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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2591| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Conhecimentos da neurociência e formação inicial do pedagogo: uma revisão integrativa de literatura |
| Autor: | Santos, Érika Raveny de Sousa |
| Primeiro orientador: | Moura, Marcoelis Pessoa de Carvalho |
| Resumo: | O presente artigo tem como objeto de estudo a relação entre Neurociência e Educação, a partir da premissa de que a Neurociência, tem contribuído significativamente para a compreensão do funcionamento e desenvolvimento do cérebro. Deriva da questão problema: Como os conhecimentos da Neurociência podem contribuir na formação inicial do pedagogo? Tem como objetivo geral, analisar os conhecimentos da Neurociência na formação inicial do Pedagogo. E, como objetivos específicos: identificar os pressupostos da Neurociência; reconhecer a relação entre Neurociência e educação; analisar nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia componentes curriculares que abordam conhecimentos da Neurociência. Resulta de pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, através de Revisão de Literatura e pesquisa documental, iniciada com o levantamento dos artigos científicos, que tratam da temática, disponíveis na plataforma Google Acadêmico, no recorte temporal de artigos publicados entre os anos de 2019 a 2024, em periódicos avaliados com Qualis A, publicados em língua Portuguesa, os documentos pesquisados são: Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia vigente (2019) e da nova proposta de projeto (2024) da UESPI, Oeiras-PI. Como resultado, observou-se que a relação entre, Neurociência e Educação é incipiente na formação inicial do pedagogo, o que torna necessária tanto na formação inicial quanto na continuada disciplinas e conteúdos voltados para que o pedagogo compreenda de forma abrangente seus alunos, é importante contemplar a cooperação entre as áreas cientificas, para que oportunize a alfabetização cientifica em Neurociências, o entendimento dos processos neurais, os conhecimentos da Neurociência em sala de aula para estratégias de ensino mais adequadas às necessidades do educando e ensino-aprendizagem. |
| Abstract: | This article focuses on the relationship between neuroscience and education, based on the premise that neuroscience has significantly contributed to the understanding of brain function and development. It stems from the research question: How can neuroscience knowledge contribute to the initial training of teachers? The general objective is to analyze the role of neuroscience knowledge in the initial training of pedagogy students. The specific objectives are: to identify the assumptions of neuroscience; to recognize the relationship between neuroscience and education; and to analyze the curricular components that address neuroscience knowledge in the pedagogical projects of undergraduate pedagogy programs. This is an exploratory study with a qualitative approach, based on literature review and documentary research. The investigation began with the collection of scientific articles on the topic, available on Google Scholar, focusing on those published between 2019 and 2024 in Portuguese-language journals rated as Qualis A. The documents analyzed include the current Pedagogical Project (2019) and the new proposed curriculum (2024) of the Pedagogy degree program at UESPI, Oeiras-PI. The results indicate that the relationship between neuroscience and education is still incipient in the initial training of teachers. This highlights the need, both in initial and continuing education, for disciplines and content that enable future educators to develop a comprehensive understanding of their students. It is essential to foster collaboration between scientific fields to promote scientific literacy in neuroscience, understanding of neural processes, and the application of neuroscience knowledge in the classroom to develop teaching strategies that are better aligned with students' needs and learning processes. |
| Palavras-chave: | Educação Formação Inicial do Pedagogo Ensino - Aprendizagem. Neurociência |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SANTOS, Érika Raveny de Sousa. Conhecimentos da neurociência e formação inicial do pedagogo: uma revisão integrativa de literatura. 2025. 31 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2591 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
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