de los estudiantes cumplió con los criterios establecidos. Con la construcción de un segundo mapa conceptual, el 67,8% cumplió entre 4 y 5 de los criterios, mostrando una mejora significativa. A pesar de ello, se observaron dificultades como la falta de jerarquización y frases de enlace, pero la metodología demostró ser eficaz.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Mapas Conceituas
Ensino de Química
Área(s) do CNPq: QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Química
Citação: SOUSA JUNIOR, Waldimir Rodrigues de. Aprendizagem de química do 3º ano por meio de mapas conceituais. 2024. 17 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2547
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Química (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf701,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.