Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2599
Tipo do documento: Monografia
Título: A música em inglês no enem: uma analise das músicas em lingua inglesa nas provas do ENEM
Autor: Silva, Mauro Regis Moreira da
Primeiro orientador: Bastos, Lígia Maria Thomaz
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a cultura apresentada nas músicas de língua inglesa presentes nas provas do ENEM de 2010 a 2016. Nesse sentido, a pesquisa visa responder a seguinte questão norteadora: Quais aspectos culturais são encontrados nas músicas das provas do ENEM de inglês entre os anos de 2010 a 2016? A fim de responder a seguinte questão, foi elaborado o objetivo geral: Investigar aspectos culturais encontrados nas músicas das provas do ENEM em língua inglesa entre os anos de 2010 a 2016. Diante disso, para alcançar esse objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Conhecer recortes temporais da cultura de cada país que compõe a pesquisa; Entender a inclusão das músicas em língua inglesa nas provas do ENEM; Encontrar nas músicas, aspectos culturais dos países estudados no trabalho. Para alcançar esses objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, fundamentada com os seguintes autores: Murphey (1990), VanSpanckeren (1994), Vian Junior (2008), Zimmermann (1996) e outros. As análises alcançaram os objetivos propostos, uma vez que foram apresentados os acontecimentos históricos acerca dos países estudados, bem assim como apresentada a motivação descrita nos PCN’s acerca da inserção das músicas nas provas do ENEM que visa o ingresso dos alunos do ensino médio no ensino superior, e ainda a constatação dos aspectos culturais encontrados nas músicas; dessa forma, aspectos culturais foram, sim, encontrados nas provas do ENEM, como: a visão romântica de Delacroix sobre a Revolução Francesa; ou o discurso do imperador da Etiópia, Halie Selassie; ou ainda a crítica às guerras por Bob Dylan no período da Guerra Fria; e por último a questão do racismo discutida por Paul McCartney e Stevie Wonder.
Abstract: This research has as its theme the culture presented in the English language songs present in the ENEM exams from 2010 to 2016. In this sense, the research aims to answer the following guiding question: What cultural aspects are found in ENEM English songs between the years 2010 to 2016? In order to answer the following question, was elaborated the general objective: To investigate cultural aspects found in ENEM English songs between the years 2010 to 2016. In order to achieve this objective, the following specific objectives were elaborated: to know the temporal cut of the culture of each country that compose the research; to understand the inclusion of songs in English in the ENEM exams; to find in the songs, cultural aspects of the countries studied at work. To achieve these objectives, a qualitative bibliographical research was carried out, based on the following authors: Murphey (1990), VanSpanckeren (1994), Vian Junior (2008), Zimmermann (1996) and others. The analyzes reached the proposed objectives, once the historical events about the countries studied were presented, as well as the motivation described in the PCN’s about the insertion of the songs in the ENEM exams that aims at the entry of the students of the secondary education in higher education, and also the verification of the cultural aspects found in the songs; in this way, cultural aspects were, rather, found in the ENEM exams, such as: the romantic vision of Delacroix on the French Revolution; or the speech of the Emperor of Ethiopia, Haile Selassie; or the criticism of the Bob Dylan wars in the Cold War period; and finally the issue of racism discussed by Paul McCartney and Stevie Wonder.
Palavras-chave: ENEM
Música
Inglês
Cultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SILVA, Mauro Regis Moreira da. A música em inglês no ENEM: uma analise das músicas em língua inglesa nas provas do ENEM. 2018. 55 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2599
Data de defesa: 2018
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf723,93 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.