Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontenele, Vitória Lopes de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Pierote, Eliene Maria Viana de Figueirêdo-
dc.contributor.referee1Leitão, Joilza Rodrigues Cunha-
dc.contributor.referee2Oliveira, Márcia Adriana Lima de-
dc.date.accessioned2025-09-15T11:31:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFONTENELE, Vitória Lopes de Carvalho. Lúdico na educação infantil: a realidade de um CMEI de Teresina - PI. 2025. 62 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2596-
dc.description.resumoO lúdico na Educação Infantil tem sido um tema instigante, que requer conhecimento e aprofundamento por parte dos educadores de modo geral. Esse estudo propõe como problema de pesquisa: o que a que a ludicidade oferece para o ensino aprendizagem da criança na educação infantil? O objetivo geral é analisar como os professores utilizam as atividades lúdicas em suas aulas e de que forma contribuem para o processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento das crianças em um CMEI. Para tanto, tem como objetivos específicos: identificar as atividades lúdicas realizadas pelos professores nas aulas de educação infantil; compreender as concepções de ludicidade adotadas pelos professores à luz dos referenciais teóricos que embasam as suas práticas na escola; verificar contribuição do lúdico no processo de ensino aprendizagem desenvolvimento das crianças mediante o trabalho realizado pelos professores. Assim, a pesquisa tem como base teórica: Pierote (2014), Kishimoto (2017), Oliveira (2003), Rau (2013), Lima (2008) e Luckesi (2023). Como base legal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e a Básica e a Base Nacional Comum Curricular. A escola alvo da pesquisa é um Cmei de Teresina-PI, localizado na zona Sudeste da capital, no bairro Dirceu. Para o percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo, com a abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados, a pesquisa se deu por meio da observação e da entrevista guiada. A categoria participante são duas professoras da educação infantil. A pesquisa destacou a importância do lúdico na educação, comprovando que práticas pedagógicas baseadas em jogos e brincadeiras promovem o aprendizado significativo, desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, enquanto a abordagem tradicional resulta em desinteresses e baixo rendimento escolar.por
dc.description.abstractPlayfulness in Early Childhood Education has been an exciting topic that requires knowledge and in-depth study by educators in general. This study poses the following research problem: what does playfulness offer to children's learning in early childhood education? The general objective is to analyze how teachers use playful activities in their classes and how they contribute to the teaching-learning process and the development of children in a CMEI. To this end, it has the following specific objectives: to identify the playful activities carried out by teachers in early childhood education classes; to understand the conceptions of playfulness adopted by teachers in the light of the theoretical references that underpin their practices at school; to verify the contribution of playfulness in the teaching-learning process and the development of children through the work carried out by teachers. Thus, the research has as its theoretical basis: Pierote (2014), Kishimoto (2017), Oliveira (2003), Rau (2013), Lima (2008) and Luckesi (2023). As a legal basis, the Statute of the Child and Adolescent, the National Curriculum Guidelines for Basic Education and the National Common Curriculum Base. The school targeted by the research is a Cmei in Teresina-PI, located in the southeast of the capital, in the Dirceu neighborhood. For the methodological approach, field research was carried out using a qualitative approach. The data was obtained through observation and guided interviews. The participant category was made up of two nursery school teachers. The research highlighted the importance of play in education, proving that pedagogical practices based on games and play promote meaningful learning, cognitive, social and affective development, while the traditional approach results in disinterest and low school performance.por
dc.description.provenanceSubmitted by Vitória Fontenele (vitoriafontenele@aluno.uespi.br) on 2025-09-01T15:32:58Z No. of bitstreams: 1 Monografia completa .pdf: 512758 bytes, checksum: 0abe05d98e4fc87438aa42319dc5fab1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. ( RETIRAR ASSINATURA FISICA DA PROFESSORA , Marcia Adriana Lima de Oliveira. PODE DEIXAR EM BRANCO OU ASSINADO PELO GOV.BR on 2025-09-01T15:55:30Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vitória Fontenele (vitoriafontenele@aluno.uespi.br) on 2025-09-08T14:59:37Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA COMPLETA *.pdf: 670003 bytes, checksum: ece86079cf5e0a7f45b9ecdafd343728 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-09-08T15:15:48Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vitória Fontenele (vitoriafontenele@aluno.uespi.br) on 2025-09-08T15:26:35Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA *.pdf: 670003 bytes, checksum: ece86079cf5e0a7f45b9ecdafd343728 (MD5) Termo_de_autorizacao__assinado.pdf: 323813 bytes, checksum: 2013d243941758dab4cfd61ba2622235 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, considerando que o trabalho ficará disponível na internet, solicito que retire quaisquer dados pessoais que consta no final do trabalho, telefone, endereço e outros que passam trazer riscos. on 2025-09-08T17:42:38Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vitória Fontenele (vitoriafontenele@aluno.uespi.br) on 2025-09-12T16:13:39Z No. of bitstreams: 2 Termo_de_autorizacao__assinado.pdf: 323813 bytes, checksum: 2013d243941758dab4cfd61ba2622235 (MD5) Monografia Completa.pdf: 664469 bytes, checksum: b81a10819e92eb2e08c7709ed318a104 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-15T11:31:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_de_autorizacao__assinado.pdf: 323813 bytes, checksum: 2013d243941758dab4cfd61ba2622235 (MD5) Monografia Completa.pdf: 664469 bytes, checksum: b81a10819e92eb2e08c7709ed318a104 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-15T11:31:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo_de_autorizacao__assinado.pdf: 323813 bytes, checksum: 2013d243941758dab4cfd61ba2622235 (MD5) Monografia Completa.pdf: 664469 bytes, checksum: b81a10819e92eb2e08c7709ed318a104 (MD5) Previous issue date: 2025-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino Campus Clovis Mourapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleLúdico na educação infantil: a realidade de um CMEI de Teresina - PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf648,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.