Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Isabele Cristina Ferreira de-
dc.creatorRibeiro, Francisca Deusilene da Silva-
dc.contributor.advisor1Almeida, Alessandro Wilk Silva-
dc.date.accessioned2025-09-23T14:45:51Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Francisca Deusilene da Silva; SOUSA, Isabele Cristina Ferrreira de. Impactos do uso da tecnologia da informação na formação do licenciando em matemática. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2610-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre impactos do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na formação do Licenciando em Matemática, o avanço da Tecnologia da Informação tem desempenhado um papel cada vez mais importante na formação do Licenciando em Matemática. Novas ferramentas e recursos estão disponíveis, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa no ensino-aprendizagem, a tecnologia também contribui para desenvolver habilidades essenciais para o Licenciando em Matemática, como raciocínio lógico, resolução de problemas e análise de dados. A falta de integração entre a Teoria Matemática e a Prática Tecnológica restringe o potencial educacional do curso. No entanto, a Tecnologia da Informação é essencial na formação de Licenciandos em Matemática, pois permite o acesso a recursos e informações que ampliam o conhecimento matemático dos futuros professores. O objetivo deste estudo é analisar como a integração da tecnologia na formação do Licenciando em Matemática contribui para sua prática docente, examinando identificar o papel da Tecnologia da Informação na educação, analisar os benefícios e desafios da formação de Licenciandos em Matemática em relação ao uso da Tecnologia da Informação e os impactos da tecnologia da informação na Educação Matemática. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa de campo, utilizando questionário para coletar os dados. Os resultados revelaram a Tecnologia da Informação auxilia na resolução de problemas e atividades, otimiza o tempo de estudo e fornece materiais que facilitam o entendimento dos assuntos. Destacando infraestrutura inadequada, desigualdade no acesso à tecnologia e a necessidade de capacitação como aspectos negativos, e compartilhamento de informação com rapidez e qualidade, ensino dinâmico, desmistificar as dificuldades enraizada entre teoria e a prática, e ainda, incentivo ao ensino como os aspectos positivos. Diante dos resultados, podemos concluir que a utilização da Tecnologia da Informação na formação dos Licenciandos em Matemática traz diversos benefícios, como facilitar o aprendizado e promover maior engajamento. No entanto, essa integração enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura adequada e a capacitação de alunos e professores, enfatizando necessário investir em infraestrutura, programas de capacitação e políticas educacionais para garantir a integração eficaz da tecnologia na educação, preparando os alunos para o mundo moderno.por
dc.description.abstractThis study presents an analysis of the impacts of Information Technology (IT) on the students Mathematics undergraduates. The advancement of IT has played an increasingly significant role in their training. New tools and resources are available, providing a more dynamic and interactive learning experience. Technology also contributes to the development of essential skills for Mathematics undergraduates, such as logical reasoning, problem-solving, and data analysis. The lack of integration between Mathematical Theory and Technological Practice restricts the educational potential of the course. Therefore, IT is essential in the training of Mathematics undergraduates as it allows access to resources and information that expand the mathematical knowledge of future teachers. The aim of this study is to analyze how the integration of technology in the education of Mathematics undergraduates contributes to their teaching practice. Furthermore examines the role of IT in education, the benefits and challenges of incorporating IT into their training, and the impacts of IT on Mathematics Education. To achieve this goal, a field study was conducted using questionnaires to collect data. The results revealed that IT aids in problem-solving and activities, optimizes study time, and provides materials that facilitate understanding of subjects. The study highlights inadequate infrastructure, inequality in access to technology, and the need for training as negative aspects. However, it identifies rapid and high-quality information sharing, dynamic teaching, demystification of theory and practice, and encouragement of teaching as positive aspects. In light of the results, it can be concluded that the use of IT in the education of Mathematics undergraduates brings various benefits, such as facilitating learning and promoting greater engagement. However, this integration faces challenges, including the lack of adequate infrastructure and training for both students and teachers. Therefore, it is necessary to invest in infrastructure, training programs, and educational policies to ensure the effective integration of technology in education, thereby preparing students for the modern world.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria de Lourdes Magalhães (mdelourdeslustosam@aluno.uespi.br) on 2025-09-19T20:27:42Z No. of bitstreams: 2 TCC____Abnt_2024 (1) (1).pdf: 1677868 bytes, checksum: 681c19c9d455ecc45c69cd16e9ae98db (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 186828 bytes, checksum: 19b099f0b3e4b90b6382de752851bdd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-09-22T12:00:30Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria de Lourdes Magalhães (mdelourdeslustosam@aluno.uespi.br) on 2025-09-23T14:31:35Z No. of bitstreams: 2 TCC____Abnt_2024 (1) (1).pdf: 1677868 bytes, checksum: 681c19c9d455ecc45c69cd16e9ae98db (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 186828 bytes, checksum: 19b099f0b3e4b90b6382de752851bdd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-23T14:45:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC____Abnt_2024 (1) (1).pdf: 1677868 bytes, checksum: 681c19c9d455ecc45c69cd16e9ae98db (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 186828 bytes, checksum: 19b099f0b3e4b90b6382de752851bdd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-23T14:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC____Abnt_2024 (1) (1).pdf: 1677868 bytes, checksum: 681c19c9d455ecc45c69cd16e9ae98db (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 186828 bytes, checksum: 19b099f0b3e4b90b6382de752851bdd4 (MD5) Previous issue date: 2024-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEnino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleImpactos do uso da tecnologia da informação na formação do licenciando em matemáticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.