Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gabriela Pereira da-
dc.contributor.advisor1Souza, Antoniele Silvana de Melo-
dc.date.accessioned2025-09-10T15:20:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Pereira da. Educação inclusiva o companhante terapêutico (at) no contexto sala de aula regular. 2025. 24 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2588-
dc.description.resumoResumo: O presente artigo trata sobre educação inclusiva na perspectiva do papel profissional Acompanhante Terapêutico (AT) no contexto sala de aula regular. A pesquisa tem como objetivo geral investigar o papel do Acompanhante Terapêutico no contexto da sala de aula regular, destacando sua importância para o processo de inclusão escolar. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma revisão bibliográfica e análise de artigos científicos para examinar a função do Acompanhante Terapêutico (AT) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes neurodiversos. Foi aplicado um questionário a duas acompanhantes terapêuticas, em que elas contaram sobre suas experiências com educação inclusiva, sobre a atuação do Acompanhante Terapêutico, as estratégias e desafios e, por fim, elas fizeram uma avaliação e deram sugestões sobre o trabalho desse profissional. A aplicação do questionário foi importante para a obtenção dos dados necessários à análise proposta neste trabalho. Por meio da literatura e das respostas coletadas foi possível compreender melhor o comportamento e as percepções do público-alvo em relação ao tema estudado. As informações obtidas contribuíram diretamente para a construção da análise dos resultados e para a formulação da conclusão do artigo, garantindo maior embasamento e credibilidade às considerações finais.por
dc.description.abstractAbstract: This article discusses inclusive education from the perspective of the professional role of the Therapeutic Companion (TA) in the regular classroom context. The research has the general objective of investigating the role of the therapeutic companion in the regular classroom context, highlighting their importance for the process of school inclusion. To achieve this objective, a bibliographic review and analysis of scientific articles were carried out to examine the role of the therapeutic companion (TA) in the teaching-learning process of neurodiverse students. A questionnaire was applied to two therapeutic companions, in which they talked about their experiences with inclusive education, about the role of the Therapeutic Companion, the strategies and challenges and, finally, they made an evaluation and gave suggestions about the work of this professional. The application of the questionnaire was important to obtain the data necessary for the analysis proposed in this work. Through the literature and the responses collected, it was possible to better understand the behavior and perceptions of the target audience in relation to the studied topic. The information obtained contributed directly to the construction of the analysis of the results and to the formulation of the conclusion of the article, ensuring greater support and credibility to the final considerations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Silva (gabrielapereiradasilva@aluno.uespi.br) on 2025-07-25T10:35:53Z No. of bitstreams: 2 Artigo_Gabrilea Pereira.pdf: 451538 bytes, checksum: 476256f46934a528d1d87e7e94b85bc0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_gabriela_assinado (1).pdf: 266047 bytes, checksum: 2cc3db8d0d37b5e6bc3ba9e585e69321 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS PESSOAIS DO TCC. on 2025-07-25T11:34:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Silva (gabrielapereiradasilva@aluno.uespi.br) on 2025-09-09T17:31:02Z No. of bitstreams: 2 Artigo_Gabrilea Pereira.pdf: 451538 bytes, checksum: 476256f46934a528d1d87e7e94b85bc0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_gabriela_assinado_2_assinado.pdf: 295932 bytes, checksum: a4476f3ae8ad02798378120fded666ed (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA. RETIRE AS ASSINATURAS FÍSICAS DO TCC. on 2025-09-10T11:22:26Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Silva (gabrielapereiradasilva@aluno.uespi.br) on 2025-09-10T11:28:53Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_gabriela_assinado_2_assinado.pdf: 295932 bytes, checksum: a4476f3ae8ad02798378120fded666ed (MD5) Artigo_Gabrilea Pereira.doc: 187904 bytes, checksum: 45969749bf2d352f7d004325d9b9a859 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. on 2025-09-10T14:49:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Silva (gabrielapereiradasilva@aluno.uespi.br) on 2025-09-10T14:54:03Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_gabriela_assinado_2_assinado.pdf: 295932 bytes, checksum: a4476f3ae8ad02798378120fded666ed (MD5) Artigo_Gabrilea Pereira.pdf: 434320 bytes, checksum: 4f4b868dfbfd826b74bce09da8a09754 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-10T15:20:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_gabriela_assinado_2_assinado.pdf: 295932 bytes, checksum: a4476f3ae8ad02798378120fded666ed (MD5) Artigo_Gabrilea Pereira.pdf: 434320 bytes, checksum: 4f4b868dfbfd826b74bce09da8a09754 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-10T15:20:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_gabriela_assinado_2_assinado.pdf: 295932 bytes, checksum: a4476f3ae8ad02798378120fded666ed (MD5) Artigo_Gabrilea Pereira.pdf: 434320 bytes, checksum: 4f4b868dfbfd826b74bce09da8a09754 (MD5) Previous issue date: 2025-06-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectAcompanhante Terapêuticopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectAdaptação Pedagógicapor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleEducação inclusiva: acompanhante terapeutico (at) no contexto sala de aula regularpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf424,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.