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Tipo do documento: Dissertação
Título: Por uma educação antirracista no currículo da educação infantil de Teresina
Autor: Costa, Maria Helena Ferreira da 
Primeiro orientador: Durão, Gustavo de Andrade
Segundo orientador: Silva, Robson Carlos da
Primeiro coorientador: Durão, Gustavo de Andrade
Segundo coorientador: Silva, Robson Carlos da
Primeiro membro da banca: Florencio, Thiago de Abreu e Lima
Segundo membro da banca: Lima, Maria da Vitória Barbosa
Resumo: Esta dissertação tem como título Por uma Educação Antirracista no Currículo da Educação Infantil de Teresina, e surgiu a partir do seguinte questionamento: “Há o desenvolvimento de uma educação antirracista nas instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina, tendo por base a Lei nº10.639/2003, que trata da Educação das relações étnico-raciais na educação formal?”. Seu Objetivo Geral visa analisar como e se acontece a educação antirracista nas instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina através do ensino de conteúdos que atendam às diretrizes da Lei 10.639/2003,através dos objetivos específicos: Verificar a legislação pertinente à inserção no currículo de conteúdos que tratam da educação antirracista através do ensino da cultura afro-brasileira, no âmbito das instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina; Identificar referências às Lei 10.639/2003, nos documentos curriculares de orientação didático-pedagógico elaborados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (SEMEC); e Conhecer as práticas pedagógicas que abordem a educação antirracista através do ensino dos conteúdos de acordo com a Lei 10.639/2003,nas instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina. A pesquisa tem 03 (três) capítulos, o primeiro sob o nome de Relações Étnico-Raciais em Documentos Oficiais da Educação Infantil de Teresina, trará os resultados de uma pesquisa documental e bibliográfica, onde apresenta-se o histórico da municipalização da educação infantil de Teresina e análise de documentos legais. O segundo capítulo tem por título A cultura como mecanismo de fomento à uma educação antirracista, contendo aprofundamentos teóricos necessários para se compreender o conceito de cultura nas Diretrizes Curriculares Municipais de Teresina (2008). O terceiro capítulo é A Pesquisa: Coleta e Análise de Dados, onde se encontra o processo de apreensão desses dados, com o foco no uso de uma metodologia qualitativa que dê conta de capturar o papel da escola, da educação formal como um local de reforço ou não dessas questões dentro dos conteúdos curriculares, através das técnicas da entrevista semiestruturadas, história oral e roda de conversa. Os autores em diálogo com as palavras-chave são: sobre currículo tem-se José Sacristán (2013), Macedo (2013) e Tomaz T. Silva (2005). Educação infantil, currículo e relações étnico-raciais tem-se Cavalleiro (1998), Cida Bento (2002), Nilma Lino Gomes (2010, 2012, 2023), Cintia Cardoso (2021), assim como Barbara Carine (2023). Sobre cultura foram trazidos Ortiz (1994), Quijano (2005) e Asante (2019), Ana Gomes (2008) e Nilma Gomes (2023). Conceitos como raça, racismo e preconceito foram aprofundados com Munanga (2004), Hall (2006), Fanon (2008) e Kilomba (2019). Como resultado pode-se afirmar que as Diretrizes Curriculares Municipais de Teresina (2008), apresentam no seu corpo teórico, referente à educação infantil, um ensino euro centrado, onde a etnia negra pouco ou nada contribuíram ou são citados no decorrer dos conteúdos distribuídos ao longo dos anos. Sobre as Considerações Finais, se constatou que existe uma lacuna, de modo que não se percebeu conteúdos que reportasse ao imenso cabedal cultural, científico e artístico proveniente das diversas etnias negras trazidas para o Brasil como escravizados, de modo que a resposta ao questionamento inicial da pesquisa sobre a possível existência de uma educação antirracista nas escolas de educação infantil não se efetivou.
Abstract: This research is entitled “For an Antiracist Education in the Early Childhood Education Curriculum of Teresina”, which arose from the following question: "How is antiracist education developed in early childhood education institutions of the municipal education system of Teresina, based on law 10.639/2003, which deals with the Education of ethnic racial relations in formal education? General objective: to analyze how antiracist education takes place in early childhood education institutions of the municipal education system of Teresina through the teaching of content that meets the guidelines of Law 10.639/2003; Specific objectives: to verify the legislation pertinent to the insertion in the curriculum of content that deals with antiracist education through the teaching of Afro-Brazilian culture, within the scope of early childhood education institutions of the municipal education system of Teresina; identify references to Law 10.639/2003, in the curricular documents of didactic pedagogical guidance prepared by the Municipal Secretariat of Education and Culture of Teresina (SEMEC); and understand how pedagogical practices that address anti-racist education are implemented through the teaching of content in accordance with Law 10.639/2003, in early childhood education institutions of the municipal education system of Teresina. The research has 03 (three) chapters, the first chapter under the name of Ethnic racial Relations in Official Documents of Early Childhood Education in Teresina, will bring the results of a documentary and bibliographic research, where the history of the municipalization of early childhood education in Teresina and analysis of legal documents are presented. The second chapter is entitled Culture as a mechanism for promoting antiracist education, containing theoretical insights necessary to understand the concept of culture in the Municipal Curricular Guidelines of Teresina (2008). The third chapter will be The Research: Data Collection and Analysis, where the results obtained will be presented, focusing on the use of a qualitative methodology that is able to capture the role of the school, of formal education as a place to reinforce or not these issues within the curricular contents, using the techniques of semi- structured interviews, oral history and conversation circle. The authors to discuss the keywords are: on curriculum, there are José Sacristán (2013), Macedo (2013) and Tomaz T. Silva (2005). On early childhood education, curriculum and ethnic racial relations, there are Nilma Lino Gomes (2010, 2012, 2023), as well as Barbara Carine (2023), Cintia Cardoso (2021), Cida Bento (2002) and Cavalleiro (1998). On culture, Asante (2019) and Quijano (2005), Nilma Gomes (2023) and Ana Gomes (2008) were brought. Concepts such as race, racism, prejudice were deepened with Kilomba (2019), Fanon (2008), Munanga (2004) and Stuart Hall (2006). As a result, it can be stated that the Municipal Curricular Guidelines of Teresina (2008) present in their theoretical body, referring to early childhood education, a Euro-centered teaching, where the black ethnic group contributed little or nothing or is cited throughout the content distributed over the years. The Final Considerations follow, where it was found that nothing was found that reported the immense cultural, scientific and artistic wealth coming from the various black ethnic groups brought to Brazil as slaves, so that the answer to the initial question of the research about the existence of an anti-racist education in early childhood education schools was not effective.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Estudos Culturais
Educação Infantil
Currículo
Relações Étnico-Raciais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura
Citação: COSTA, Maria Helena Ferreira da. Por uma educação antirracista no currículo da educação infantil de Teresina. 2025. 128 f. Dissertação (Pós-Graduação em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2559
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura

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