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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2547| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Aprendizagem de química do 3º ano por meio de mapas conceituais |
| Título(s) alternativo(s): | Aprendizaje de química del 3º er año mediante mapas conceptuales |
| Autor: | Sousa Júnior, Waldimir Rodrigues de ![]() |
| Primeiro orientador: | França, Aline Aparecida Carvalho |
| Segundo orientador: | Damacena, Dihêgo Henrique Lima |
| Resumo: | Os mapas conceituais são uma ferramenta de auxílio ao professor e aluno, onde ajuda na fixação de pontos importantes dos assuntos ministrados em sala de aula. Visando o perfil dos novos alunos acadêmicos, que não são apenas HDs que armazenam conteúdos, mas que buscam o real debate de conteúdos entre professor e aluno buscando levar até as salas de aulas os aprendizados, perguntas e questionamentos obtidos durante leituras e vivencia no seu cotidiano, este trabalho visa a obtenção da perspectiva inovadora dos mapas conceituas na sua aplicação, sendo realizado numa turma de 3ª ano do ensino médio, na disciplina de Química. O trabalho se concentrou na análise do desenvolvimento dos alunos e a obtenção da perspectiva dos mesmos sobre a utilização dos mapas conceituais no aprendizado, levando em consideração os assuntos já ministrados a eles, fazendo assim um levantamento de dados objetivos e específicos. Após a primeira abordagem, 39,3% dos alunos atenderam aos critérios estabelecidos. Com a construção de um segundo mapa conceitual, 67,8% seguiram 4 a 5 dos critérios, mostrando melhora significativa. Apesar disso, dificuldades como falta de hierarquização e frases de ligação foram observadas, mas a metodologia mostrou-se eficaz. |
| Abstract: | Los mapas conceptuales son una herramienta de apoyo para el profesor y el alumno, ya que ayudan en la fijación de puntos importantes de los temas impartidos en el aula. Teniendo en cuenta el perfil de los nuevos estudiantes académicos, que no son solo discos duros que almacenan contenidos, sino que buscan el debate real de contenidos entre profesor y alumno, llevando al aula los aprendizajes, preguntas y cuestionamientos obtenidos durante sus lecturas y vivencias cotidianas, este trabajo tiene como objetivo obtener una perspectiva innovadora sobre la aplicación de los mapas conceptuales. Se realizó con un grupo de tercer año de la escuela secundaria, en la asignatura de química. El trabajo se centró en el análisis del desarrollo de los estudiantes y la obtención de su perspectiva sobre el uso de los mapas conceptuales en el aprendizaje, teniendo en cuenta los temas ya impartidos, lo que permitió una recopilación de datos objetivos y específicos. Tras la primera fase, el 39,3% de los estudiantes cumplió con los criterios establecidos. Con la construcción de un segundo mapa conceptual, el 67,8% cumplió entre 4 y 5 de los criterios, mostrando una mejora significativa. A pesar de ello, se observaron dificultades como la falta de jerarquización y frases de enlace, pero la metodología demostró ser eficaz. |
| Palavras-chave: | Ensino-Aprendizagem Mapas Conceituas Ensino de Química |
| Área(s) do CNPq: | QUIMICA::QUIMICA ORGANICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Química |
| Citação: | SOUSA JUNIOR, Waldimir Rodrigues de. Aprendizagem de química do 3º ano por meio de mapas conceituais. 2024. 17 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2547 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Química (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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