Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Francisco Aristófanes Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3920206163956413por
dc.contributor.advisor1Soares Júnior, Pedro Antônio-
dc.contributor.referee1Soares Júnior, Pedro Antônio-
dc.contributor.referee2Brandão, Lilane de Araújo Mendes-
dc.contributor.referee3Monte, Edvaldo Leandro Lima-
dc.date.accessioned2025-09-16T14:15:19Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Francisco Aristófanes Rodrigues. As práticas pedagógicas dos professores de matemática na unidade curricular eletiva de base em escolas públicas do ensino médio de Tutóia-MA. 2025. 90 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2603-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas adotadas por professores de Matemática na unidade curricular Eletiva de Base, ofertada em escolas públicas do Ensino Médio no município de Tutóia-MA. A pesquisa se desenvolve no contexto da implementação do Novo Ensino Médio, considerando os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as diretrizes do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM) e as orientações curriculares pedagógicas para Eletivas. A pesquisa caracteriza-se de campo com abordagem quanti-qualitativa, ou seja, uma pesquisa de métodos mistos, onde utilizou-se instrumentos como questionários, entrevistas com professores que ministraram essa unidade curricular e ainda análise de planos de ensino. A investigação buscou: identificar o perfil dos docentes que participaram da pesquisa, compreender como os mesmos estruturaram suas práticas, os principais desafios enfrentados e as percepções sobre as possibilidades de aprendizagem promovidas pelas Eletivas. Os resultados apontam que, apesar da flexibilidade curricular e do potencial da Eletiva de Base para desenvolver competências e integrar saberes, os professores ainda demonstram dificuldades relacionadas à formação alidada a concepção pedagógica da proposta, ou seja, formação continuada para trabalhar com Eletivas. Como produto educacional, foi construído um repositório com planos de Eletivas de Matemática, com o intuito de subsidiar o planejamento pedagógico e fomentar práticas contextualizadas e significativas no Ensino Médio.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the pedagogical practices adopted by Mathematics teachers in the elective curricular unit known as Eletiva de Base, offered in public high schools in the municipality of Tutóia-MA, Brazil. The research takes place within the context of the implementation of the New High School model, considering the principles of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the guidelines of the Documento Curricular do Território Maranhense(DCTM), and the curricular orientations for elective subjects. It is a field study with a mixed-methods approach, combining quantitative and qualitative techniques through the use of questionnaires, interviews with teachers who taught this unit, and the analysis of teaching plans. The investigation aimed to: identify the profile of participating teachers, understand how they structured their teaching practices, examine the main challenges faced, and explore their perceptions of the learning opportunities promoted by the electives. The results indicate that, despite the curricular flexibility and the potential of Eletiva de Base to foster competencies and integrate knowledge, teachers still face challenges related to training aligned with the pedagogical concept of the proposal—namely, the need for continuous professional development to work effectively with elective subjects. As an educational product, a repository of Mathematics elective plans was created to support pedagogical planning and encourage contextualized and meaningful practices in high school education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Guimaraes (farguimaraes@aluno.uespi.br) on 2025-08-28T12:58:20Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_versao final_Francisco Aristofanes .pdf: 2333495 bytes, checksum: e43500f0602aa3c16f7ab7f8680ac387 (MD5) Termo de autorização.pdf: 191855 bytes, checksum: 749bede5942a7de3d3c8b982528b3001 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-28T15:22:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Guimaraes (farguimaraes@aluno.uespi.br) on 2025-09-12T19:17:07Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_versao final_Francisco Aristofanes .pdf: 2333495 bytes, checksum: e43500f0602aa3c16f7ab7f8680ac387 (MD5) Termo de autorização.pdf: 191855 bytes, checksum: 749bede5942a7de3d3c8b982528b3001 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-09-15T12:07:54Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Guimaraes (farguimaraes@aluno.uespi.br) on 2025-09-16T13:58:05Z No. of bitstreams: 3 Dissertacao_versao final_Francisco Aristofanes .pdf: 2333495 bytes, checksum: e43500f0602aa3c16f7ab7f8680ac387 (MD5) Termo de autorização.pdf: 191855 bytes, checksum: 749bede5942a7de3d3c8b982528b3001 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado (2).pdf: 405255 bytes, checksum: af599d68e57014f23d47c45a2e01d2a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-16T14:15:19Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertacao_versao final_Francisco Aristofanes .pdf: 2333495 bytes, checksum: e43500f0602aa3c16f7ab7f8680ac387 (MD5) Termo de autorização.pdf: 191855 bytes, checksum: 749bede5942a7de3d3c8b982528b3001 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado (2).pdf: 405255 bytes, checksum: af599d68e57014f23d47c45a2e01d2a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-16T14:15:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertacao_versao final_Francisco Aristofanes .pdf: 2333495 bytes, checksum: e43500f0602aa3c16f7ab7f8680ac387 (MD5) Termo de autorização.pdf: 191855 bytes, checksum: 749bede5942a7de3d3c8b982528b3001 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado (2).pdf: 405255 bytes, checksum: af599d68e57014f23d47c45a2e01d2a4 (MD5) Previous issue date: 2025-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEletiva de Basepor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs práticas pedagógicas dos professores de matemática na unidade curricular eletiva de base em escolas públicas do ensino médio de Tutóia-MApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf2,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.