| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2608| Tipo do documento: | Produto Educacional |
| Título: | Oficina literária: vozes negras na literatura infantil |
| Autor: | Gomes, Suzana Macêdo Nunes ![]() |
| Primeiro orientador: | Cunha, Renata Cristina da |
| Primeiro membro da banca: | Cunha, Renata Cristina da |
| Segundo membro da banca: | Nascimento, Francisco de Assis de Sousa |
| Terceiro membro da banca: | Durão, Gustavo de Andrade |
| Quarto membro da banca: | Teles, Fabrícia Pereira |
| Resumo: | A Pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), analisou a interseção entre o ensino de História e a Literatura infantil, contribuindo para o imperativo reconhecimento da representação negra na Literatura Infantil para o desenvolvimento de uma educação antirracista. A pesquisa foi motivada pela seguinte questão orientadora: Como a interseção entre ensino de História e Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003? Para responder à questão orientadora foram traçados os seguintes objetivos: Geral: analisar como a interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra pode colaborar na promoção de uma educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Lei 10.639/2003. Específicos: discutir o arcabouço teórico da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; saber a percepção dos/das participantes da pesquisa acerca da interseção entre o ensino de História e a Literatura Infantil Negra, à luz da Lei 10.639/2003; 3) propor uma Oficina Literária como produto educacional para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de colaborar com a promoção de uma educação antirracista. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de cunho exploratório. A produção de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizada com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da cidade de Buriti dos Lopes, Piauí. As respostas obtidas com a aplicação do questionário foram analisadas à luz das seguintes bases teóricas: Ensino de História: Bittencourt (2018), Daniel (2023), Lima (2024); Literatura Infantil Negra e representação negra: Farias (2018), Gouvêa (2005), Sousa (2018); Lei 10.639/2003: Barbosa (2020), Brasil (2003), Silveira (2024); Estudos sobre racismo, preconceito, descolonização e educação antirracista: Adichie (2019), Almeida (2019), Correia (2023), Gomes (2005), Gonzalez (2020), Nascimento (2021), Ribeiro (2019). Para procedermos com a análise dos dados, ou seja, para investigar o conteúdo das respostas produzidas pelos participantes da pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016), pois as especificidades desse tipo de análise se mostraram mais adequadas para explorarmos a pluralidade e a riqueza dos significados das respostas dos professores. A análise e interpretação dos dados produzidos revelaram os desafios relacionados à presença, ausência e (ou) marginalização da temática afro-brasileira e étnico-racial na sala de aula. Os desafios revelados foram: a questão do currículo das escolas, que não contempla ou pouco contempla a temática étnico-racial; a falta de materiais e livros de Literatura Infantil com a temática negra e o fato da temática só ser abordada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. No entanto, apesar dos desafios, os professores reconhecem a importância do trabalho com a Literatura Infantil e da abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Para tanto, a partir das respostas do questionário, fornecidas pelos participantes da pesquisa, elaboramos como produto educacional, a proposta de uma Oficina Literária para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para a promoção de uma educação antirracista. |
| Abstract: | The research, linked to the Professional Master's Degree in History Teaching (ProfHistória), analyzed the intersection between history teaching and children's literature, contributing to the imperative recognition of black representation in children's literature for the development of an anti-racist education. The research was motivated by the following guiding question: How can the intersection between History Teaching and Black Children's Literature collaborate in the promotion of an anti-racist education in the early years of Elementary School, in light of Law 10.639/2003? To answer the guiding question, the following objectives were outlined: General: Analyze how the intersection between History Teaching and Black Children's Literature can collaborate in the promotion of an anti-racist education in the early years of Elementary School, in light of Law 10.639/2003. Specific: 1) To discuss the theoretical framework of the intersection between History Teaching and Black Children's Literature, in light of Law 10.639/2003; 2) To know the perception of the research participants about the intersection between History Teaching and Black Children's Literature in light of Law 10.639/2003; 3) To propose a Literary Workshop as an educational product for teachers of the initial years of Elementary School in order to collaborate in the promotion of an anti-racist education. To achieve the research objectives, a Field Research was carried out with a qualitative approach of an exploratory nature. Data production occurred through the application of a questionnaire with open and closed questions, with teachers of the initial years of Elementary School, in a school in the city of Buriti dos Lopes, Piauí. The responses obtained through the application of the questionnaire were analyzed in light of the following theoretical bases: Teaching History: Bittencourt (2018), Daniel (2023), Lima (2024); Black Children's Literature and black representation: Farias (2018), Gouvêa (2005), Sousa (2018); Law 10.639/2003: Barbosa (2020), Brasil (2003), Silveira (2024); Studies on racism, prejudice, decolonization and anti-racist education: Adichie (2019), Almeida (2019), Correia (2023), Gomes (2005), Gonzalez (2020), Nascimento (2021), Ribeiro (2019). To proceed with the data analysis, that is, to investigate the content of the responses produced by the research participants, we used Bardin's content analysis (2016), as the specificities of this type of analysis proved to be more appropriate for exploring the plurality and richness of the meanings of the teachers' responses. The analysis and interpretation of the data produced revealed the challenges related to the presence, absence and (or) marginalization of Afro-Brazilian and ethnic-racial themes in the classroom. The challenges revealed were: the issue of the school curriculum, which does not cover or barely covers ethnic-racial themes; the lack of children's literature materials and books with black themes; and the fact that the theme is only addressed on November 20, Black Awareness Day. However, despite the challenges, teachers recognize the importance of working with children's literature and addressing ethnic-racial issues in the classroom. To this end, based on the questionnaire responses provided by the research participants, we developed a proposal for a Literary Workshop for elementary school teachers to promote anti-racist education. |
| Palavras-chave: | Ensino de História Literatura Infantil Lei 10.639/2003 Educação Antirracista Representação Negra Anos Iniciais do Ensino Fundamental Representação Negra |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
| Citação: | GOMES, Suzana Macêdo Nunes. Oficina literária: Vozes negras na literatura infantil. 2025. 48 f. Produto Educacional (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaiba, 2025 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2608 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional.pdf | 6,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

