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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2555| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A prática da oralidade em língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental: uma interação acadêmica e social |
| Autor: | Gomes, Anderson Teixeira |
| Primeiro orientador: | Cruz, Lylia Rachel Sousa Castro |
| Primeiro membro da banca: | Nunes, Francisco Romário |
| Segundo membro da banca: | Gonçalves, Jivago Araújo Holanda Ribeiro |
| Resumo: | O presente trabalho buscou fazer uma pesquisa em documentos acadêmicos, observando como ocorre a aprendizagem, na perspectiva da oralidade, da língua inglesa no ensino fundamental, anos finais. Para tal, por meio de uma pesquisa qualitativa, foram analisados cinco documentos (entre artigos e monografias) publicados entre 2015 e 2025, que abordam aspectos metodológicos, contextuais e práticos da aprendizagem da oralidade em língua inglesa. Os estudos mostraram que, apesar da relevância da oralidade evidenciada em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a prática em sala de aula ainda é insuficiente, marcada pela prevalência de métodos tradicionais centrados na gramática e tradução, deixando a oralidade em um plano secundário. Destaca-se também a necessidade de novas abordagens metodológicas que valorizem a interação e produção oral no contexto social do estudante, contribuindo para um ensino mais inclusivo e satisfatório. A fundamentação teórica se baseia em autores como Tsutiya (2013), Leffa (2016), Brown (2000) e Pontes e Ribeiro (2021), e tem apoio na BNCC. Palavras-chave: Oralidade; Ensino Fundamental; Língua Inglesa. |
| Abstract: | ABSTRACT This study sought to conduct research in academic documents, observing how learning on English language occurs, from the perspective of orality, in the final years of elementary school. To this end, through qualitative research, five documents (including articles and undergraduate thesis) published between 2015 and 2025 were analyzed, which address methodological, contextual and practical aspects of learning oral English. The studies showed that, despite the relevance of oral expression highlighted in official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), classroom practice is still insufficient, marked by the prevalence of traditional methods focused on grammar and translation, leaving oral expression in a secondary plane. The need for new methodological approaches that value interaction and oral production in the student's social context is also highlighted, contributing to more inclusive and satisfactory teaching. The theoretical basis is based on authors such as Tsutiya (2013), Leffa (2016), Brown (2000) and Pontes and Ribeiro (2021), and is supported by the BNCC. Keywords: Orality, Elementary Education, English Language |
| Palavras-chave: | Oralidade Ensino Fundamental Língua Inglesa |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | GOMES, Anderson Teixeira. A prática da oralidade em língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental: uma interação acadêmica e social. 2025. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2555 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
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