| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2579Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Elys Regina Lima de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, João Paulo Peixoto | - |
| dc.contributor.referee1 | Cirino, Raíssa Gabrielle Vieira | - |
| dc.contributor.referee2 | Costa, João Paulo Peiuxoto | - |
| dc.contributor.referee3 | Sousa Neto, Marcelo de | - |
| dc.contributor.referee4 | Coelho, Mauro Cezar | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-04T11:35:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Elys Regina Lima de. Povos indígenas: a participação na independência e formação do Estado Nacional Brasileiro (1808-1823). 2025. 38 f. Produto Educacional ( Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2579 | - |
| dc.description.resumo | Esta dissertação fala sobre o livro didático, tão necessário ao processo de ensino-aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno. Menos por se constituir como uma ferramenta infalível – entendemos a complexidade de sua utilização na sala de aula – e mais pelo papel a ser cumprido, tanto como fonte de pesquisa, muitas vezes a única disponível aos estudantes da educação básica na escola pública, sendo utilizado em larga escala como instrumento didático no processo de ensino aprendizagem. Contudo, apesar de facilitar a compreensão desses processos, ainda está longe de contemplar os saberes de povos, culturas ou grupos humanos, cuja participação na História ainda é silenciada pela narrativa didática. Este trabalho, intitulado “Vozes silenciadas: O livro didático e a escrita sobre a participação de indígenas no processo de independência e formação do Estado Nacional Brasileiro (1808-1823)”, tem como objetivo, analisar a participação dos indígenas no processo de independência e formação do Estado Nacional Brasileiro no livro didático de História, tendo como referência o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2022 a 2025. As questões discutidas na presente dissertação são resultado das inquietações que atravessaram minha trajetória como professora. Tanto por entender a importância do livro didático enquanto ferramenta para o ensino de História, em especial, a sala de aula da escola pública, como pelo interesse de avaliar como o indígena é retratado nele. É resultado, também, da importância do Mestrado Profissional em História para minha formação docente e qualificação pessoal. No meu caso, a escolha pela temática pesquisada e o curso Stricto Senso em Ensino de História estão correlacionados. Apresento como objetivo geral, analisar como o livro didático de História (PNLD 2022-2025) apresenta a participação dos indígenas no processo de independência e formação do Estado Nacional Brasileiro (1808-1823). Discutimos as construções históricas relativas aos grupos indígenas nos livros didáticos, tendo como interlocução as pesquisas já desenvolvidas e que dialogam com o tema; além de descrever como o livro didático apresenta a participação de indígenas no processo de independência e formação Estado Nacional Brasileiro (1808-1823), tendo como referência o PNLD (2022-2025) para desenvolver um material didático com uma proposta que ofereça espaço para a visibilidade dos grupos indígenas que participaram do processo de independência e formação do Estado Nacional Brasileiro, alinhando pesquisa histórica e sala de aula da educação básica. Assim, discutimos como as construções históricas presentes nos livros didáticos apresenta os povos indígenas, tendo como interlocução as pesquisas desenvolvidas a partir da Nova História Indígena que dialogam com o tema. Em seguida descrevemos como o livro didático apresenta a participação de indígenas no processo de independência e formação Estado Nacional Brasileiro no intervalo delimitado para a análise entre 1808 e 1823, tendo como referência o PNLD (2022-2025), no intuito de desenvolver um material didático com uma proposta que ofereça espaço para a visibilidade dos grupos indígenas que participaram do processo de independência e formação do Estado Nacional Brasileiro, alinhando pesquisa histórica e sala de aula da educação básica. No cumprimento desta proposta, apresentamos os fundamentos teóricos da pesquisa realizada a partir da literatura correlata existente sobre o livro didático, com destaque para as construções referente aos indígenas, as mudanças na literatura didática provocadas pela criação do PNLD (Programa Nacional do livro Didático) e pela Lei 11.645/08; e o crescimento das produções acadêmicas promovidas pela mudança de direção proporcionada pela Nova História Indígena, movimento historiográfico cujo alcance proporcionou reavaliar o papel dos povos indígenas na história do Brasil. Seguramente, “Os povos indígenas não desapareceram”. Se por um lado a narrativa didática insiste em apresentar os povos indígenas como primitivos, submissos, aculturados, isolados e sem história (Almeida, entre 2024 e 2025), por outro a incapacidade de ação a eles atribuída, responsável pelo nefasto esquecimento historiográfico, não dá conta dos diversos caminhos encontrados pelos próprios indígenas para a sua participação efetiva na formação do Brasil (Dantas, 2022). Assim, na atualização constante promovida pela historiografia sobre o indígena e sua participação nos processos históricos, o presente modifica o passado. | por |
| dc.description.abstract | This dissertation discusses the textbook, a resource so essential to the teaching-learning process for both teachers and students. Not because it is an infallible tool—we understand the complexity of its use in the classroom—but rather due to the role it is expected to fulfill: as a research source, often the only one available to students in public basic education, and as a widely used didactic instrument in the teaching-learning process. However, despite facilitating the understanding of these processes, the textbook is still far from encompassing the knowledge of peoples, cultures, or human groups whose contributions to history continue to be silenced by didactic narratives. This work, entitled "Silenced Voices: The Textbook and the Writing on the Participation of Indigenous Peoples in the Process of Independence and the Formation of the Brazilian Nation-State (1808–1823)", aims to analyze how history textbooks portray Indigenous participation in Brazil’s Independence and Nation-State Formation, using as a reference the National Textbook and Teaching Materials Program (PNLD), from 2022 to 2025. The issues addressed in this dissertation arise from the concerns that have shaped my journey as a teacher—not only from recognizing the importance of the textbook as a tool for teaching history, particularly in public school classrooms, but also from my interest in evaluating how Indigenous peoples are represented in these materials. This research also reflects the importance of the Professional Master's Degree in History in my professional development and personal growth. In my case, the chosen research topic is closely linked to the Stricto Sensu graduate program in History Education. The main objective is to analyze how the history textbook (PNLD 2022–2025) presents the participation of Indigenous peoples in the process of independence and the formation of the Brazilian Nation-State (1808–1823). We discuss the historical narratives related to Indigenous groups in textbooks, drawing on existing research that engages with this theme. We also describe how textbooks portray Indigenous participation in these historical processes, aiming to develop didactic material that gives visibility to the Indigenous groups involved in the Independence and Nation-State formation, thus bridging historical research and basic education classrooms. To this end, we explore how historical constructions in textbooks portray Indigenous peoples, engaging in dialogue with research developed within the framework of the New Indigenous History. We then describe how the textbooks depict Indigenous participation in the process of Independence and Nation-State formation between 1808 and 1823, using the PNLD (2022–2025) as a reference, with the goal of creating didactic material that gives space and visibility to the Indigenous groups who took part in these processes, aligning historical research with classroom practice in basic education. In pursuit of this proposal, we present the theoretical foundations of the research, based on existing literature on textbooks, with emphasis on the representations of Indigenous peoples, the changes in didactic literature brought about by the creation of the PNLD (National Textbook Program) and by Law 11.645/08, as well as the growth of academic production spurred by the shift promoted by the New Indigenous History—a historiographical movement that has allowed a reevaluation of the role of Indigenous peoples in Brazilian history. Certainly, "Indigenous peoples have not disappeared." While didactic narratives often insist on portraying Indigenous peoples as primitive, submissive, acculturated, isolated, and without history (Almeida, 2010), the inability to recognize their agency—responsible for their harmful historiographical erasure—fails to account for the many paths Indigenous peoples have found to participate effectively in the making of Brazil (Dantas, 2022). Thus, through the constant updates promoted by historiography on Indigenous peoples and their roles in historical processes, the present reshapes the past. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Elys Carvalho (elysrlimadeoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-09-03T23:17:58Z No. of bitstreams: 2 PRODUTO EDUCACIONAL COMPLETO.pdf: 21366361 bytes, checksum: a34a78b0ee8d237ceb06b7154fb0ac0c (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_Produto_Educacional_assinado_assinado.pdf: 220433 bytes, checksum: b1e0b3470a6828ec9ccbed3bac5b042d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-04T11:35:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PRODUTO EDUCACIONAL COMPLETO.pdf: 21366361 bytes, checksum: a34a78b0ee8d237ceb06b7154fb0ac0c (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_Produto_Educacional_assinado_assinado.pdf: 220433 bytes, checksum: b1e0b3470a6828ec9ccbed3bac5b042d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-04T11:35:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PRODUTO EDUCACIONAL COMPLETO.pdf: 21366361 bytes, checksum: a34a78b0ee8d237ceb06b7154fb0ac0c (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_Produto_Educacional_assinado_assinado.pdf: 220433 bytes, checksum: b1e0b3470a6828ec9ccbed3bac5b042d (MD5) Previous issue date: 2025-06-10 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Indígenas | por |
| dc.subject | Livro Didático | por |
| dc.subject | Ensino de História | por |
| dc.subject | Independência e Formação do Estado Nacional Brasileiro | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
| dc.title | Povos indígenas: a participação na independência e formação do Estado Nacional Brasileiro (1808-1823) | por |
| dc.type | Produto Educacional | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional Completo.pdf | 20,87 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
