| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2548| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Aprendizagem baseada na problematização: utilizando o Arco de Maguerez no ensino de química orgânica |
| Título(s) alternativo(s): | Aprendizaje basado en la problematización: utilización del Arco de Maguerez en la enseñanza de química orgánica |
| Autor: | Oliveira, André Luís Nunes de ![]() |
| Primeiro orientador: | França, Aline Aparecida Carvalho |
| Segundo orientador: | Damacena, Dihêgo Henrique Lima |
| Resumo: | A Química estuda a matéria, sua composição, estrutura e propriedades. A Química Orgânica, que envolve substâncias do cotidiano, precisa ser conectada à realidade dos alunos. Este artigo aborda a importância de contextualizar o ensino de Química, focando na relação entre alimentação, saúde e química orgânica. As práticas pedagógicas devem alinhar-se às competências da BNCC, preparando os alunos para as demandas do século XXI. As Metodologias Ativas de aprendizagem, como o Método do Arco de Maguerez e o Jogo das Moléculas, são usadas para tornar o ensino de Química mais integrado e significativo. O artigo revisou cinco funções orgânicas oxigenadas e utilizou questões do Enem para reforçar o aprendizado, complementado por um jogo que facilitou a compreensão de química orgânica de forma lúdica. O objetivo é facilitar o ensino de química orgânica aliado à conscientização sobre o consumo e os riscos à saúde, abordando os aditivos alimentares, especialmente os antioxidantes como o ácido ascórbico, e a função do ácido carboxílico. |
| Abstract: | La Química estudia la materia, su composición, estructura y propiedades. La Química Orgánica, que involucra sustancias cotidianas, debe estar conectada a la realidad de los estudiantes. Este artículo aborda la importancia de contextualizar la enseñanza de la Química, enfocándose en la relación entre alimentación, salud y química orgánica. Las prácticas pedagógicas deben alinearse con las competencias de la BNCC, preparando a los estudiantes para las demandas del siglo XXI. Las Metodologías Activas de aprendizaje, como el Método del Arco de Maguerez y el Juego de las Moléculas, se utilizan para hacer que la enseñanza de la Química sea más integrada y significativa. El artículo revisó cinco funciones orgánicas oxigenadas y utilizó preguntas del Enem para reforzar el aprendizaje, complementadas con un juego que facilitó la comprensión de la química orgánica de manera lúdica. El objetivo es facilitar la enseñanza de la química orgánica junto con la concienciación sobre el consumo y los riesgos para la salud, abordando los aditivos alimentarios, especialmente los antioxidantes como el ácido ascórbico, y la función del ácido carboxílico. |
| Palavras-chave: | Química Orgânica Ensino de Química Metodologias |
| Área(s) do CNPq: | QUIMICA::QUIMICA ORGANICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Química |
| Citação: | OLIVEIRA, André Luis Nunes de. Aprendizagem baseada na problematização: utilizando o Arco de Maguerez no ensino de química orgânica. 2024. 29 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2548 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Química (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

