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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2607| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Os desafios enfrentados pelos professores no ensino- aprendizagem em escolas multiseriadas da zona rural de Piripiri: um estudo sobre Rosa do Deserto |
| Autor: | Silva, Yrusca Thamires de Sousa Santos |
| Primeiro orientador: | Santana, Maria do Perpetuo Socorro Castelo Branco |
| Resumo: | A educação é um direito de todos, embora em sua trajetória fosse vista como pertencente apenas para a elite, e esse caráter segregador é observado quando ofertado para as minorias da educação do campo, como as classes multisseriadas. Assim compreende-se que essas pessoas tem o direito em seu processo de seu ensino-aprendizagem, a ter acesso a recursos sejam eles materiais ou humanos que facilitem essa alfabetização e esse pertencimento dentro das suas vivências e saberes. Esse estudo propõe uma reflexão sobre a relação do processo de alfabetização nas salas multisseriadas. A partir disso surgiu como objetivo geral investigar como acontece o processo de alfabetização nas salas multisseriadas na zona rural de Piripiri (PI). A metodologia utilizada foi a qualitativa Richardson (2012, p. 91) compreende que a pesquisa qualitativa pode ser caracterizada como a tentativa de uma compreensão e minuciosa sobre seu objeto de estudo. A pesquisa foi realizada na Escola Rosa do Deserto, com uma professora, cujo nome neste trabalho colocamos fictícios, a fim de preservar seu verdadeiro nome. Esse estudo tiveram autores que fundamentaram a pesquisa Gusso e Almeida (2009), Caldart (2010), Rocha e Hage (2010), Creswell (2007), que auxiliaram a compreensão acerca da Educação no/do Campo e das Classes Multisseriadas; e Ribeiro (2012), Ferreiro (2017) e Soares (2009) entre outros. E esse estudo mostrou que esse processo de ensino/aprendizagem em salas multisseriadas acontece com um trabalho árduo muito cansativo com vários planejamentos, onde colocam em prática todos os seus métodos com uso também de recursos didáticos e materiais para auxiliarem. As dificuldades encontradas pela professora são falta de tempo para os planejamentos, apoio recursos humano e materiais, falta de um currículo específico para a Educação do campo e para a forma de ensino, visto que são várias séries em uma sala e a falta de uma formação específica para as classes multisseriadas. |
| Abstract: | Education is a right for everyone, although in its history it was seen as belonging only to the elite, and this segregating nature is observed when offered to minorities in rural education, such as multigrade classes. Thus, it is understood that these people have the right, in their teaching-learning process, to have access to resources, whether material or human, that facilitate this literacy and belonging within their experiences and knowledge. This study proposes a reflection on the relationship between the literacy process in multigrade classrooms. From this, the general objective emerged to investigate how the literacy process happens in multigrade classrooms in the rural area of Piripiri (PI). The methodology used was qualitative. Richardson (2012, p. 91) understands that qualitative research can be characterized as an attempt to gain a thorough understanding of its object of study. The research was carried out at school Rosa do Deserto, with a teacher, whose name in this work we have fictitious, in order to preserve her real name. This study had authors who supported the research Gusso and Almeida (2009), Caldart (2010), Rocha and Hage (2010), Creswell (2007), which helped the understanding of Rural Education and Multigrade Classes; and Ribeiro (2012), Ferreiro (2017) and Soares (2009) among others. And this study showed that this teaching/learning process in multi-grade classrooms involves very tiring hard work with various plans, where they put all their methods into practice while also using teaching resources and materials to help. The difficulties encountered by the teacher are lack of time for planning, support of human and material resources, lack of a specific curriculum for rural education and the form of teaching, given that there are several grades in one room and the lack of training specific to multigrade classes. |
| Palavras-chave: | Classe Multisseriada Processo de Alfabetização Educação do Campo |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SILVA, Yrusca Thamires de Sousa Santos. Os desafios enfrentados pelos professores no ensino-aprendizagem em escolas multiseriadas da zona rural de Piripiri: um estudo sobre Rosa do Deserto. 2024. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2607 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
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